Dica do que Fazer em Aguas Calientes antes de Conhecer Machu Picchu

Aguas Calientes é um povoado que fica aos pés do santuário de Machu Picchu, a pequena cidade é a porta de entrada para a cidadela e, portanto, é passagem obrigatória para todos os visitantes. Tem pouco mais de 6 mil habitantes e recebe cerca de 3 mil turistas por dia. Aguas Calientes está a aproximadamente 2.040 metros de altitude acima do nível do mar e está a 110km de da cidade de Cusco. Possui ótima infraestrutura para o turismo, com hotéis luxuosos, pousadas, restaurantes, locais para compras e muito mais. E é sobre isso que vamos falar neste post: as principais atrações de Aguas Calientes e o que fazer neste povoado em meio as montanhas. Podemos garantir que existem várias opções além de Machu Picchu.

Como chegar em Aguas Calientes?

Antes de falar sobre os pontos turísticos de Machu Picchu Pueblo (como também é conhecida), vamos tirar uma dúvida frequentes de muitos viajantes: como chegar em Aguas Calientes. Existem apenas dois jeitos de chegar no povoado: caminhando por trilhas ou de trem. Para os mais aventureiros, as trilhas são a melhor alternativa, mas é preciso levar em conta que são cansativas, algumas são mais curtas e outras podem levar dias, como a famosa Trilha Inca, que dura 4 dias e a Trilha Salkantay, que dura 5 dias. Já o trem, é o meio mais tradicional de chegar em Aguas Calientes, ideal para quem tem menos dias de viagem e prefere mais conforto. Existem duas empresas que prestam serviços ferroviários no Peru e ambas oferecem desde de trens mais simples até vagões luxuosos, com serviços de bordo exclusivos, como é o caso do trem Belmond Hiram Bingham. Todos os nossos pacotes incluem o trem para Machu Picchu e também temos opções com experiências incríveis percorrendo as principais trilhas dos andes peruanos.

O que fazer em Aguas Calientes?

Agora que você já sabe como chegar em Aguas Calientes, vamos te apresentar os principais pontos turísticos do vilarejo. Olha só:

1- Banhos termais em Aguas Calientes

Este é o ponto turístico que dá nome a cidade. São poços termais que chegam a ter até 46 graus de temperatura e que possuem propriedades medicinais, ótimo passeio para quem precisa descansar e relaxar. O local fica bem próximo do centro do povoado e está aberto até as 20h. Tem banheiros e lanchonete. É necessário pagar entrada.

2- Artesanato em Aguas Calientes

O artesanato peruano é um dos símbolos da cultura do país e pode ser encontrado em vários lugares. Em Aguas Calientes existe um mercado de artesanato, ótimo para fazer compras e garantir uma lembrança da viagem. No local é possível encontrar objetos de decoração, feitos em madeira e pedras, diversas peças de roupas típicas peruanas, feitas com lãs de alpaca. Além disso, produtos medicinais, como a folha de coca, recomendada para evitar o mal da altitude, produtos religiosos, entre tantas outras coisas, podem ser encontrados por lá.

3- Passeie pelo centro de Aguas Calientes

Assim como no centro de grandes cidades, é no centrinho do povoado que você encontrará os melhores restaurantes, hotéis, lojas de artesanato, a igreja Virgem del Camen e, claro, a praça principal, chamada de Plaza Manco Capac, onde está localizada a imagem de Manco Capac e Mama Occlo, personagens do império Inca, ponto especial para tirar foto na placa onde se lê “Bienvenido a Machu Picchu”.

4- Museu do Sítio Manuel Chavez Ballon

O museu está a 25 minutos do povoado de Aguas Calientes. Tal distância faz com que ele não seja tão conhecido e que nem sempre dê para encaixa-lo no roteiro de viagem. O local é conhecido como a antiga estação ferroviária e fica no caminho para Machu Picchu. Se você gosta de história e se interessa pela cultura Inca, este é um passeio ideal. As peças em exposição, em sua maioria, foram descobertas durantes escavações arqueológicas feitas em Machu Picchu. Sem dúvidas, vale a pena se programar para visitar este museu.

Além destes pontos turísticos, aproveite seu tempo no povoado para andar e explorar os arredores. Aguas Calientes por si só já um atrativo, devido a sua localização privilegiada em meio as montanhas e nas margens do Rio Urubamba, que é o “personagem” principal de todo o Vale Sagrado dos Incas. Não deixe também de experimentar a gastronomia local peruana, nos diversos bares, cafés e restaurantes de Aguas Calientes, sempre com pratos saborosos e ótimo preço.

Como ir de Aguas Calientes para Machu Picchu?

Existem duas maneiras de chegar até Machu Picchu, partindo de Aguas Calientes: a pé ou de ônibus. O ônibus é o jeito mais fácil e rápido, mas também o mais caro. O trajeto dura aproximadamente 30 minutos passando por uma estrada cheia de curvas e subidas. Para quem prefere caminhar, também precisa estar preparado para as subidas e para um percurso de cerca de 1h30. A recomendação é que todos os passeios e tickets, principalmente o ingresso para Machu Picchu, sejam comprados com bastante antecedência. Para conhecer a cidadela Inca a logística é um pouco mais complicada, portanto, consulte quem é especialista no assunto e viaje com segurança. Nos pacotes da Viagens Machu Picchu, por exemplo, todos os ingressos já estão inclusos, bem como as passagens de trens e do ônibus para Machu Picchu.

Outras dicas e recomendações para visitar Aguas Calientes:

Você terá a opção de fazer o percurso até Machu Picchu em 2 dias, com pernoite em Aguas Calientes, que é o mais recomendável, ou fazer todo o percurso, saindo de Cusco e retornando a Cusco, em um único dia, que a opção mais cansativa. Para quem faz a viagem de trem e opta por pernoitar em Aguas Calientes é importante estar atento a um detalhe: a política de bagagem das empresas. Nos trens é permitido levar apenas 5kg de bagagem, ou seja, uma mala pequena. Portanto, sua bagagem maior deverá ficar no hotel, em segurança, enquanto realiza o passeio para Machu Picchu. A melhor época para visitar Machu Picchu é de abril a novembro, mas por se tratar de uma região de selva, quente e úmida, pode chover o ano todo. A temperatura de Aguas Calientes varia de 8 a 22 graus, portanto leve roupas confortáveis e leves. Utilize também bons calçados, pois a visitação dentro Machu Picchu é feita toda a pé.
Por ser a cidade porta de entrada para Machu Picchu, com certeza você passará por ela durante a sua viagem, por isso, aproveite nossas dicas para apreciar o que Aguas Calientes tem de melhor.

Para outras dúvidas e dicas sobre os principais destinos turísticos do Peru, continue lendo nosso blog e também conheça nossos pacotes para Machu Picchu.

Deixe uma resposta