Clima em Machu Picchu – qual a melhor época para visitar?

Clima em Machu Picchu - qual a melhor época para visitar?

As condições climáticas de um destino é um fator a ser levado em consideração na hora de decidir a época de visitá-lo e o tipo de roupa levar na mala. Nessas horas, um planejamento antecipado ajuda o viajante a definir, dentro das suas possibilidades e prioridades, a melhor data para realizar sua tão sonhada viagem.

Indo ao Peru, dependendo do local, principalmente para conhecer a cidadela perdida dos Incas, Machu Picchu, é imprescindível conhecer o clima, uma vez que se for em um período de grandes chuvas, você corre o risco de não conseguir realizar a caminhada até lá no dia marcado pelo roteiro.

 Clima em Machu Picchu - qual a melhor época para visitar?

Por ser um país com amplas altitudes, ainda que hajam temporadas muito demarcadas pelas estações de inverno e verão, devido estar em meio à região montanhosa, em apenas um dia é possível sentir calor intenso e úmido durante o dia, mas um frio acentuado durante a noite.

Com isso, para você entender e se organizar para a sua estada em Cusco e Machu Picchu, a Viagens Machu Picchu explica neste artigo, como são o clima e as estações do ano nessa região, a melhor época para estar lá e o que levar.

Clima em Machu Picchu – quando ir?

 Clima em Machu Picchu - qual a melhor época para visitar?

O clima nessa região é tida pelos peruanos como a estação de seca, entre abril e outubro; e a estação de chuvas, entre novembro e março, algo que diferencia relevantemente a paisagem e os passeios aos pontos turísticos.

Época seca – A alta temporada são os meses de julho e agosto, época de inverno e de seca, quando pode-se obter paisagens ainda mais encantadoras e melhores condições na realização dos passeios. Caso você seja um aventureiro nato, realizar uma trilha, por exemplo, será a melhor época para fazê-la. Na temporada de seca, ainda é possível conhecer os atrativos sem uma grande aglomeração de pessoas, entre os meses de abril e maio, e de setembro e outubro.

Época de chuvas – É um período de baixa temporada, quando os atrativos estão com baixo número de visitantes, possibilitando fácil acesso, porém o céu mais encoberto pode deixar a vista mais obstruída. Estar lá nessa época, será tão prazeroso quanto, porém seja flexível pois alterações no roteiro poderão ocorrer devido às condições das chuvas; inclusive, para conhecimento, a Trilha Inca fica fechada neste período, primeiro para a realização de manutenção, e segundo para a segurança dos turistas. Uma vantagem dessa temporada, são os preços de passagens, hospedagens, serviços e até as compras em lojas e feiras de artesanatos, que ficam mais baratos

O que levar?

 Clima em Machu Picchu - qual a melhor época para visitar?

Após saber as condições climáticas da época em que você estará em Machu Picchu, fica mais fácil escolher as vestimentas e os acessórios necessários a levar na mala. Por tanto, quando for a Machu Picchu não se esqueça destes itens:

 Clima em Machu Picchu - qual a melhor época para visitar?

  • Mochila pequena
  • Jaqueta corta vento
  • Roupas confortáveis para caminhadas
  • Roupas quente (blusas, luvas, touca, boné)
  • Óculos de sol
  • Tênis
  • Filtro Solar
  • Repelente
  • Documentos necessários (carteira de identidade ou passaporte)

Veja nossa materia do que levar para a Trilha Inca

Deixe uma resposta