Viaje para uma das 7 Maravilhas do Mundo

Machu Picchu

Localizada no topo de uma das montanhas da Cordilheira dos Andes, e, a 2.400 metros de altitude, Machu Picchu, na linguagem quéchua significa “velha montanha”. A cidade foi construída por volta do século XV, e é chamada também de “cidade perdida dos Incas”, pois só foi redescoberta no ano de 1911.

Conhecer a região, é conhecer não apenas os pontos turísticos, mas também entrar em contato com a história de uma civilização rica em cultura e espiritualidade. Os Incas governaram toda a região que compreende entre a Colômbia, Bolívia, Equador, Chile e Argentina, e sua capital era a cidade de Cuzco. Existem muitas lendas contadas sobre o propósito da construção de Machu Picchu, e uma delas seria para ser local residencial de descanso do Sapan Inca Pachacutec, o governador de toda a região Inca.

Viaje para uma das 7 Maravilhas do Mundo
A Civilização Inca desenvolveu-se na região da Cordilheira dos Andes.

Seu redescobrimento

A história conta que conquistadores espanhóis, no ano de 1532, saquearam templos e construções da cidadela de Machu Picchu, porém não se interessaram em permanecer na região, que ficou oculta por mais de 200 anos.

Então, em 1911, o explorador americano Hiram Bingham, que era professor da Universidade de Yale, em busca da sua descoberta, reencontrou Machu Picchu. Há quem diga que para o povo que vivia lá, essa cidade nunca esteve perdida.

Veja algumas curiosidades de Machu Picchu antes da sua viagem

Tipo de construção

Com alicerces extremamente profundos e sistema de drenagem de água eficaz, os Incas são considerados os melhores engenheiros que existiram na Terra. A região das montanhas é propícia a terremotos, mas suas construções são resistentes a eles e, ao tempo.

A cidade é toda erguida em pedras, que colocadas umas sobre as outras, com encaixes perfeitos, as mantêm unidas sem nenhum tipo de barro ou massas. São tão resistentes que são consideradas construções de grande importância para a engenharia.

Viaje para uma das 7 Maravilhas do Mundo
Toda a cidade histórica de Machu Picchu é feita de pedra.

Templos

A cidade guarda grandes templos também erguidos em blocos de pedra, onde a finalidade era a adoração à suas divindades. O Deus Sol, era quem eles mais cultuavam, realizando diversas cerimônias e festividades em agradecimento a ele.

A Intihuatana é uma construção formada por quatro lados, representando os pontos cardeais, que funcionava como calendário solar para os Incas, indicando a eles, os solstícios e equinócios todos os anos. O Templo do Sol possui janelas que se alinham perfeitamente com o sol quando do solstício de verão. Tem também o Templo do Condor, figura que representava a fertilidade e a produção, já que, acreditava-se que suas asas atraiam chuva para ajudar na agricultura.

Há ainda, um templo escondido na montanha de Huayna Picchu, com acesso restrito a 400 pessoas por dia, chamado Templo da Lua. Ele está a 2.050 metros de altitude e era nele que os Incas realizavam rituais de mumificação.

Viaje para uma das 7 Maravilhas do Mundo
Huayna Picchu, tem uma das mais belas paisagens da cidade de Machu Picchu.

Museu de Machu Picchu

Machu Picchu também abriga um museu que conta um pouco da sua história. O Museu Manuel Chávez Ballon, também conhecido como Museu de Machu Picchu. Ele fica no início da estrada que vai em direção à antiga cidadela dos Incas, e foi construído exatamente para contar aos visitantes, a fantástica história dessa velha montanha.

Para quem o visita, pode encontrar um grande acervo com objetos originais da época incaica, que foram encontradas em escavações feitas na região. São ferramentas, jóias, peças legítimas, múmias, entre outros objetos da sua antiguidade. São raridades contando o passado, no presente. É um passeio ideal para quem gosta de história e quer conhecer mais sobre o mundo.

A velha montanha – Machu Picchu

O ponto principal desse destino é mesmo a montanha de Machu Picchu. Conhecido por ser um lugar místico, é propício à uma vista contemplativa que agrada a todos os olhos. A chegada à montanha, torna a experiência ainda mais admirada pela sua bela paisagem. Inspira a meditação e o autoconhecimento.

Está 2.400 metros acima do nível do mar e tem dois montes principais: observando pela vista clássica, a formação menor, à esquerda, é Huayna Picchu, que se ergue cerca de 300 metros em relação ao nível das ruínas. Já a formação maior, à direita, é Machu Picchu que se ergue cerca de 800 metros maior.

A visitação é limitada a 2.500 turistas por dia nas montanhas, e muitos ficam só pelas ruínas. Algumas pessoas se aventuram um pouco mais, incluindo uma caminhada até o topo das duas montanhas. O número de pessoas também é limitado para as subidas, precisando pagar um valor a parte e também, fazer reserva antecipada. A Viagens Machu Picchu pode organizar tudo isso para você!

Para a vista de cima da Huayna Picchu (montanha menor), deve ser feita por uma escadaria íngreme, em caminho bastante estreito, levando cerca de 40 minutos a 1 horas de caminhada. Apesar do tempo e da moderada dificuldade, vale a pena tentar, e chegar ao topo para registrar belas fotos. De lá de cima, consegue-se avistar a cidade Inca e toda a incrível paisagem que se abre à frente.

Já o pico da Machu Picchu (montanha maior), está a 3.000 metros do nível do mar. A caminhada é mais longa, levando cerca de 3 horas para chegar, mas a inclinação é mais leve. Porém, assim como subir a Huayna Picchu, a compensação pelo esforço despendido, é satisfatório incrivelmente.

Viaje para uma das 7 Maravilhas do Mundo
Machu Picchu, uma das 7 maravilhas do mundo moderno, visitada por milhares de pessoas.

Com uma vista esplendorosa, essas montanhas trazem o prazer de guardar na memória as paisagens que só lá podem ser vividas e sentidas. Aproveite o momento para agradecer a possibilidade de presenciar tal maravilha do mundo.

Para conhecer esse lugar tão fantástico e histórico, a Viagens Machu Picchu oferece os serviços ideais para o seu conforto e poder aproveitar o melhor dessa experiência inesquecível. Entre em contato pelo website e demais canais de comunicação.

Saiba quais são as Principais pontos Turísticos de Cusco. veja também nossos pacotes para Peru.

1 Comentário

  1. Mariana Teodoro diesse: Responder

    Sou apaixonada por Lima e louca para conhecer Matchu Pitchu. Amei seu blog Ricardo! Parabéns pelo conteúdo cheio de informações valiosas!

Deixe uma resposta