SACHA INCHI: Conheça esta Típica Planta da Amazônia Peruana!

O Peru é um país considerado biodiverso, o que possibilita o desenvolvimento de produtos naturais de alto valor nutricional e que, na maioria das vezes, só são encontrados no país, o que faz dele único e especial também na parte da gastronomia. Quem visita o Peru se encanta com sua culinária local e com a grande variedade de ingredientes, que podem ter origem da costa, das montanhas dos andes ou da selva amazônica, como é o caso da Sacha Inchi, planta nativa da floresta e a qual vamos te apresentar neste post. Você já ouviu falar dela? Alguns chamam de “grão de ouro” ou a “planta de mil e um benefícios” e popularmente chamado de “amendoim dos incas”. Estudiosos descobriram traços de seu cultivo a mais de 3 mil anos atrás e hoje em dia cresce principalmente nas regiões do Amazonas, San Martin, Huanuco, Ayacucho, Cusco e Junin.

Seu formato é bastante característico, os grãos ficam “armazenados” em planta em formato de estrela, bastante parecida com o anis estrelado. Pode ser encontrado em grãos, farinha, óleos e suplementos alimentares.

Benefícios do Sacha Inchi:

O grão possui 93,6% de proteínas e aminoácidos essenciais que devem ser consumidos pelo organismo para manter boa saúde, informação essa retirada do Seguro Social de Saúde. Também é excelente fonte de ômega 2, 6 e 9 que ajudam a controlar e prevenir problemas do coração, melhoram as funções cerebrais, reduz o risco de desenvolver doenças oncológicas, diminui níveis de colesterol no organismo, entre outras. Quer mais? O Sacha Inchi também é rico em antioxidantes que protegem a pele, fortalece o sistema imunológico, tem vitamina E que evita problemas arteriais, tem vitamina A que é responsável por melhorar a visão e vitamina D, que estimula a formação óssea. Incrível, não é?! Com certeza deu vontade de incorporar este ingrediente as suas receitas, não é?! Mas se você está se perguntando como prepara-lo, veja abaixo algumas dicas:

Como consumir o Sacha Inchi?

Dicas básicas: se você optar por ingeri-lo como óleo, o ideal é usar uma colher de sopa, que pode servir de tempero para saladas, por exemplo. Já se prefere os grãos, o preparo pode ser ainda mais dinâmico, em saladas, molhos, junto com arroz, como um “snack” no meio da tarde… adicione os grãos as suas receitas e teste a criatividade, mas lembre-se: ele deve estar torrado.

Recomenda-se que as pessoas comam Sacha Inchi com frequência e sejam ingeridos de 7 a 10 grãos por dia.

Esperamos que tenham gostado de conhecer um pouco mais de um dos principais ingredientes da culinária peruana. E se você ama gastronomia, acesse o site da Viagens Machu Picchu e veja os Tours Gastronômicos com aulas de cozinha e degustação de pratos típicos. É uma experiência única de imersão na cultura e na cozinha do país.

Se você ama gastronomia, com certeza vai gostar do conteúdo das matérias abaixo. Veja nossas sugestões:

  • Conheça os Restaurantes Peruanos que Estão na Lista dos 50 Melhores Restaurantes da América do Sul! Leia aqui!
  • Viaje para o Peru sem sair de casa: duas receitas típicas para fazer na quarentena! Acesse aqui!

Experiências Gastronômicas no Peru: conheça nossos pacotes especiais! Leia aqui!

Deixe uma resposta