Guia dos melhores mercados do Peru

Mercado Artesanal de Pisac

Se você vai viajar ao Peru e gosta de visitar mercados locais, este guia é para você. Desde os coloridos mercados tradicionais aos mais modernos espaços gourmets, o Peru oferece uma vasta variedade para todos os gostos e bolsos. 

Neste guia, apresentamos os melhores mercados peruanos para visitar na sua próxima viagem.

Mercado de Surquillo em Lima:

Localizado no coração de Lima, o Mercado de Surquillo é onde os locais vão fazer compras. Um lugar pulsante de energia, com uma incrível variedade de produtos. Além disso, você pode encontrar desde frutas exóticas até tecidos tradicionais. Surquillo é uma verdadeira representação da diversidade peruana.

Mercado de San Pedro em Cusco:

Bem-vindo ao coração de Cusco. O mercado de San Pedro é um labirinto de cores, sons e aromas. 

San Pedro é uma celebração da cultura andina. Aqui, além de comprar produtos tradicionais, você pode se perder entre os sabores e histórias locais.

Mercado San Pedro - Cusco
Mercado San Pedro – Cusco

Mercado Central de Arequipa:

Conhecida como a “Cidade Branca”, Arequipa abriga um mercado central que é um deleite para os sentidos. Arequipa é famosa por seus pratos, como o rocoto relleno, e no mercado central, você pode degustar essas delícias e muito mais.

Mercado de Surco em Lima:

Outro tesouro escondido em Lima. Menos turístico que Surquillo, mas igualmente charmoso, Surco oferece uma experiência autêntica. Surco destaca-se por sua vasta variedade de frutas exóticas e flores frescas, uma festa para os olhos e o paladar.

Mercado dos Brujos em Chiclayo:

Um lugar onde o espiritual e o material se encontram. Chiclayo é famoso por seus rituais e práticas esotéricas. Entre ervas místicas, amuletos e talismãs, os curiosos podem encontrar itens para proteção espiritual ou para atrair boas energias.

Mercado de Huancayo:

Localizado na região central, este mercado é uma explosão de cor e tradição. Um lugar onde a vida cotidiana e a cultura se encontram.

Mercado de San Camilo:

As delícias de Arequipa continuam no Mercado de San Camilo, um espaço onde os sabores regionais ganham vida.

Mercado de Pisac no Valle Sagrado:

Nas montanhas do Vale Sagrado, Pisac se destaca não só por sua beleza natural, mas também por seu famoso mercado. Em Pisac, você encontrará uma grande variedade de artesanatos, tecidos e joias tradicionais, representando a rica tapeçaria cultural da região.

Mercado Artesanal Pisac
Mercado Artesanal Pisac

Perguntas Frequentes:

a) Os mercados são seguros para turistas?

Em geral, sim, mas é sempre bom estar atento aos seus pertences.

b) É fácil se locomover nos mercados?

Alguns mercados, como San Pedro, podem ser muito movimentados. Recomendamos chegar cedo para uma melhor experiência.


O Peru é um país de vasta riqueza cultural, e seus mercados são um reflexo disso. Se você quer conhecer o verdadeiro Peru, uma visita aos mercados é indispensável. Seja para fazer compras ou apenas para sentir a atmosfera, garantimos que será uma experiência inesquecível.

Deixe uma resposta