4 lugares incríveis para você fazer compras em Cusco

Você acha que o Peru é um país apenas para conhecer lugares históricos? Pois como principal centro turístico desse país, Cusco reserva surpresas que vão além dos city tours por museus, igrejas e sítios arqueológicos.

Para quem curte fazer compras e levar lembrancinhas do local visitado, para casa, Cusco tem uma infinidade de souvenirs para presentear a família e os amigos, quando você retornar ao Brasil.

Sendo o Peru um dos maiores extratores de prata do mundo e, também para artesanato, você não vai resistir em levar algum artigo de decoração, obra de arte ou objeto típico peruano. São roupas coloridas, tecidos feitos de lã de alpacas ou vicunhas, quadros andinos, ou seja, um mercado diversificado que faz parte do turismo que sustenta essa região.

Conheça agora, os 4 lugares incríveis para você realizar suas comprinhas em Cusco:

1- Plaza de Armas e Centro Histórico

Blog Viagens Machu Picchu_Lojas_Plaza_de_Armas_photoby_magicmonkey_via_visualhunt
Lojas na Plaza de Armas

Sendo o centro principal da cidade, a Plaza de Armas está cheia de lojinhas ao seu redor, todas com artigos especiais e produtos puramente peruanos para você presentear alguém. E o melhor, bons preços são encontrados e muita pechincha você pode realizar para adquirir vantagens para ambos os lados.

Além disso, há outras praças e ruas próximas que também têm galerias e lojas com grande variedade de peças, e vendedores ambulantes que apresentam todo tipo de produto entre joias em prata e ouro, pedras, couro, roupas e tecidos feitos com lã de alpacas e vicunhas, cerâmica e madeira. A variedade de produto e preço é grande, e o que vale é pechinchar!

Veja aqui o que inluí o Boleto turistico.

2- Bairro de San Blas

Blog Viagens Machu Picchu_Feira_San_Blas_photoby_BillDamon_via_visualhunt
Feira de San Blas.

Esse é o bairro dos artesãos, considerados artistas e boêmios que produzem elementos exclusivos apresentados em galerias de arte, lojas e, principalmente, na famosa feira de artesanatos que acontece todos os sábados na praça ao lado da igreja do bairro.

Diferenciados, os produtos de lá são realmente obras de arte belíssimas em pinturas, esculturas e talhados em madeira. É nesse mesmo local onde você poderá visitar o Museu Hilario Mendivil, local com exposição de obras desse artista do século XX, tão conhecido entre os peruanos.

3- Centro Artesanal

Blog Viagens Machu Picchu_Centro_Artesanal_photoby_jorgee.net.com_via_visualhunt
Centro Artesanal.

No final da principal avenida de Cusco, a avenida El Sol, você encontra o Centro Artesanal, local mantido pela Prefeitura da cidade para que vendedores possam expor seus produtos, e visitantes possam apreciar e efetuar compras de souvenirs e presentes típicos do Peru.

Expostos em estandes, a variedade é grande, e vão desde camisetas, chaveiros e peças pequenas para lembrancinhas, até peças artísticas. É um local para passar um tempo comprando e apreciando as deliciosas comidinhas peruanas nas lanchonetes.

4- Chinchero

Blog Viagens Machu Picchu_Chinchero_photoby_simenon_via_visualhunt
Chinchero.

Esse é um povoado bem nativo dos Incas, que fica localizado próximo à cidade de Cusco. A principal fonte de renda deles é a produção de tecidos feitos artesanalmente, à moda antiga. Quando dizemos “à moda antiga”, queremos dizer que são confeccionados com técnicas seculares, da mesma forma como os Incas produziam em sua época.

É tudo feito à mão e sem o uso de materiais artificiais. O material é retirado da natureza, sendo a lã retirada de ovelhas, alpacas ou vicunhas, e os corantes para colorir os tecidos feitos a partir dessa lã, utilizando diversas substâncias naturais, e até o sal e o limão para uma simples alteração de cores.

As estampas são tipicamente tradicionais da cultura andina, e há uma demonstração e explicação de todo o processo de tingimento dos tecidos e fabricação das peças. Esse é um lugar onde você compra uma peça que foi confeccionada na hora, e de acordo com as cores que você mesmo escolheu, dentro das formas da cultura local, é claro.

 

Deixe uma resposta