Uma cidade a ser colocada na lista de visitas pelo Peru, Trujillo fica ao norte desse país com tantos destinos interessantes. Mais uma das cidades peruanas com sítios arqueológicos pré-incaicos com inestimáveis espaços a serem explorados.
Há 560 quilômetros de Lima, essa é uma cidade colonial bem conservada, construída pelos espanhóis e nomeada em 1534, pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro com o nome da cidade onde nasceu.
Conhecida como “Cidade da Eterna Primavera” por seu clima normalmente, agradável, Trujillo é a capital do departamento de La Libertad e guarda culturas antigas, a Chimus e a Mochica, que são de antes dos Incas dominarem a região peruana.
A cultura da civilização Mochica ou Moche é conhecida por sua arte em cerâmica, com representações de pessoas e animais, além das famosas panelas que são procuradas pelos melhores chefs do mundo.
Partindo dessa cultura, surge a Chimus, uma civilização que cultuava deuses do mar, que vinham em barcos para reorganizar o reino na terra firme. Essas civilizações ainda são representadas em Trujillo com pequenas cidades, fazendas e templos nesta costa árida do Peru.
Cidade de Chan chan
Essa cidade é a maior representação das culturas Muchica e Chimus; é a maior cidade feita totalmente em barro do mundo, um espaço arqueológico rico que conta histórias dessas antigas civilizações. Sustentando o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, é um interessante lugar a ser explorado, onde escavações são realizadas até hoje.
São templos e construções que impressionam por seu bom estado de conservação, e podem ser visitados por turistas curiosos por história e arquitetura. A cidade tem esse nome pelo seu significado “Sol Sol”, por ser uma região com pouca incidência de chuvas.
o Peru é um pais com muita tradição veja aqui a artesania peruana.
Plaza de Armas e Igrejas
Em Trujillo, os passeios pelo centros histórico são recomendados para observação das belezas arquitetônicas de suas construções. A Plaza de Armas, a praça central da cidade guarda o monumento La Libertad e construções em estilos coloniais ao seu redor.
Bem harmonizada, é uma praça bonita, organizada e arborizada. À sua frente fica a Catedral de Trujillo, que também faz parte da história da cidade. Feita em estilo barroco, é bem detalhada com prata e ouro, além de pinturas e esculturas religiosas.
Seguindo a linha das construções religiosas, em perfeito estado de conservação está a Igreja de Santo Domingo, uma monumental herança histórico-religiosa que é patrimônio cultural do Peru.
Vale visitar também, a Igreja de Santo Agustin que faz parte do conjunto de construções históricas de Trujillo. Charmosa e conservada, é uma igreja simples mas bem ornamentada.
Histórias guardadas
Essa cidade guarda riquezas arqueológicas que contam histórias de civilizações pré-hispânicas, como o Museo de Cao, um museu com acervo bem pesquisado e investigado, e dividido em salas temáticas.
São peças diversas em cerâmica, têxteis e objetos coloniais; tem ainda mostras de rituais antigos, coroas douradas, lançadores e bastões. Em uma das salas fica a Senhora de Cao, múmia bem conservada de uma mulher que mantêm tatuagens de cobras e aranhas nas mãos e nos tornozelos.
Se você se encantou com esse museu, vai se deslumbrar ainda mais com o Sítio Arqueológico Huaca del Sol e Lua. São templos das civilizações Moche e Chimus, com detalhes religiosos dessas culturas que se concentravam nesses espaços. Eram locais sagrados com representações de deuses, onde aconteciam cerimônias de sacrifícios e apresentações de guerreiros à sacerdotes.
Cultura dançante
Uma cultura peruana, alegre e contagiante com suas danças, está marcada em Trujillo, tanto nas pessoas como nos animais. Para quem quiser conhecer o Cavalo Peruano de Passo, essa cidade mostra muito bem esse cortejo. Essa é uma raça de cavalo de porte alto e descendência espanhola, o qual, anualmente, se apresenta nos tradicionais concursos de danças.
Patrimônio cultural da nação peruana, esse folclore típico traz esses belos cavalos em habilidosos passos de dança, trotando em encantadoras coreografias. Esses animais são um atrativo de todo o Peru, principalmente da região de Trujillo.
Se encante também pela Dança da Marineira, uma dança cordeografada e feita por um casal que, em cortejo, expressam movimentos sinuosos, semelhantes às ondas do mar. É uma dança nacional elegante, utilizando lenços brancos e bater de palmas. É um dos orgulhos nacionais do Peru.
Essa é mais uma cidade peruana que mostra bem suas raízes, perfeita experiência para os que gostam de conhecer culturas diferentes em lugares tradicionais e ao mesmo tempo, míticos.
Com a Viagens Machu Picchu você terá uma viagem tranquila com segurança e com conforto. Entre em contato conosco temos opções de pacotes para Peru, Machu Picchu.