O que Fazer em Cusco: Principais pontos Turísticos da Cidade e Arredores

Cusco é o principal centro turístico do Peru, principalmente por estar próxima das ruínas Incas de Machu Picchu. Foi fundada em 23 de março de 1534 e muitos anos depois foi nomeada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. A cidade está a 3.350 metros acima do nível do mar, o que pode causar o mal da altitude, por isso é importante aclimatar-se. A capital do Império Inca, como também é conhecida, possui diversos atrativos turísticos, cheios de história e cultura e muitos outros de beleza natural indescritível. Cusco reserva sítios arqueológicos, museus, praças, montanhas e lagoas… é um destino para todos os estilos de viajantes. Independente de quantos dias você terá na cidade, é importante programar-se com antecedência, por isso separamos dicas do que fazer em Cusco, para que aproveite ao máximo seu tempo na viagem.

Visite o Centro Histórico de Cusco

A nossa primeira dica é: reserve um tempo para caminhar pela cidade, passe pela Praça de Armas, onde está localizada a impressionante Catedral de Cusco, construída no século XVI. Depois, continue explorando os arredores, onde estão os melhores restaurantes, bares e lojas. Esta também é uma excelente localização para se hospedar.

Passeie pelo Bairro San Blas

O Bairro San Blas em Cusco está localizado a algumas quadras da praça principal da cidade. É conhecido por ser um ótimo lugar para fazer compras de produtos típicos peruanos, pois é o bairro dos artesãos. Aqui também se encontra a famosa Pedra dos 12 Ângulos e um museu.

Conheça Sacsayhuaman, o Recinto Religioso Inca

Este é considerado o principal centro arqueológico da cidade, descobriu-se que foi um lugar religioso para os Incas. Possui grandes blocos de pedra, que chegam a ter 9 metros de altura, levando mais de 50 anos para ser construído. Sem dúvidas, este é um passeio imperdível em Cusco.

Conheça Qoricancha

Qoricancha em Cusco foi o principal templo do Deus Sol, sendo importantíssimo para o Império Inca, onde a civilização depositava seu poder religioso, político e geográfico. Mais um dos tantos lugares especiais para se admirar as técnicas da arquitetura Inca, com pedras grandes, encaixadas umas nas outras.

Faça um tour por Tambomachay, o “chuveiro Inca”

A construção é sustentada por três terraços paralelos e possui grande beleza arquitetônica, bastante característica da civilização Inca. Nele eram realizados cultos em homenagem a água, possuindo uma fonte em formato de piscina.

Faça o Tour de Maras Moray e Salineiras

Moray é outro sítio arqueológico na região de Cusco, com terraços circulares que acreditam que fossem utilizados pelos Incas para cultivar produtos agrícolas. Já as Salineiras de Maras é o local de onde se extrai sal, possuindo mais de 3 mil poças de extração, cada uma pertencente a uma família local. Sem dúvidas, uma das paisagens mais diferentes da região.

Aventure-se pelas trilhas da região de Cusco

É de Cusco que partem diversos passeios, entre eles algumas das trilhas mais bonitas dos Andes Peruanos, como a trilha da Montanha Colorida e a trilha da Laguna Humantay. A primeira delas tem nível de dificuldade elevado, demorando algumas horas para chegar no topo, que se encontra a mais de 6 mil metros de altitude, mas todo o esforço é recompensado com a vista do morro colorido, que tem esta característica devido aos minerais encontrados no solo. A segunda, da Laguna Humantay, também é difícil, demorando cerca de 2 horas de caminhada para chegar ao ponto principal: a laguna de cor azul impressionante, rodeada por montanhas nevadas. Já para os mais aventureiros, também existem opções de trilhas para chegar em Machu Picchu, como a famosa Trilha Inca, que dura 4 dias e 3 noites e a Trilha Salkantay, que dura 5 dias e 4 noites, ambas pernoitando em acampamentos em meio as montanhas.

Experimente a comida típica peruana

Experimentar a comida típica também é aprender sobre a cultura e história do local visitado, ainda mais no Peru, país que está entre os melhores destinos gastronômicos do mundo. Em Cusco o turista encontra ótimas opções de restaurantes e bares, em sua maioria localizados nos arredores da Praça de Armas. Os pratos típicos do Peru são, principalmente, o ceviche, o lomo saltado, arroz com mariscos, ají de galinha, pollo a la brasa… entre tantos outros. Para experimentá-los, recomendamos alguns restaurantes em Cusco: El Mapi Café, restaurantes La Chicha e La Cicciolina.

Para conhecer outras opções, leia: Os 10 melhores restaurantes de Cusco.

Viaje com quem é especialista

A última dica é: não importa quantos dias ou qual será seu destino em terras peruanas, viaje com quem é especialista e garante os melhores serviços. A Viagens Machu Picchu oferece os melhores tours em Cusco e passeios nos destinos mais incríveis no Peru. Temos tour em Machu Picchu guiado em português, com guias nativos e com profundo conhecimento da cultura e história Inca. Além disso, quem viaja com a gente tem a segurança de ter assistência 24h e contar com o apoio dos agentes de viagens em todas as partes do processo: desde a programação do roteiro, que é montado de forma personalizada para cada cliente, passando por dicas e informações importantes antes do embarque, apoio durante toda sua estadia no Peru até o retorno para o Brasil.
Acesse nosso site e veja os pacotes de viagem para Machu Picchu e muito mais.
Continue lendo nosso blog.

Deixe uma resposta