Trem para Machu Picchu: Tudo que Você Precisa Saber!

Antes de tudo, é importante dizer que existem duas principais formas de chegar em Machu Picchu: a primeira é através de trilhas, como a famosa Trilha Inca, que dura 4 dias de caminhada e 3 noites de acampamento e a segunda é ir de trem, a maneira mais tradicional, fácil, confortável e rápida de chegar na cidadela inca. Se você tem interesse de chegar em Machu Picchu caminhando, já fizemos alguns posts aqui no blog explicando tudo que você precisa saber sobre os percursos. Mas, se você gostaria de embarcar no trem para Machu Picchu, então continue lendo até o final, porque dedicamos este post a esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto. Vamos lá?

Estações de trem para Machu Picchu

Vamos começar com algumas informações básicas: existem algumas estações para embarque e desembarque e dependendo da qual você escolher, a viagem pode durar de 1h40m até 4h, mas todas têm como destino o simpático povoado de Aguas Calientes, que é de onde partem os ônibus para Machu Picchu. Conheça as estações:

• Estação San Pedro Cusco: está localizada bem próxima a Praça de Armas da cidade, e daqui partem os trens da Inca Rail. Este é maior trajeto, portanto prepare-se para passar algum tempo no trem.

• Estação Poroy: esta é a segunda mais próxima da cidade de Cusco, localizada a uns 10km de distância aproximadamente. Dá para chegar até ela pegando um táxi ou com o traslado contratado através de uma agência de viagem.

• Estação de Ollantaytambo: está localizada no Vale Sagrado dos Incas, é a mais longe de Cusco, mas a mais utilizada pelos visitantes. Quem contrata o tour pelo Vale Sagrado com uma agência especializada, normalmente acaba o passeio nesta estação, de onde embarcam no trem e partem para Aguas Calientes, onde fazem o pernoite em um hotel no povoado. Desta maneira, a viagem de trem fica mais curta, mais econômica e ainda otimiza seu tempo durante a viagem.

Empresas e categorias dos vagões dos trens para Machu Picchu

No Peru existem duas empresas que prestam serviços ferroviários: a Peru Rail e a Inca Rail. Cada uma delas possui suas próprias políticas e regras, bem como os serviços oferecidos durante o trajeto também diferem. Por isso, você precisa prestar atenção em algumas informações, para comprar a passagem de acordo com o que você está buscando, pois existem opções mais simples até as mais luxuosas.
Agora vamos te explicar todos os detalhes sobre ambas as empresas, começando pelos vagões e serviços oferecidos pela Peru Rail, que é a mais antiga e tradicional do país. Dá uma olhada:

• Belmond Hiram Bingham: esta categoria de trem é indicada para os viajantes que estão em busca de experiências luxuosas, pois é um dos trens mais sofisticados do mundo. Inspirado nos anos de 1920, possui vagões requintados e confortáveis, com bar interno e observatório para quem deseja admirar a paisagem. Durante o trajeto acontecem algumas apresentações com música e dança típica peruana. O viajante também tem a opção de se deliciar com opções de pratos com o melhor da gastronomia local. Por oferecer serviços diferenciados e máximo conforto, esta é a opção mais cara para o passeio.

• Categoria Vistadome: este é outro trem que leva para Machu Picchu, operado também pela Peru Rail. Um dos mais procurados pelos viajantes de todo mundo por oferecer uma vista panorâmica diferenciada, com janelas grandes que vão quase do chão ao teto. O preço é mais em conta, mas os serviços também são excelentes, com atendimento impecável, com lanche incluso no valor e bebidas alcoólicas disponíveis. Além disso, quem está a bordo assiste a shows e atrações típicas da cultura peruana.

• Categoria Expedition: esta é a categoria de trem para Machu Picchu para quem deseja economizar. Por conta disso, apesar de oferecer serviços de qualidade, o trem conta com um pouco menos de conforto e comodidades. No ingresso estão inclusos apenas um lanche simples e uma bebida fria ou quente. As janelas panorâmicas também possibilitam uma vista impressionante da região do Vale Sagrado dos Incas, porém, elas são menores que as do Vistadome.

