A Trilha Inca Está Fechada em Fevereiro?

Se você sonha em conhecer Machu Picchu ou está programando a sua viagem para o Peru, certamente já ouviu falar da Trilha Inca ou também conhecida como Caminho Inca. Esta é a trilha mais tradicional para quem deseja chegar em Machu Picchu a pé, percorrendo o mesmo trajeto que esta antiga civilização percorria há muito tempo atrás. Ela é bastante concorrida, pois possui número de vagas limitadas por dia, portanto, para quem deseja fazê-la, é necessário que reserve seu lugar na trilha com antecedência de pelo menos 3 meses. Não é à toa que está entre as trilhas mais bonitas do mundo e entre um dos melhores passeios do Peru.

Mas afinal, porque a Trilha Inca fecha em fevereiro?

Sim, é verdade, não é permitido fazer a caminhada no mês de fevereiro, mas durante o restante do ano a trilha está aberta e recebendo turistas normalmente, exceto em casos de grande emergência. Ela se mantém fechada basicamente por três motivos o primeiro é que fevereiro é o mês das chuvas em Cusco e Machu Picchu, então fecham o caminho por questão de segurança dos turistas. O segundo, é pela preservação, este tempo sem atividade é fundamental para que a natureza se recupere de possíveis danos causados pela alta circulação de pessoas. E o terceiro, é para manutenção, durante este período uma equipe trabalha na trilha para que, quando ela reabra, esteja em melhores condições. As partes prejudicadas são reparadas, os campings são reorganizados.

Como chegar em Machu Picchu em fevereiro? Existem trilhas alternativas para a Trilha Inca?

Se você só possui este mês para viajar para o Peru, não se preocupe, a Trilha Inca está fechada mas existem outras formas de chegar na cidade perdida dos Incas. A maneira mais tradicional é de fazendo a viagem de trem, que passa pelo Vale Sagrado dos Incas e chega no povoado de Aguas Calientes, de onde pega um ônibus que leva os turistas até a entrada das ruínas. É uma opção excelente para quem tem poucos dias de viagem ou está buscando por mais conforto e tranquilidade. Já se você deseja chegar em Machu Picchu por trilhas, uma das opções é a Trilha Salkantay, que está aberta o ano todo. Mas prepare-se, são 5 dias de caminhada entre as montanhas dos andes peruanos, em grandes altitudes e 3 noites serão em acampamentos com estrutura bem simples. É uma experiência incrível e única. Uma oportunidade de vivenciar de perto a cultura andina e caminhar pelas paisagens mais lindas do Peru!

Algumas informações sobre a Trilha Inca:

Se você quer fazer este roteiro, e tem disponibilidade de viajar durante os outros meses, preste atenção nestas dicas e informações sobre a Trilha Inca.Se você quer fazer este roteiro, e tem disponibilidade de viajar durante os outros meses, preste atenção nestas dicas e informações sobre a Trilha Inca.

• Existem duas opções: a Trilha Inca Clássica, que dura 4 dias e 3 noites, todas em acampamento. E a Trilha Inca Curta, que dura 2 dias e 1 noite.
• Não é permitido fazer a caminhada sozinho, por conta própria. Só permitido quem estiver acompanhado de um guia, tendo contratado o serviço de uma agência autorizada.
• A compra do seu ingresso para a Trilha Inca deve ser feita através de agência de viagens especializadas e confiáveis, como nós, da Viagens Machu Picchu. O ideal é reservar com bastante antecedência, de preferência de 6 a 3 meses antes.
• Os melhores meses para fazer a caminhada é de junho a setembro, quando o clima está mais agradável e as chuvas bem raras,

Normalmente tem sol durante o dia e a noite a temperatura cai. Nós temos pacotes de viagem para o Peru que incluem a Trilha Inca. Para saber tudo que está incluso no roteiro, o que levar para trilha, quais equipamentos são necessários alugar, como são as refeições durante a caminhada, se tem banheiro nas áreas de camping e muito mais, acesse o material que preparamos com as principais dúvidas sobre a Trilha Inca.

Deixe uma resposta