A fascinante história dos Incas

A História da civilização Inca

Quando falamos em civilização pré-colombiana, uma das primeiras imagens que vêm à mente é Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas. Mas, quem realmente eram os Incas? O Império Inca, uma notável civilização que floresceu entre os séculos XV e XVI na América do Sul, continua a cativar e impressionar até hoje. 

Suas conquistas em arquitetura, governança e cultura marcaram de forma surpreendente a história. Neste artigo, mergulharemos na trajetória dos Incas, desde suas raízes até a inevitável queda diante dos conquistadores espanhóis.

A Origem Legendária dos Incas

A civilização Inca, uma das mais fascinantes da América do Sul, possui uma origem enigmática envolta em lendas e mitos. Entre as histórias que cercam a formação desse império, destacam-se a lenda dos irmãos Ayar e a lenda de Manco Cápac e Mama Ocllo, narrativas intrigantes que revelam a busca por um lar sagrado.

A Lenda dos Irmãos Ayar: Em Busca de um Lar Sagrado

A Lenda dos Irmãos Ayar
A Lenda dos Irmãos Ayar

A lenda dos irmãos Ayar é uma das histórias mais icônicas da mitologia Inca. Segundo essa narrativa, os quatro irmãos Ayar – Ayar Manco, Ayar Cachi, Ayar Uchu, e Ayar Auca – emergiram de uma caverna chamada Pacaritambo, localizada nas proximidades da atual cidade de Cusco, no Peru. Cada um dos irmãos tinha poderes especiais e eram descendentes dos deuses do sol e da lua, Inti e Mama Quilla.

Os irmãos Ayar partiram em uma jornada épica em busca de um lar sagrado, uma terra prometida que estava destinada a ser o local de fundação de uma grande civilização. Durante a jornada, enfrentaram desafios sobrenaturais, como a transformação de Ayar Cachi em uma pedra por sua rebeldia contra as ordens dos deuses. No final, Ayar Manco se tornou o líder dos irmãos e estabeleceu-se em Cusco, fundando o que viria a ser o Império Inca.

A Lenda de Manco Cápac e Mama Ocllo: Fundadores do Império Inca

Segundo a lenda, Manco Cápac e Mama Ocllo foram filhos do deus do sol, Inti. Eles surgiram do Lago Titicaca, situado nas altitudes dos Andes peruanos. Portando uma vara de ouro, Inti instruiu seus filhos a fundarem uma nova civilização onde a vara afundasse na terra. Após muitas tentativas frustradas, Manco Cápac finalmente conseguiu cumprir a tarefa em Cusco, estabelecendo assim a capital do Império Inca.

O Esplendor do Império Inca

O Vasto Império Inca:

Com uma história lendária e uma base mitológica, os Incas construíram um império impressionante que se estendia por vastas áreas da América do Sul. O Império Inca floresceu durante o século XV, atingindo seu apogeu sob o governo do imperador Pachacuti Inca Yupanqui.

Durante seu auge, o Império Inca abrangia territórios que incluíam partes do Peru, Equador, Bolívia, Chile e Argentina. A capital, Cusco ou Qosqo, era uma cidade monumental que servia como centro político, cultural e religioso. Uma das características mais impressionantes do Império Inca foi seu sistema de estradas e comunicações, que permitia uma administração eficaz em um território vasto e diversificado.

Cultura Inca:

A cultura Inca era rica e complexa, incorporando elementos religiosos, artísticos e arquitetônicos. Os Incas adoravam o deus do sol, Inti, e o deus da lua, Mama Quilla, e realizavam rituais elaborados em sua homenagem. Sua arquitetura monumental é evidente em locais como Machu Picchu, uma cidade perdida nas montanhas dos Andes que se tornou um ícone mundial.

A sociedade Inca era organizada em um sistema de classe social, com os nobres e sacerdotes ocupando as posições mais altas. A economia estava baseada principalmente na agricultura, com destaque para o cultivo de batatas, milho e quinoa. Além disso, os Incas desenvolveram técnicas avançadas de engenharia agrícola, como terraços agrícolas, que permitiram a produção de alimentos em áreas montanhosas.

 Terraços Agrícolas - Machu Picchu
Terraços Agrícolas – Machu Picchu

A Chegada dos Espanhóis

Francisco Pizarro liderou a expedição espanhola que conquistou o Império Inca. Com uma pequena força de homens e armas de fogo, Pizarro enfrentou o imperador Inca Atahualpa e seus exércitos em Cajamarca, em 1532. O confronto resultou na captura de Atahualpa e na subsequente tomada de Cusco pelos espanhóis.

A conquista espanhola foi devastadora para os Incas, pois introduziu doenças como a varíola, para as quais eles não tinham imunidade, causando uma grande perda de vidas. Além disso, o saque de riquezas incalculáveis, incluindo ouro e prata, espoliou o Império Inca de sua riqueza.

Legado e Redescobrimento

Um Império Duradouro na História:

Embora o Império Inca tenha sido conquistado pelos espanhóis, seu legado perdura até hoje. A cultura Inca influenciou profundamente a região andina, deixando uma marca indelével na América do Sul.

Machu Picchu: 

Escondida nas montanhas, Machu Picchu permaneceu esquecida por séculos até seu redescobrimento no início do século XX. Hoje, ela serve como um lembrete da grandiosidade do mundo Inca.

Machu Picchu - Peru
Machu Picchu – Peru

Os Khipus Inca:

Os Incas desenvolveram um sistema de registro conhecido como khipus, que consistia em cordas com nós de diferentes tamanhos e cores. Acredita-se que esses khipus eram usados para armazenar informações, como registros contábeis e estatísticas. Até hoje, os estudiosos tentam decifrar o código dos khipus e entender a complexidade desse sistema.

Khipu Inca
Khipu Inca

Um Império Duradouro na História

Os Incas podem ter caído diante da invasão espanhola, mas seu legado vive. A influência da civilização Inca pode ser vista por toda a américa do sul, nos corações e mentes de seu povo.

A Influência Contínua:

O legado Inca se manifesta de diversas formas: na língua Quechua, ainda falada por milhões de pessoas; na gastronomia; e nos festivais que celebram a rica tapeçaria da herança Inca.


A civilização Inca, com suas lendas, cultura rica e história fascinante, deixou uma marca inesquecível na história da humanidade. De Cusco a Machu Picchu, o legado Inca ressoa, servindo como testemunho da grandeza de uma civilização que, embora caída, nunca foi verdadeiramente esquecida.

Tradição de Pago à Pachamama " Mãe Terra" - Cusco

Estamos orgulhosos de dizer que o Peru é realmente surpreendente em todos os sentidos. Nossas raízes estão profundamente ligadas a essa civilização mundialmente reconhecida, e nossa cultura mantém muitas tradições do passado. Está ansioso para vivenciar tudo isso de perto? Entre em contato conosco,e juntos planejaremos uma viagem inesquecível

Confira nossos pacotes para Cusco e outros destinos incríveis no Peru. Deixe-se inspirar e não adie mais o seu sonho. Há tanto a descobrir na antiga terra dos Incas, e o Peru está esperando por você de braços abertos!

Deixe uma resposta