Restaurantes Peruanos entre os 100 Melhores do Mundo em 2024

O prestigiado ranking The World’s 50 Best Restaurants de 2024 trouxe excelentes notícias para a gastronomia peruana. Foi revelada na quarta-feira, 5 de junho, em uma cerimônia de premiação ao vivo chamativa e glamorosa realizada no Wynn Las Vegas. O evento reuniu os melhores chefs, donos de restaurantes e ícones da indústria hoteleira do planeta.

A 22ª edição do ranking anual apresenta restaurantes de 26 territórios, cinco continentes e inclui oito emocionantes novidades e reentradas. Confira a lista e descubra quais são os restaurantes peruanos que se destacaram, levando para casa o reconhecimento e sendo eleitos entre os melhores do mundo em 2024.

Os restaurantes Maido, de Mitsuharu Tsumura, e Kjolle, de Pía León, conseguiram as melhores posições na lista. Outro restaurante de Lima, o Mayta, de Jaime Pesaque, também foi incluído. Além disso, Mitsuharu Tsumura recebeu o Estrella Damm Chef’s Choice Award 2024, um prêmio votado pelos próprios chefs.

Em maio, foi anunciada a lista dos restaurantes entre os lugares 100 e 51, que também incluiu gastronomia peruana com o Mil (73º lugar) e o Mérito (55º lugar).

Restaurantes peruanos entre os lugares 100 e 51

Restaurante MIL, de Cusco Nº 73 / 100:

O Restaurante MIL está localizado a 3.600 metros acima do nível do mar, perto das ruínas incas de Moray, no Vale Sagrado, em Cusco. Este restaurante é do chef Virgilio Martínez e é um microcosmo andino do famoso Central de Lima. Ele usa apenas ingredientes do ecossistema ao redor. A equipe inclui antropólogos que trabalham com comunidades indígenas para plantar e colher de forma sustentável. 

O chef Luis Valderrama criou um menu de degustação inovador de oito etapas. Os visitantes também podem conhecer o pequeno laboratório de cacau do restaurante e desfrutar de suas sobremesas. MIL oferece uma experiência única que combina gastronomia, cultura e a biodiversidade da região, enfatizando a sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente.

Restaurante MÉRITO, de Lima Nº 55 / 100: 

Este restaurante está estabelecido sob paredes de adobe de 150 anos, mesas de madeira e pisos de pedra. No primeiro andar, você pode ter uma experiência sensorial e visual, pois pode fazer sua refeição enquanto os chefs estão cozinhando. Este restaurante é propriedade de um jovem chef venezuelano, que mistura ingredientes e técnicas de ambos os países.

O Peru é bem conhecido por ser a origem das batatas, incluindo outros tubérculos andinos, então, uma das características deste restaurante é o uso de tubérculos peruanos e outros produtos locais no seu menu. Podemos garantir que você vai adorar a combinação venezuelano-peruana que Mérito oferece.

Restaurante MÉRITO, situado em Lima, é uma colaboração entre o chef Juan Luis Martínez e o venezuelano José Luis Saume. A cozinha do MÉRITO destaca-se pela fusão das tradições culinárias peruana e venezuelana, com um foco particular em ingredientes locais e sazonais. O ambiente acolhedor e a abordagem inovadora dos pratos fazem do MÉRITO um destino gastronômico imperdível.

Restaurantes peruanos entre os 50 Melhores do Mundo

Restaurante MAYTA, de Lima Nº 41 / 100:

O chef Jaime Pesaque aprimorou suas habilidades em cozinhas renomadas do mundo, como o El Celler de Can Roca, duas vezes eleito o Melhor Restaurante do Mundo e agora no hall da fama Best of the Best. 

Depois, ele voltou ao Peru e abriu o Matya, seu primeiro restaurante solo. 

O Matya ganhou destaque na lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina em 2019 pelo uso criativo de ingredientes locais e técnicas apuradas. Pesaque também tem um restaurante irmão, o 500°, em Lima.

A culinária peruana refinada do chef Jaime Pesaque atrai clientes do mundo todo para desfrutar do menu degustação de nove pratos. Os pratos coloridos são um deleite para os olhos e o paladar. Milho com tarwi (feijão andino) e flor de quinoa, além de costela com fava, são apenas algumas das opções imperdíveis que podem ser encontradas nesta verdadeira galeria de arte culinária.

Restaurante KJOLLE, de Lima Nº 16 / 100:

Kjolle é o primeiro empreendimento solo de Pía León, famosa como chef do Central em Lima, que agora faz parte do hall da fama “Best of the Best”. No Kjolle, León se dedica a preservar os sabores naturais, apresentando pratos cuidadosamente elaborados com ingredientes locais e sazonais, minimizando o desperdício.

Um dos pratos mais conhecidos é o “Muitos Tubérculos”, que inclui fatias torradas de olluco amarelo e vermelho, uma raiz andina, servidas com uma pasta de oca sobre uma torta de massa de cañihua, um cereal semelhante à quinoa. O restaurante celebra a biodiversidade do Peru com pratos inovadores que refletem a paixão de Pía León pela natureza e exploração culinária.

Restaurante MAIDO, de Lima Nº 05 / 100: 

MAIDO, no bairro de Miraflores em Lima, foi inaugurado em 2009 pelo chef Mitsuharu ‘Micha’ Tsumura. Micha combina técnicas japonesas com ingredientes peruanos na culinária Nikkei. O restaurante oferece menu degustação e à la carte, com pratos como “The Triple” (abacate, ovos, tomate e chashu) e “Caracoles al sillao” (caracóis marinhos com espuma de pimenta amarela e molho Nikkei).

Neste ano o chef Micha foi eleito pelos seus pares como vencedor do Estrella Damm Chefs’ Choice Award em 2024. MAIDO é considerado o melhor restaurante da América do Sul e ocupa a 5ª posição no ranking global. A experiência gastronômica é marcada pela inovação, técnica impecável e harmonização perfeita de ingredientes japoneses e peruanos. 

A atmosfera e a decoração que o Maido oferece são distintas e artisticamente atraentes. Quando você entra no Maido, a equipe o cumprimenta com um alegre “maido”!

Por que o Restaurante Central não competiu no The World’s 50 Best 2024?

O restaurante peruano Central, comandado pelos chefs Virgilio Martínez e Pía León, foi eleito o melhor do mundo em 2023 pelo The World’s 50 Best Restaurants. Por isso, este ano não pode competir novamente.

Os restaurantes que chegam ao primeiro lugar entram na categoria especial “Best of the Best”, que reúne todos os vencedores de edições anteriores.

Quem foi eleita a Melhor Chef Mulher do Mundo em 2024 pela lista do The World’s 50 Best Restaurants?

Janaína Torres foi eleita a Melhor Chef Mulher do Mundo em 2024 pela lista do The World’s 50 Best Restaurants, um reconhecimento que veio após ela ser nomeada a Melhor Chef da América Latina em 2023. 

Esperamos que você possa visitar nosso país para experimentar esses restaurantes por si mesmo. A Viagens Machu Picchu oferece pacotes de viagem ao Peru, incluindo tours gastronômicos. Viaje conosco para sentir, ver e provar o melhor do nosso país.

Viagens Machu Picchu, jornadas que inspiram, momentos que duram!

Deixe uma resposta