Cusco ou Cuzco | Historia e Cultura Inca

Com atrações das mais espetaculares do mundo, a cidade de Cusco respira cultura e história. Situada ao sudeste do Vale Sagrado dos Incas, é o centro turístico de maior importância do Peru, e um dos mais indicados destinos que uma pessoa deve conhecer na vida.

Nomeada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, está a 3.350 metros de altitude, e essa informação é das mais relevantes a saber, quando se decide visitar a cidade. O primeiro contato com essa diferença pode gerar desconforto no início, é preciso estar preparado. Nada que a energia e as belezas da região não façam valer.

Veja quais são os pontos Turísticos Cusco para a sua visita.

Cidade de Cusco, Peru
Cidade de Cusco, Peru

Na linguagem tradicional, quíchua, se chama Qosco e significa “umbigo do mundo”, e a melhor forma de conhecê-la é andando a pé mesmo, pelas ruas, subindo e descendo as inúmeras escadas e assim, absorvendo a imensa riqueza cultural e arqueológica que lá existe. Ainda pode-se e deve-se aproveitar dos museus, praças, igrejas e restaurantes que estão no centro histórico da cidade.

Para conhecer a história Inca, os principais pontos são as ruínas de Sacsayhuaman, Qengo, Pisac, Ollantaytambo, Tambomachay, Chinchero, Moray, Pikillagta, Tipon e o famoso Santuário de Machu Picchu. Nomes de difícil pronúncia, mas ricos em cultura, arquitetura e religiosidade – um verdadeiro museu a céu aberto – e a disposição de todos que quiserem desfrutar e adquirir conhecimento intelectual enquanto desfruta de paisagens de tirar o fôlego.

 

Séculos de história religiosa.

Igrejas e templos erguidos há séculos, são atrações que também remetem o lado artístico de Cusco, como algo arquitetônico a ser explorado durante sua visita à cidade. São prédios que não podem deixar de ser visitados devido a sua importância histórico-religiosa. A Catedral Principal de Cusco que lembra mais um castelo, tem em seu interior, três naves e 12 capelas, seguindo um estilo misto de características góticas, renascentistas e barrocas. Vale a visita!

À frente da Catedral, fica a Plaza Principal de Cusco, ou Praça das Armas, local de encontros e comemorações festivas e religiosas que se realizam desde a época Inca. A praça mistura modernidade e antiguidade em uma paisagem agradável aos olhos de quem a conhece.

 

Fortalezas feitas em pedra

Enquanto construção religiosa mais antiga, Qoricancha, da língua quíchua, significa “recinto de ouro”, e foi o principal recinto religioso do deus sol da época dos Incas. É feito de pedras bem entalhadas e encaixadas umas nas outras perfeitamente.

Outro recinto religioso de Cuzco é o Sacsayhuaman, imponente complexo arquitetônico cercado por muro polido de quase 400 metros de comprimento. É um local que todos os anos, no solstício de inverno, acontece a festa do Sol, cerimônia de agradecimento ao Deus Sol, com muita dança e trajes coloridos.

Qenqo também era local destinado a cerimônias de agradecimento ao Deus Sol, onde aconteciam sacrifícios durante o Império Inca. É um templo formado também de pedras esculpidas assentadas com barro, em forma de caverna. Tem uma mesa ao centro, também esculpida de pedra; e figuras na parte de cima das nas rochas onde se visualizam animais representativos da cosmologia andina.

Além da pedra

Dentre todas as fortalezas de pedra, Cusco guarda outros pontos que também fazem parte da história peruana. O Mercado San Pedro por exemplo, é o maior centro de abastecimento de alimentos. É o local ideal para conhecer os costumes e aromas.

Mercado San Pedro
Mercado San Pedro

O mercado municipal de Cusco é um ótimo local para fazer compras dos mais variados tipos de produtos peruanos, entre frutas, legumes e produtos andinos. A experiência nesse lugar vale também pela pechincha e convivência com os habitantes da região.

 

Clima

Definido com dois períodos entre o seco e o úmido, Cusco tem temperatura média entre 11ºC e 22ºC, dependendo do mês. A época seca na cidade corresponde entre os meses de abril a outubro, com céu aberto e dia ensolarado. Já à noite é muito fria. É a melhor época para visitar a cidade já que o tempo propicia a boa vista dos seus pontos turísticos.

Já no período chuvoso, entre novembro e março, quando chega a chover 102 dias por ano, em média, é mais difícil a visitação, já que o tempo fechado pode atrapalhar os passeios. Fazer um bom planejamento antes de ir a Cusco é aconselhável, e a Viagens Machu Picchu pode te auxiliar!

 

Formoso Machu Picchu

Machu Picchu, Peru
Machu Picchu, Peru

Claro que o ponto principal desse destino, reconhecido como uma das Sete Maravilhas do Mundo, é o Santuário de Machu Picchu. Lugar místico e bem conservado, já que há uma limitação de visitação por dia, de apenas 2.500 turistas, está localizado no topo de uma das muitas montanhas da Cordilheira dos Andes, 2.400 metros acima do nível do mar.

Com uma vista contemplativa, agrada a todos tornando a experiência de chegada até ali, ainda mais admirada pela sua bela paisagem. Inspira e é o local ideal para a meditação e o autoconhecimento, dois exercícios tão difíceis de realizar no cotidiano corrido em que as pessoas estão inseridas hoje. Lá, pode-se encontrar uma paz interior antes esquecida e uma conexão com seu interior, como em poucos outros lugares.

Separe máquinas fotográficas e celulares para o registro das mais belas fotos a serem guardadas dentro dos olhos, da mente e das mais diversas imagens possíveis. Já que Cusco tem muito culto de agradecimento em sua história, é uma considerável forma de gratidão por poder presenciar, sentir e vislumbrar esse grande feito da natureza.

Se você se interessou pelas informações, se tem alguma dúvida, ou se ficou tão inspirado que quer começar a planejar uma visita, conte com a ajuda da Viagens Machu Picchu. Acesse nosso site, que teremos prazer em entrar em contato com você.

Aproveite e veja nossos pacotes para Cusco Machu Picchu

Deixe uma resposta