Explore Seus Sentidos Vivendo Estas Experiências sem Sair de Casa!

Em tempos de Covid-19 temos que nos reinventar e buscar maneiras de viajar sem sair de casa, enquanto não for seguro fazê-lo presencialmente. Sabemos que nada se iguala a sensação de preparar seu roteiro, pesquisar destinos, arrumar as malas e embarcar rumo a um lugar desconhecido, mas vamos deixar aqui algumas ideias para você conhecer um pouquinho mais do Peru, o país milenar dos incas, vivendo experiências dentro da sua própria casa. Ficou curioso (a)? Quer saber como? Então leia até o final!

Paladar

Sim, viajar também é descobrir e experimentar novos sabores. E quando se fala em gastronomia peruana, estamos falando de uma das melhores cozinhas do mundo. Então, você simplesmente não pode deixar de experimentar alguns dos pratos típicos do país, como o ceviche, o arroz com mariscos, o cuy, entre outros.

Mas, sem poder viajar, como faremos para provar essas delícias? É um pouco mais difícil, mas pode ser igualmente diferente e saboroso se você comprar os ingredientes e viajar para o Peru dentro da sua própria cozinha. Que tal? Aqui no blog da Viagens Machu Picchu já fizemos posts sobre o assunto, inclusive com receitas peruanas para você seguir o passo a passo. Para ter acesso e aprender a fazer o Ceviche e o Lomo Saltado, duas receitas bem tradicionais no Peru, é só clicar aqui e ver a matéria.

Olfato

Uma ideia para te trazer para mais perto da cultura peruana e ainda relaxar a aproveitar um momento só seu, é preparar um pequeno spa com produtos e aromas andinos na sua casa. E aqui vão algumas dicas. Primeiro, separe óleos essenciais, cremes e outros cosméticos com as seguintes essências (ou mesmo use alguns folhas e flores direto da planta): hortelã, que além de ter um aroma delicioso também relaxa e é antiinflamatório e séptico, camomila, que é bom para pele, é hidratante e antioxidante, folha de coca, que é um pouco mais difícil de encontrar no Brasil, mas que é uma planta ancestral com propriedade medicinal e pode ser usado em máscaras e massagens e, por último, palo santo, muito utilizado em rituais em comunidades andinas, e considerado o aroma sagrado dos incas, aliviando a tensão e auxilia na meditação, ótimo para usar como incenso também.

Para fazer um spa em casa, ao estilo andino, você também pode seguir as seguintes dicas: coloque músicas de relaxamento, pegue algumas flores, de preferência que sejam coloridas, acenda velas aromáticas (de preferência com alguns dos produtos citados acima) e inicie seu banho. Depois, faça massagens usando os aromas já mencionados, óleos essenciais, cremes para hidratar e cuidar da pele. E pronto, você sentirá o poder dos aromas e das plantas, e ficará com a energia renovada.

Visão

A internet é uma grande facilitadora, não é mesmo?! E não é diferente com as viagens, pois ela disponibiliza recursos incríveis e os lugares se tornam acessíveis a todos com apenas um clique. Para que você possa ver as belezas peruanas sem sair de casa, te trazemos uma dica incrível: tour virtual 360º por Machu Picchu e Museus Peruanos. Isso mesmo, atualmente, por conta do novo corona vírus, Machu Picchu está fechada, o que não te impede de conhecer mais de perto toda a sua estrutura e história. Através do site “https://www.youvisit.com/tour/machupicchu” você faz uma visita guiada por diferentes partes das ruínas, enquanto ouve uma gravação que conta breves informações sobre o local.

Além disso, o Ministério da Cultura do Peru implementou um moderno sistema que possibilita que os mais importantes museus do país sejam visitados gratuitamente de maneira virtual por qualquer pessoa com acesso à internet. Ao todo são 12 museus que podem ser visitados, juntamente com informações textuais de cada obra, fotografias e modelos 3D que explicam sobre o local, áudio complementar e um mapa interativo que dá uma noção dos espaços de cada museu. Visite todos através deste link: https://visitavirtual.cultura.pe/.

Audição

A cultura peruana se manifesta de diferentes formas, através da culinária, da sua história, das tradições de civilizações antepassadas, das festas, das vestimentas, da arquitetura, técnicas de confecção, linguagem, e claro, através da arte, que inclui também música e dança. Desta forma, você pode viajar para o Peru através de seus ritmos, sem sair de casa.

A nossa sugestão é que você busque na internet pelos seguintes ritmos e danças típicas do Peru: Cumbia, Huayno, Marinera e Son de los Diablos, você encontrará imagens e vídeos de apresentações que te deixarão encantados com as cores e técnicas. Você pode conhecer mais deles através do blog da Viagens Machu Picchu, pois já escrevemos sobre o tema por aqui. É acessar ao link.

E aí, gostou das dicas e informações? Aqui no blog você encontra matérias sobre temas diversos e consegue viajar sem sair de casa, conhecendo o melhor da cultura, história, gastronomia e destinos do Peru. Continue lendo!

Deixe uma resposta