Trilhas do Peru: A Montanha Arco-íris

Montanha Colorida - Cusco - Peru

Quando estamos em nosso processo de planejamento de viagens, sempre sonhamos em conhecer os lugares mais extraordinários que o destino para o qual vamos pode oferecer, sejam eles monumentos históricos, restaurantes, cenários urbanos ou os fascinantes cenários naturais. 

E não podemos negar que o Peru é um país repleto de atividades e locais incríveis para todos os seus visitantes, sejam eles grandes amantes de história ou que estejam em busca de relaxamento e de se reconectar, mas principalmente para os viajantes aventureiros, que querem viver emoções incomparáveis a cada dia de sua viagem.

Por isso, sempre ressaltamos que o antigo país dos Incas brinda a todos os perfis de viajantes com experiências maravilhosas e não podemos deixar as trilhas do Peru de fora das menções a respeito deste tema, pois mesmo aqueles que são iniciantes têm sua chance de ver lugares incríveis. 

E nesta matéria vamos falar de uma das atrações mais procuradas na região de Cusco, uma das quais você pode já ter ouvido falar ao longo de suas buscas sobre este destino inigualável ou pode já ter se deparado com belas imagens dela em suas redes sociais. Estamos falando da incrível Montanha 7 Cores, uma obra da natureza que surpreende a todos os seus visitantes. 

Se você está curioso para saber mais sobre esta maravilha natural, não se preocupe, pois aqui iremos abordar tudo que você precisa saber sobre o que é esta montanha colorida em meio aos Andes peruanos, como é a trilha para visitá-la, quais outros atrativos conhecer na região e também sobre como funcionam os roteiros que incluem este atrativo. 

Está pronto para embarcar para as terras peruanas rumo a esta grande aventura cheia de adrenalina, que exige muito de nossa dedicação, mas que vale a pena cada segundo? Então, venha conosco conhecer mais sobre uma das maravilhas de Cusco com a Viagens Machu Picchu!

Principal Montanha Colorida do Peru

Caso você não saiba, existem algumas montanhas coloridas em algumas partes do mundo além do Peru, como na China e Argentina, porém, duas destas estão localizadas nas terras peruanas. Se você está curioso, gostaríamos de esclarecer que nesta matéria estamos tratando da maior montanha de 7 cores do país, originalmente chamada de Montanha Vinicunca. 

Esta é a principal montanha com esta característica no antigo país dos Incas, está a cerca de 5.200 metros acima do nível do mar, o que possibilita ter uma vista espetacular dos arredores da montanha e encantar-se com as belezas, e fica localizada na Cordilheira Vilcanota. 

O nome original desta obra da natureza advém da língua quéchua e possui o significado de “pescoço colorido”, uma referência às evidentes cores desta gigante. Para este povo, a montanha também representa um poderoso Apu, ou seja, um espiritual que protege os povos dos vilarejos remotos que habitam a região.

Além de tudo isso, você pode estar se perguntando o motivo por trás destas cores que chamam tanta atenção mundo afora, portanto, fazemos questão de te explicar. Estas magníficas colorações nas terras da imponente Vinicunca representam nada mais e nada menos do que sua história geográfica.

Ou seja, as cores são resultado dos milhões de anos de acúmulo de sedimentos nesta região que, há mais de 65 milhões de anos, era coberta por água. Os sedimentos originados de diversas fontes foram decantando no solo e criando as diversas cores do local, que se transformou em montanha devido à movimentação de placas tectônicas. 

Apesar de sua existência ser muito antiga, a descoberta deste local enquanto um potencial turístico se deu em meados da década de 2010, quando a camada de gelo que cobria as partes mais altas da montanha derreteu e apresentou ao mundo suas cores, começando a atrair mais de mil pessoas por dia. 

Trilha para a Montanha 7 Cores

Como você pode imaginar, a trilha até o topo da Montanha Colorida é bastante desafiadora, não pelo grau de dificuldade do percurso em si, mas pelo fator da altitude elevada do atrativo, por isso, é importante estar bem aclimatada e saber lidar com o mal de altitude.

De forma geral, para a realização deste passeio é necessário um dia completo, que tem início ainda antes do Sol nascer, no qual os viajantes são guiados até a base da trilha em uma viagem de carro de 3 horas que cruza todo o Vale Sul. Antes da rota, os guias costumam passar todas as informações necessárias para realizar o trajeto com segurança e bem-estar. 

A caminhada dura por volta de 3 horas na ida até o mirante principal, na qual é possível ter contato também com alguns moradores locais que oferecem serviços aos visitantes, como o transporte à cavalo. Também é possível observar alguns dos animais mais representativos do Peru, sendo estes as lhamas e as alpacas. 

Ao longo do trajeto haverá o acompanhamento constante dos guias para checagem do bem-estar de todos os aventureiros e se há a necessidade de fazer alguma parada, mas lembre-se de sempre realizá-lo com calma e apreciando cada momento, sem pressa de chegar ao final, pois cada instante do caminho vale a pena. 

Ao chegar no topo da montanha há o período de 1 hora para que você desfrute de bons momentos neste cenário de outro planeta, tirando um tempo para descanso e contemplação, para tirar belas fotos para guardar de recordação ou repor as energias para o caminho de volta, que costuma levar também de 1 a 2 horas até o estacionamento. 

O que fazer perto da Montanha Vinicunca?

E se para você a aventura pela Montanha Colorida não for o bastante, saiba que é possível aproveitar o seu passeio para conhecer outros atrativos nas proximidades desta região, e aqui iremos apresentá-los brevemente:

  • Vale Vermelho
    Este é um vale localizado na parte ‘de trás’ da Montanha 7 Cores, chamando a atenção também por seu solo colorido, porém, marcado por um vermelho intenso que surgiu decorrente da concentração de ferro no solo. O trajeto até o Vale Vermelho pode ser feito a pé e é desafiador somente pela altitude, entretanto, basta seguir um caminho já demarcado ao longo de cerca de 25 minutos.
  • Montanha Ausangate
    Esta outra imponente montanha se trata de um dos picos nevados mais altos de todo o Peru, alcançando os 6.385 metros acima do nível do mar. Entretanto, é possível afirmar que conhecer de perto e viver a experiência de explorar o gigante Ausangate é para os mais experientes.

    Chegar ao topo exige 8 dias de caminhada em elevadas altitudes e com condições climáticas bastante extremas. Mas não se preocupe, pois do topo da Montanha Colorida pode-se observar ao horizonte esta maravilha da natureza.

Viajar pelas terras peruanas é uma caixa de surpresas e muitas vezes pode ser difícil escolher quais atrativos escolher, por isso, recomendamos que você conheça nossos pacotes para Cusco e muitos outros destinos do Peru. Além disso, não perca a chance de entrar em contato com nossa equipe para prepararmos um roteiro feito sob medida para sua viagem dos sonhos!

Deixe uma resposta