Tudo sobre música e dança peruana

O Peru foi o berço de inúmeras civilizações, algumas delas ainda mais antigas que os próprios Incas, que traçaram seu caminho até uma expressão cultural única, que evoluiu ao longo do tempo. Com a chegada dos colonizadores espanhóis, novas tradições foram introduzidas, o que, eventualmente, mudou as formas de viver dos antigos peruanos. 

Além disso, influências africanas, asiáticas e europeias contribuíram para o desenvolvimento histórico e cultural do país. Estas diferenças culturais permitiram a consolidação de uma expressão cultural que envolve sabores exóticos, costumes interessantes, sons harmoniosos e danças apaixonantes, tornando-a ainda mais diversa. 

Atualmente, celebrações religiosas e cívicas são um grito de alegria durante os feriados ou ocasiões especiais e muitas vezes retratam danças e músicas tradicionais que representam a paixão e o misticismo de seus habitantes.

Danças típicas são manifestações que contam a história da evolução do país. Algumas destas danças são reconhecidas pela UNESCO e estão listadas como Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade. Aqui nós reunimos quatro das mais populares do país e que você poderá ver com os próprios olhos em sua próxima viagem!

La Marinera

Considerada como a dança tradicional mais emblemática do Peru e, certamente, como a mais romântica, esta é a tradição mais popular do norte do Peru, especialmente em Trujillo. Este Patrimônio Cultural da Nação, desde 1986, performa uma dança de cortejo entre um casal com graça, elegância e gestos de paquera.

Existem inúmeras variações desta dança, na qual três regiões, como Lima, Trujillo e Puno, têm diferenças bem distintas entre letra das músicas, sons e movimentos, mas todas buscam apresentar a mesma mensagem.

A Marinera é tão popular no norte do Peru que o Concurso Nacional de Marinera ocorre todos os anos, onde centenas de dançarinos competem para ser o melhor casal da Marinera. Este evento ocorre no final de janeiro, na cidade de Trujillo, atraindo milhares de viajantes nacionais e estrangeiros. 

Quando se trata de suas músicas, este se tornou um gênero peruano com conotação nacionalista, que possui uma identidade muito marcante.

Embora possa variar de acordo com diferentes regiões do território, ela é composta, principalmente, de: uma base de tarola e/ou cajón (instrumento), acompanhamento de violão, uma “voz” tocada com saxofone e trompete, uma segunda voz tocada com tuba, trombone e clarinete, e o acompanhamento de um violino, que tende a ser opcional.

Danza de Tijeras (Dança de Tesouras)

Esta é a dança com mais aspectos místicos de todo o país, onde seus dançarinos atuam como mediadores da Mãe Terra e dos Andes aos moradores das vilas. Esta dança se originou na região de Chanka do Peru e é conhecida por diferentes nomes nas áreas de Huancavelica, Ayacucho e Apurímac.

Esta é uma dança extenuante, onde quem performa precisa treinar muito para realizar as acrobacias e movimentos rápidos envolvidos nesta dança impressionante. Esta performance é realizada em celebrações cívicas e religiosas, a maioria no interior das regiões mencionadas anteriormente. 

Durante a era pré-hispânica, os dançarinos eram descendentes de sacerdotes, adivinhos, bruxas e xamãs que foram perseguidos durante os anos do processo de colonização. Eles também eram chamados de Supaypa Wawan em Quechua, que se traduz como “filhos do demônio”. 

Os sacerdotes católicos acreditavam que o lado místico desta dança implicava um pacto com o demônio, devido às tesouras usadas e aos movimentos performados ao longo da dança. Estas tesouras eram feitas com dois pratos de metal de 25 cm, que juntos formavam um par de tesouras de ponta-romba. 

Para realizar esta coreografia, dançarinos de diferentes comunidades andinas têm sido treinados desde que eram crianças, pois ela requer uma preparação física intensa. Cada dançarino recebe um nome associado a um espírito da montanha, então dançam sob sua proteção.

Seu estilo musical advém dos sons de violino e harpa, a Dança das Tesouras segue sua sequência, embora varie no decorrer da música e aumente progressivamente conforme os movimentos dos dançarinos se tornam mais arriscados. 

El Huayno

Esta é a dança mais antiga do Peru, já que foi traçada como pertencente à era pré-hispânica,praticada principalmente no planalto andino. O Huayno é a representação do povo nativo dos Andes peruanos e, embora sua música e coreografia variem de acordo com cada região, todas mantêm o mesmo espírito.

De acordo com historiadores, a Huayno poderia ter sido uma espécie de hino militar e, como novos instrumentos musicais e técnicas foram introduzidos com a chegada dos espanhóis, esta dança e gênero musical foi totalmente transformado.

Em geral, é dançada principalmente por casais e representa entusiasmo, amor, alegria, motivação, vida e espiritualidade. As letras e os sons desta música popular andina muitas vezes manifestam alegria e diversão, mas também podem demonstrar tristeza e melancolia.

Os instrumentos usados na performance do huayno são a quena, o charango, o bandolim, a harpa, o requinto, a bandurria, o violão e, finalmente, o violino. Entretanto, esta configuração pode variar, algumas bandas tradicionais adicionam trompetes, saxofones e acordeões à mistura.

El Tondero

Embora possa ser considerada como bastante similar à Marinera, esta dança possui um espírito muito mais rebelde. Ela é muito popular na região norte do Peru e, assim como a Marinera, sua coreografia também representa o cortejo e a paixão de um casal.

Diferente dos demais gêneros crioulos, influenciados pela cultura espanhola, a dança Tondero se originou da mistura de culturas do interior e da região de Yunga. A cidade de Morropón, em Piura, é considerada a capital desta dança; 

As primeiras aparições desta dança eram acompanhadas de sons harmônicos de harpa e, depois, os sons do violão e do cajón peruano foram incluídos. Cada região no norte do Peru possui sua própria versão, mas o estilo clássico inclui: um vocalista principal, um pequeno coro, dois violões, dois cajons peruanos e, pode causar alguma estranheza, também há ‘tocadores’ de colher de pau.


Não há dúvidas quando dizemos que o Peru é um dos países mais culturalmente diversos em todo o continente da América do Sul. Além das inúmeras danças e da música de nosso país, existem milhares de celebrações culturais que você precisa conhecer.

Aproveite ao máximo sua experiência e aprenda tudo sobre a magia por trás do antigo país dos Incas. Não deixe para depois e venha conferir nossos pacotes de viagem para o Peru para mais inspirações como essa!

Deixe uma resposta