Restaurante Central: o melhor do mundo em 2023

Se você é um amante da gastronomia mundial e ama novas experiências, com certeza já ouviu falar da gastronomia peruana!

A cozinha peruana se destaca mundialmente, e é considerada a melhor da América do Sul. Seus pratos incluem muito mais que ingredientes únicos, mas também cultura e tradição.

E novamente a culinária peruana voltou a estar em foco, foi reconhecida internacionalmente e está entre as melhores do mundo, fazendo jus a essa fama, o melhor restaurante do mundo de 2023 é peruano, o Central em Lima.

O restaurante Central

Fundado em 2008, o restaurante já esteve entre a lista de melhores do mundo em outros anos, mas nunca em primeiro lugar! A casa é comandada pelos chefs Virgilio Martinez e Pia León que tem o intuito de oferecer pratos que ressaltam os ingredientes locais e a riqueza da culinária peruana, desde as alturas dos Andes até a rica biodiversidade amazônica.

O restaurante Central se consolida como um ícone da culinária peruana e latino-americana e é eleito o melhor restaurante do mundo de 2023. Hoje são reconhecidos principalmente por sua criatividade e dedicação em oferecer pratos que ressaltam os ingredientes locais e a riqueza da culinária peruana.

Qual a proposta do Restaurante?

A proposta do restaurante Central, está estruturada em função dos diferentes ecossistemas do país, oferecendo uma verdadeira viagem culinária aos sabores mais autênticos de cada região do país, o restaurante em si é um verdadeiro santuário dos insumos peruanos, segundo a organização dos 50 best.

Uma das ações mais notáveis do Restaurante Central é o projeto Mundo Mater, cujo objetivo é preservar as tradições culinárias peruanas e a utilização de ingredientes nativos. Através desta iniciativa, a equipe do Central trabalha em conjunto com comunidades locais, como coletores e agricultores.

Além disso, cada prato apresentado é uma verdadeira experiência multissensorial, combinados com cores, texturas e aromas para estimular todos os sentidos construídos com ingredientes da selva a montanha.

Restaurante Central, Lima

O que é a The World’s 50 Best Restaurants?

A the world s 50 best restaurants é uma lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, selecionada pela renomada revista Restaurant, por meio de uma pesquisa global envolvendo afamados chefs e proprietários de estabelecimentos gastronômicos.

Neste ano o “Oscar da gastronomia” aconteceu na cidade de Valência na Espanha. E revelou alguns restaurantes peruanos na lista, porém a surpresa mesmo foi o primeiro, o peruano, Central.

Além do Central, os chefs Virgilio Martinez e Pía León, tiveram outro na lista dos 50 melhores do mundo. O segundo é o Kjolle que ficou em 28º lugar.

Qual o valor aproximadamente de uma refeição no Restaurante Central?

Se você quer ter a experiência de comer no melhor restaurante do mundo, deve saber que pode custar uns bons dólares do seu bolso.

O valor médio pode variar as pode chegar a custar aproximadamente 300 a 400 dólares, sem incluir bebidas.

As reservas devem ser realizadas com 4 a 5 meses de antecedência, então acelere caso queira experimentar essa vivência.

Turismo Gastronômico no Peru

O Peru tem ganhado mais e mais destaques com a sua culinária, viajantes de todo o mundo viajam ao Peru não apenas para conhecer Machu Picchu mas também para ter experiências gastronômicas incríveis e autênticas. O país está no top 5 melhores destinos gastronômicos.

Dentro do país algumas cidades se destacam por sua culinária, e são elas:

Lima:
Com certeza Lima merece o primeiro lugar dessa lista, isso porque recentemente Lima se converteu na capital gastronômica do país. A cozinha tradicional limenha é famosa por sua diversidade de sabores e pelo uso de frutos-do-mar frescos.

Cusco:
O segundo vai para Cusco, é muito fácil você experimentar em Cusco pratos que vem da mesma época Inca. A tradição está extremamente presente nessa cidade, ao mesmo tempo que pode chocar pode também encantar.

Arequipa:
A cidade branca, cercada por vulcões é também o lar de uma das gastronomias mais variadas e saborosas do Peru. A cidade branca se distingue pela qualidade, variedade de sabores e preparações.

Agora que você conheceu mais das cidades mais influentes na gastronomia peruana, ficou fácil ter em mente o melhor itinerário para realizar uma rota gastronômica pelo milenar país dos Incas.

Outros restaurantes peruanos na lista dos 50 Best

A gastronomia peruana ganha a cada dia mais foco, por sua originalidade e tradição! Falando em tradição, além do Central em primeiro lugar temos na lista dos 50 melhores outros restaurantes que procuram mostrar ao mundo a qualidade dos insumos peruanos, a tradição e a cultura, sendo dois restaurantes dos chefs Virgilio e Pía.

São quatro os restaurantes que trazem o renome da gastronomia peruana mundo afora:

  1. Central, Lima
  2. Maidó, Lima
  3. Kjolle, Lima
  4. Mayta, Lima

Ao planejar sua viagem ao Peru, separe um tempo para conhecer pelo menos um dessa lista!

A importância da culinária para os peruanos

Muito mais que uma necessidade, a gastronomia para o peruano é uma tradição! Desde a era Inca até hoje, a comida é vista como símbolo de honra. Como, por exemplo, o prato bandeira do país, Chiri Uchu.

O Chiriuchu remonta a era inca, dizem que esse prato surgiu com base no sistema de trabalho e reciprocidade familiar entre os membros, sendo que ao finalizar a jornada de trabalho, cada família compartilhava com os outros, o melhor da sua casa, formando assim uma mistura da costa, serra e selva, criando grandes refeições entre comunidades.

Hoje, ao chegar na casa de um local e este oferecer algo a você para comer, é imprescindível o ato de aceitar! Visto que principalmente com idosos a recusa pode ser muito mal vista.

É possível ter uma experiência gastronômica em Cusco?

Se você deseja se sentir mais próximo de um dos melhores 50 restaurantes do mundo, mas não terá tanto tempo na cidade de Lima, os chefs do Central, Virgilio Martínez e Pía León criaram o projeto MIL.

O centro de investigação culinária, MIL é uma verdadeira experiência, está localizado em Moray a mais de 3.500 metros acima do nível do mar. Essa experiência nos Andes, com toda certeza será única e inesquecível!

Os chefs trabalham estreitamente com a colaboração dos agricultores locais para obter ingredientes frescos e de alta qualidade.

Restaurante MIL, Cusco

Vale a pena realizar um roteiro gastronômico pelo Peru?

A resposta a essa pergunta pode chegar a ser simplista, pois é definitivamente sim! Seja personalizado ou não, um roteiro gastronômico pelo Peru, te fará conhecer a fundo a cultura local, a nossa recomendação é que você passe por todos os âmbitos dessa experiência, desde os melhores restaurantes do mundo, até as comidas tradicionais preparadas pelos locais.

Cultura, gastronomia e tradição, estão interligadas e presentes nas raízes peruanas. Por isso se você é um amante da história e da gastronomia, não deixe de conhecer junto a Viagens Machu Picchu, o Peru e todas as suas nuances.

Entre em contato conosco e solicite agora o melhor roteiro gastronômico.

Deixe uma resposta