A Rota do Café Peruano

Segundo vários estudos, o café é uma das três bebidas mais consumidas no mundo, junto com a água e o chá. Ao tomar café dentro dos limites recomendados, você pode perceber vários benefícios. O café é usado para combater o sono, melhorar a concentração, aliviar dores de cabeça e como estimulante.

No Peru, o café é o principal produto agrícola de exportação, fazendo do país o sétimo maior exportador mundial. O café peruano é considerado um dos mais saborosos do mundo, conhecido pelo seu aroma e sabor, sendo também o segundo café orgânico mais exportado globalmente.

Neste post, apresentamos uma série de rotas do café, onde você encontrará os principais produtores deste grão com plantações em 17 regiões, 67 províncias e 338 distritos. No norte (Piura, Lambayeque e Cajamarca), centro (Huánuco, Pasco, Ayacucho e Junín) e sul (Cusco e Puno), existem mais de 425 mil hectares de cultivo de café. Incrível, não é?

A rota de Chachapoyas:

A capital da região de Amazonas conta em seu território com a Rota do Café, uma iniciativa criada pelos produtores e donos dos melhores estabelecimentos de café da cidade. Aqui, você conhecerá a fundo o processo pelo qual passa o grão de café até sua concepção final, enquanto prova e desfruta de uma deliciosa xícara dessa bebida escura.

Visite Chanchamayo:

Localizado na região de Junín, Chanchamayo é o lugar preferido para a colheita de café (entre 800 e 2000 metros acima do nível do mar) em suas diversas variedades. Uma delas é o café Misha, que tem um processo de criação. O mishasho (também conhecido como quati ou nasua) é um mamífero onívoro que come os grãos de café e depois os expulsa.

Estes são então tratados até a apresentação final. Seu processo complexo e o sabor do café o transformam em um produto desejado e exclusivo, já que 100 gramas deste tipo de café podem valer até 140 dólares.

O mishasho, responsável por criar o café Misha.

La Convención em Cusco:

Eu sei que ao escutar a palavra Cusco você pensa na famosa maravilha do mundo, Machu Picchu. Além de suas atrações incríveis, Cusco também tem uma região cafeeira onde você pode beber um delicioso café na cidade de La Convención, onde famílias e pequenas fazendas cultivam este grão.

Um dos cafés mais procurados nesta área é o Santa Teresa, que foi escolhido como o melhor do Peru em 2018 por seus aromas de frutas secas e vermelhas, e sabor suave e caramelizado. Além disso, a região abriga as águas termais de Cocalmayo.

Jaén e San Ignacio na região de Cajamarca:

É impossível não incluir no percurso estas duas localidades do departamento de Cajamarca, onde o café é o produto símbolo. Aqui, os grãos do fruto, conhecidos nacional e internacionalmente por sua qualidade, são parte vital da economia de ambos os destinos. Na Rota do Café em Jaén e San Ignacio, você poderá conhecer mais sobre as atividades em torno deste produto, aprender sobre seu cultivo e a tradição cafeeira, o esforço e as técnicas do agricultor, além de observar a beleza destes lugares.

A rota inclui quatro fazendas: La Arboleda e Santa Fé em Jaén, Los Pinos e Quinta San Antonio em San Ignacio; três cachoeiras: San Andrés e Chorro Blanco em Jaén, Bella Encantadora em San Ignacio; a Laguna Azul em San Ignacio; e oito cafeterias de especialidade localizadas em Jaén.

Café misha.

Venha desfrutar do café no Peru e visitar os destinos incríveis que este país tem a oferecer. Confira os pacotes de viagem para o Peru que oferecemos na Viagens Machu Picchu e escolha o destino que mais lhe agrada. Planeje sua viagem dos sonhos conosco.

Entre em contato com nossa equipe e prepare-se para viver experiências inesquecíveis na terra dos Incas!

 

Venha viver a experiência da Rota do Café Peruano!

Deixe uma resposta