• Sacred Valley: com vagões de primeira classe, este trem possibilita uma viagem de luxo para Machu Picchu, saindo de Urubamba com destino ao povoado de Aguas Calientes. Seu ingresso inclui almoço ou jantar e suas janelas panorâmicas irão render fotos maravilhosas de toda a natureza exuberante dos andes peruanos. Este é um serviço um pouco mais exclusivo para quem está hospedado nos hotéis em Urubamba. Já te apresentamos então, todos os trens da Peru Rail e suas categorias e vantagens. Portanto, vamos te mostrar agora todas as opções da Inca Rail para que você escolha qual a sua preferida. Uma das características desta empresa é que não possui tantos horários de saída, o que limitar um pouco mais o roteiro do viajante. Olha só:

• Premium Economy: este trem mescla economia com serviços de qualidade e certo conforto. Oferece janelas panorâmicas e, dependendo da rota, também inclui um lanche no valor da passagem.

• The 360º: como o nome sugere, o diferencial deste trem são suas janelas amplas com vista privilegiada para a paisagem do lado de fora. Com apenas um horário de saída por dia, durante a manhã, quem opta por viajar nele tem serviço de bordo completo, vagões com conforto e produtos andinos disponíveis para a compra.

• First Class: o first class é o trem para Machu Picchu da Inca Rail que oferece cerviços exclusivos, janelas panorâmicas e um almoço incluso na ida e um jantar incluso na volta. Porém, este trem só opera na época de alta temporada no Peru, que vai de abril a outubro.

• The Voyager: esta é outra opção para que deseja economizar na viagem. Apesar de simples, o trem é equipado com poltronas confortáveis, janelas amplas, mesas e serviços de bordo que oferece algumas opções de bebidas típicas no menu.

Vale lembrar que quem compra as passagens da Peru Rail para os trens para Machu Picchu, não poderá escolher o assento, nem mesmo se a compra for realizada por através de uma agência de viagem especializada, pois a distribuição dos assentos é feita automaticamente pelo próprio sistema das empresas.

Política de bagagem dos trens para Machu Picchu

Outra informação importante que o viajante deve estar atento é quanto a política de bagagem das empresas que prestam serviços ferroviários para Machu Picchu. Cada pessoa pode levar apenas uma mala de até 5 kg, ou seja, apenas o essencial deve ser levado.

Onde fica a bagagem principal durante o passeio para Machu Picchu

Quem opta por pernoitar em Aguas Calientes normalmente faz os passeios da seguinte maneira: saída de Cusco em direção a Vale Sagrado dos Incas, passeio pelo Vale e no final do dia embarque para o trem que leva para Aguas Calientes. Pernoite no povoado e, na manhã seguinte, tour guiado em Machu Picchu e retorno para Cusco, também de trem. Neste caso é imprescindível que o viajante leve uma bagagem menor, secundária, para a viagem de trem, uma vez que não é permitido que a mala/mochila tenha mais de 5kg. Enquanto isso, a bagagem principal deverá ficar no guarda-volumes do hotel em Cusco. Mas sem preocupações, pois esta é uma prática comum na cidade, pois a maioria dos viajantes a fazem, portanto, os hotéis são lugares extremamente seguros para deixar as suas coisas.

Onde comprar a passagem do trem para Machu Picchu

Você pode comprar diretamente pelo site das empresas, online. É importante chegar com 30 minutos de antecedência na estação para fazer o check-in. Vale lembrar que as passagens não contemplam as entradas de Machu Picchu (apenas o Belmond Hiram Bingham inclui as entradas) nem a passagem do ônibus que parte do povoado até a cidadela. Outra dica, mais fácil e confiável, é reservar todos os serviços com uma agência de viagem especializada, que irá se encarregar de comprar todas as passagens e ingressos necessários para a visitação. Além disso, contratando o tour com uma agência os traslados estão inclusos, bem como o guia necessário para entrar em Machu Picchu. Ou seja, o visitante não se preocupa com os detalhes e viaja com segurança e conforto. Para saber mais sobre o passeio em Machu Picchu, continue lendo nosso blog com matérias exclusivas e com informações privilegiada sobre esta e outras atrações no Peru. Independente da maneira que você desejar conhecer Machu Picchu, Cusco e outras regiões peruanas, saiba que nós, da Viagens Machu Picchu, temos um pacote a sua medida, feito de maneira personalizada, com os melhores passeios, atendimento e serviços de qualidade e assistência 24h em português. Entre em contato com nosso time de especialistas.

Deixe uma resposta