Os encantos de Puno, além do Lago Titicaca

Por sua história e atração turística principal, a cidade de Puno, mais ao sudeste do Peru, guarda pontos importantes para a existência do povo que lá vive. De herança étnica aimarás, esse povo também tem raízes dos Uros, uma nação que vivia em ilhas flutuantes no Lago Titicaca.

Como dito anteriormente, a atração turística principal de Puno é o Lago Titicaca, mas antes de chegarmos a essa imensa região de águas, há alguns pontos históricos importantes a explorar na cidade.

O Pino Parque por exemplo, é uma grande praça, construída no início do século XX, em homenagem ao herói da guerra com o Chile, Dr. Manuel Pino. É um local de grande concentração de pessoas, as quais passeiam e se distraem com a bela formação do lugar, já que a mesma é bem decorada com árvores de diferentes formas e tamanhos.

Você vai se encantar também com a Catedral da Virgen de la Candelaria, de construção que mistura os estilos barroco, renascentista e mestizo, é nela que está a santa padroeira da cidade, que dá nome a catedral. Ela fica em frente a Plaza de Armas, onde estão também o prédio da Prefeitura e o Palácio de Justiça.

O Museu Carlos Dreyer guarda relíquias da antiguidade que vão fascinar os apreciadores de arte. O alemão Carlos Dreyer Spohr, foi um pintor que viveu por 30 anos em Puno, executando sua arte e fazendo coleções históricas da região. O museu tem um rico acervo de jóias, cerâmicas e tecidos pré-colombianos, e até múmias.

De grande importância para a história de Puno, a Casa del Conde de Lemos, é a residência onde morou, desde a sua chegada à região, o fundador da cidade, o Conde de Lemos. A casa guarda uma varanda, feita de madeira em estilo colonial, a qual o Conde sempre estava a observar a movimentação das ruas.

Outro monumento patrimonial de Puno é o Arco de Deustua, uma importante construção histórica, que foi erguida para homenagear todos os combatentes que lutaram pela independência do Peru.

Veja mais informações aqui para a sua viagem para Peru.

Lago Titicaca

O Lago Titicaca, além de ser uma região com fantástica paisagem, ele é tão famoso pelo espantoso fato de estar quase quatro mil metros acima do nível do mar. É um lago que fica na fronteira com a Bolívia, e é o maior lago navegável a essa altitude.

Vale muito incluir em seu roteiro um passeio de barco nesse lago, pois a vista é incrível e o contato com o povoado também traz grande conhecimento do local e dos Uros. É nesse lago que estão as famosas ilhas flutuantes que foram construídas com totora, uma espécie de palha que cresce à beira do lago.

Os encantos de Puno, além do Lago Titicaca
O Lago Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo.

Os Uros

Um dos passeios pelo Titicaca leva até a Ilha de Uros, a primeira construída dessa forma e onde tem muitos habitantes que vivem do turismo crescente na região. Tudo nesse lugar é feito de totora, a ilha, as casas, os barcos, que impressionam por sua beleza simples.

O passeio tem duração com cerca de duas horas, e há lindas paisagens para ir desfrutado ao longo do trajeto. E, quando o viajante chega à ilha, é muito bem recepcionado, podendo comprar artigos tradicionais e conhecer um pouco da sua história.

Os encantos de Puno, além do Lago Titicaca
As Ilhas Flutuantes dos Uros, são um conjunto de superfícies artificiais construídas de Totora,

O curioso barco Yavari

Curioso por sua construção nativa da Inglaterra, porém instalado no Lago Titicaca no Peru. O barco Yavari foi construído em pedaços na Inglaterra, porém levados ao lago em 1869 para sua remontagem.

O barco ficou inutilizável por muitos anos, mas foi restaurado e pode ser visitado por turistas curiosos para conhecer esse inusitado barco inglês peruano.

Puno pode te encantar com suas tantas histórias interessantes, e a Viagens Machu Picchu pode te proporcionar essa fantástica experiência.

Os encantos de Puno, além do Lago Titicaca
Barco Yavari, Construído no ano de 1982 na Inglaterra, depois foi trazido para o Lago Titicaca.

Veja nossos pacotes para Machu Picchu e Lago Titicaca.

Deixe uma resposta