Quéchua ou quíchua é o idioma nativo mais falado da América do Sul, uma língua de origem indígena presente em vários países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e, claro, no Peru.
O quíchua possui alguns dialetos e é bastante presente na região andina, já sendo praticado falado antes mesmo da civilização inca. Por isso quem viaja para o Peru se depara com palavras diferentes, lugares com nomes não tão comuns e vez ou outra escuta a população local falar algo distinto ao espanhol, mostrando que o quéchua ainda se faz presente no dia-a-dia e na cultura peruana. Por este motivo separamos aqui, a título de curiosidade, algumas palavras de origem quéchua, que muito provavelmente você já ouviu, mas não sabe o significado. Muitas delas são nomes de lugares que, quando traduzidas, mostram ainda mais a essência do local e o que ele representa na cultura deste povo. Vamos lá?!
∴ Aprenda o significado de algumas palavras de origem quéchua
- Machu Picchu: poucas pessoas sabem o significado do nome deste famoso lugar e que ele tem origem quéchua. Machu Picchu significa “velha montanha”.
- Huaca: No idioma quéchua, a waqa significa algo como “sagrado”. Pode ser uma divindade ou o lugar onde a divindade é cultuada.
- Ollantaytambo: este lugar está localizado no Vale Sagrado dos Incas e, na verdade, é a junção de duas palavras de origem quíchua: Ollantay é “observar do alto” e Tambo, “lugar de descanso”, ou seja, algo como “lugar de descanso de onde se pode olhar do alto”.
- Sacsayhuaman: o nome deste importante sítio arqueológico em Cusco significa, em quéchua, “lugar onde o falcão é saciado”, pois acredita-se que ali ficavam muitas destas aves.
- Puka Pukara: puka quer dizer “vermelho” e pukara “fortaleza”, ou seja, “fortaleza vermelha”. Nome dado devido a incidência da luz do sol que deixa o local em tom avermelhado. Este é outro dos inúmeros sítios arqueológicos situados perto da cidade Cusco.
- Qoricancha: este é um dos templos mais importantes para civilização inca, seu nome tem origem quéchua e significa “Templo Dourado” ou “Recinto de Ouro”.
- Tambomachay: este é o nome de um dos sítios arqueológicos situados na região de Cusco, que significa em quéchua “Lugar de Descanso”, onde o chefe do império inca de fato descasava.
- Inti: este é o nome dado a maior divindade Inca, o Deus Sol.
- Raymi: assim eram chamadas as principais festas religiosas. A mais famosa e importante é a Inti Raymi, ou seja, a festa celebrada em homenagem ao Deus Sol.
- Wayna Picchu: esta é uma das atrações dentro da cidadela perdida dos incas. Seu nome em quéchua, Huayna ou Wayna Picchu, quer dizer “jovem montanha”.
- Pachamama: do quíchua Pacha é “universo”, “mundo” e Mama é “mãe”, ou seja, Pachamama é a “Mãe Terra”.
- Apu: é como os incas chamavam Deus, podendo ser traduzido também como, “senhor”, “chefe”, “poderoso”.
- Titicaca: em quéchua quer dizer “o lago dos pumas de pedra”.
- Allpa: significa “terra”, “solo”, “terreno de cultivo”.
- Cuzco: em quíchua Qosqo ou Qusqu, significa umbigo “do mundo”.
- Humantay: uma das paisagens mais bonitas do país sem dúvidas é a Laguna Humantay, que fica próxima da cidade de Cusco. Seu nome, em quíchua, significa “Cabeça das Montanhas”.
- Salkantay: esta é uma das trilhas que levam até Machu Picchu. Seu nome, traduzido do quéchua, significa “Montanha Selvagem”.
- Vinicunca: este é o nome quéchua de uma das principais atrações do Peru, a famosa Montanha Colorida. Seu significado nada mais é que “cerro de cores”.
E aí, se surpreendeu com o significado de algumas palavras? Esperamos que tenham gostado de aprender um pouco mais sobre a língua quéchua, um dos dialetos oficiais do Peru. Quando você viajar para o país milenar dos incas verá muitas delas e assim já saberá o que querem dizer. Legal, não é?!
Para continuar lendo curiosidades sobre o Peru, informações e dicas de viagem, acesse o blog da Viagens Machu Picchu.
Magnifico…Esplendido…Suntuoso!!!