As ilhas flutuantes de Uros

Que o lago Titicaca guarda muitos mistérios envolventes e povos milenares que mantém vivas tradições e costumes até hoje, já sabemos!  Porém, hoje vamos explorar em específico os povos flutuantes de Uros, um tesouro escondido no coração do Lago Titicaca. Esse é um dos destinos mais fascinantes do Peru e vamos descobrir a história, forma de vida e como você pode conhecer esse lugar tão singular.

O povo de Uros e o Lago Titicaca

O lago Titicaca é considerado o lago navegável mais alto do mundo, está situado a mais de 3.800 metros acima do nível do mar. É uma verdadeira maravilha natural, cercada pelas impressionantes montanhas dos Andes. E sobre essas águas azul-turquesa estão situadas mais de 80 ilhas artificiais construídas em junco pelos povos de Uros.

Em cada ilha vivem de 3 a 7 famílias, estes dependem da caça e da pesca. Esses povos pré colombianos se intitulam como os “os homens da água”, e o idioma originário destes povos era o Uru que se perdeu com o tempo e hoje se comunicam com o aymará, língua falada tradicionalmente na região de Puno.

A origem dos Uros ainda é desconhecida, mas alguns historiadores, não tem dúvidas de que essa cultura foi uma das mais antigas dos Andes. Alguns também creem que os Uros criaram esta forma de sobrevivências nas ilhas flutuantes para fugir dos Incas e posteriormente dos espanhóis.

Os povos de Uros

Como são construídas as ilhas artificiais dos Uros

Através da tradição e trabalho, até hoje subsiste um dos povos indígenas mais icônicos e remotos da América do Sul. Em torno de 2.000 pessoas vivem hoje nas ilhas artificiais, cada ilha tem um presidente e todas elas um chefe geral.

As ilhas são construídas com junco já seco, e renovados a cada 20 dias. No momento de cortar os juncos, os Uros nunca cortam a totora desde a raiz, eles sempre deixam aproximadamente 30 centímetros sem contar a raiz, desse jeito o junco volta a crescer depois de seis meses.

As casas duram cinco anos já as ilhas quarenta anos, até começar a apodrecer e os Uros iniciarem a construção de uma nova ilha

Os Uros

Como é a vida nas ilhas flutuantes?

Os moradores da ilha sobrevivem de algumas atividades como a caça a pesca, fazendo a venda ou troca no mercado central na cidade de Puno. Também sobrevivem do turismo, que tem crescido mais a cada dia na região, e não apenas isso os povos de Uros são excelentes tecelões, produzem incríveis tecidos coloridos, formados a partir de técnicas únicas, que representam a história e a cultura de sua comunidade.

Além disso, recentemente em 2019 o governo peruano instalou painéis de energia solar nas ilhas, trazendo muito mais conforto e modernidade a comunidade Uros.

Experiências nas ilhas flutuantes

Conhecer um povo ancestral que habita o lago Titicaca há gerações pode ser uma experiência inesquecível. Essas são algumas propostas que pode deixar a sua viagem única:

  • Lago Titicaca 2D e 1N: além de conhecer a incrível comunidade dos Uros, nessa experiência você pode conhecer as ilhas Taquile e Amantani, cada uma destas ilhas possuem povos que guardam suas origens e tradições e mesmo com a tecnologia, vivem de maneira surpreendente no altiplano andino.

 

  • Hospedagem nas ilhas de Uros: Se você quer ter uma experiência completa o lago e nas ilhas dos Uros, recomendamos especialmente o Titicaca Lodge. A localização do lodge proporciona vistas deslumbrantes do lago. Os quartos são projetados para refletir a cultura local, com detalhes tradicionais e artesanato local, essa é verdadeiramente uma oportunidade de mergulhar na cultura local além de desfrutar de uma estadia agradável e relaxante.
Titicaca Lodge

Ao chegar nas ilhas de Uros, você será recebido pelos Uros, ele te mostrarão sua forma de vida e te contarão histórias sobre sua cultura e tradições. Você poderá caminhas sobre as ilhas e visitar as casas dos moradores, além de participar de atividades como a pesca e a navegação em balsas feitas de junco. Você também terá a oportunidade de ver e comprar os artesanatos feitos pelos Uros.

Como chegar às ilhas flutuantes de Uros?

O ponto de partida para conhecer e visitar as ilhas flutuantes é a cidade de Puno. É possível fazer um passeio de barco até as ilhas, que são geralmente incluídas nos itinerários turísticos da região. A viagem dura em torno de 30 minutos pelo lago Titicaca.

Tradicional barco de Junco

Como chegar em Puno, Lago Titicaca saindo de Cusco?

Puno está a seis horas da cidade de Cusco, você pode ir em ônibus ou realizar o tour rota do sol, aproveitando para conhecer o vale sul da cidade Cusco e os muitos sítios arqueológicos que está nesse caminho, além disso, você irá conhecer também o ponto mais alto entre as duas cidades, o incrível mirante La Raya.

É possível ir de Cusco a Puno também por via aérea, ambas as cidades possuem aeroporto. É importante checar as saídas, pois não há saídas diárias e também em todos os horários, o voo tem a duração de uma hora.

Outra maneira incrível de chegar a Puno saindo de Cusco, é através do trem Perurail Titicaca. Além da viagem contemplar paisagens espetaculares, a experiência de ir em um trem luxuoso será inesquecível.

Nós temos os melhores roteiros incluindo este destino, entre agora em contato conosco e solicite aos nossos especialistas.

Deixe uma resposta