Se você vai a Lima, um dos atrativos principais é o bairro de Miraflores, moderno e muito bem frequentado por turistas. É mais conhecido pela sua grande variedade de hotéis, lojas, parques e praias, além dos famosos cassinos, que são legalizados no Peru.
Porém, é nesse bairro que está uma das riquezas históricas mais espetaculares desse país, onde contam histórias de civilizações pré-incaicas que habitaram a região no século V. Em meio a essa cidade grande, está o Sítio Arqueológico de Huaca Pucllana, com uma impressionante pirâmide de 25 metros de altura.
Incrivelmente esse complexo arqueológico se encontra no meio da cidade de Lima, e não em um deserto como normalmente se encontram as pirâmides existentes no mundo; e é exatamente isso que deixa ainda mais interessante, uma visita a esse lugar tão peculiar.
O complexo e sua história
Na época da civilização dos Limas, Huaca Pucllana era o centro administrativo e religioso desse povo, onde aconteciam rituais e cerimônias, cultuando seus deuses. A construção em formato piramidal, é dividida em duas partes, sendo uma destinada à religiosidade, e a outra, era o setor político e administrativo.
Huaca Pucllana é um complexo de ruínas antigas que ocupa 150.000 metros quadrados de área, uma verdadeira grandiosidade no meio da cidade.
Na realidade, essas ruínas estão lá muito antes da cidade chegar à sua volta, cobrindo áreas que já faziam parte desse complexo. Porém, há alguns anos, o governo passou a recuperar e preservar essa região tão sagrada pela civilização dos Limas, povo que deu origem ao espaço.
Aberto a visitação
É possível fazer um passeio guiado e super interessante, ao complexo, visitando sua construção datada de aproximadamente, 500 d.C.
Você irá conhecer o templo, o qual no topo há estrutura para avistar a cidade, além de observar as paredes, todas feitas em tijolo de argila e adobe, colocados de forma desordenada, mas que ganham uma bela disposição.
São também corredores, passagens e câmaras que podem ser exploradas, conhecendo ainda mais sobre a rica cultura dos Limas.
O sítio arqueológico todo é muito impressionante. Em diversas partes, há mostras de bonecos feitos de cerâmica, que retratam cenas de rituais antigos e da vida cotidiana dessa civilização anterior aos Incas. São cenas realmente incríveis!
O museu
Há ainda, o museu que foi inaugurado em 1984, e hoje abriga um acervo instigante de materiais encontrados nas escavações do terreno.
São exposições ao público curioso, com objetos em cerâmica, peças têxteis e de vestuário, artefatos em pedra e madeira, e máscaras. Como ainda acontecem escavações nos dias atuais, esse acervo só cresce a cada ano.
Além de toda essa imersão à Cultura Lima, ainda é possível ter contato com animais típicos peruanos como os cachorros peruanos, as llamas e as alpacas.
Esse também é um espaço para shows e apresentações diversas, abrigando ainda, um restaurante conceituado para degustar deliciosamente, enquanto admira a monumental pirâmide.
Esse complexo é um verdadeiro show aos turistas que estiverem passeando pela cidade de Lima!
Além dessa incrível atração, uma visita ao Peru ainda reserva muitas outras atividades, como suas famosas e encantadoras trilhas. Curioso? Confira mais detalhes sobre cada uma delas!
Com a Viagens Machu Picchu você terá uma viagem tranquila com segurança e com conforto. Entre em contato conosco temos opções de pacotes para Peru, Machu Picchu.