11 Incríveis Museus que você deve Conhecer em Cuzco

Se a cidade de Cuzco fosse uma empresa, os museus seriam seus ativos mais valiosos. Com uma série de museus imperdíveis, essa cidade guarda relíquias milenares que, construídos em sua maioria no centro histórico, são instalações arquitetônicas ricamente emolduradas.

Respirando cultura e história, Cuzco reserva surpresas impressionantes dentro desses museus, tornando válido reservar um bom período para visitá-los, e assim, sair do Peru com uma bagagem cultural multiplicada.

Conforme já publicado em nosso blog, Cuzco oferece uma, entre tantas maneiras de conhecer o seu melhor com o Boleto Turístico, bilhete que engloba as principais atrações turísticas dessa cidade, incluindo 4 dos 11 imperdíveis museus que você conhecerá aqui.

1- Museu de Arte Contemporânea

11 incríveis museus que você deve conhecer em Cuzco
O museu de Arte Contemporâneo expõe permanentemente os trabalhos de artistas locais, como pinturas, esculturas e têxteis.

Voltado para a exposição de obras de artistas contemporâneos, esse museu foi fundado em 1995, no prédio da Prefeitura de Cuzco. À época de sua inauguração, foram doadas ao museu, 100 obras de artistas locais pelo colecionador Dr. Luis Rivera Dávalos.

Hoje, seu acervo tem cerca de 250 renomadas artes entre pinturas, esculturas, cerâmicas e outras que, expostas, dividem as atenções com mais de 50 exposições anuais de artistas nacionais e internacionais.

2- Museu Histórico Regional

Esse museu fica na mansão onde morou o famoso escritor peruano, Garcilaso de la Vega, uma construção datada do século XVI, de influência andaluz. Esse prédio já foi restaurado algumas vezes, após a ocorrência de terremotos, tão comuns na região.

Abrigando diversas coleções do patrimônio cultural de Cuzco, entre muitas peças arqueológicas dos períodos pré-incaicos e incaicos, oferece ainda pinturas coloniais de renomados artistas cusqueños.

3- Museu de Arte Popular

Exibindo trabalhos artesanais em miniatura, esse museu também apresenta mostras de fotografias antigas de importantes registros históricos da cidade de Cuzco. São fotos de casas, templos, ruas e outros que retratam a vida desta cidade no passado.

Tem também esculturas em cerâmica de renomados artesãos da região, passando por obras em barro ou em massa de arroz, representativas da vida cotidiana em Cuzco ou religiosas.

4- Museu de Sítio Qoricancha

O Museu de sitio de Qoricancha expõe fragmentos e cerâmicas do período inca

Museu dedicado a contar a história dos antepassados peruanos dessa região, mostrando a evolução cronológica passando pelas civilizações antigas pré-incaicas, incaicas e coloniais.

São mostras de peças em cerâmica, metais, têxteis, pinturas, esculturas, instrumentos musicais e maquetes. Tem também réplicas de objetos e peças líticas, de materiais encontrados em escavação não muito antigas, feitas nos anos 90.

Outros imperdíveis museus que você verá em Cuzco

Não pense que acabou, pois ainda há muito o que explorar nessa cidade tão efervescente de cultura. Esses museus guardam relíquias importantes da história antiga peruana. É um verdadeiro banho cultural!

5- Museu Inka

Pertencente à faculdade de arqueologia da Universidade Nacional de Cuzco, fica ao lado da Plaza de Armas. Muito completo, apresenta o maior acervo de peças da época dos Incas, além de objetos de outras culturas. O imperdível nesse museu é a sala das múmias.

6- Museu de Arte Pré-Colombiana

O Museu da Arte Pré-Colombino dedicado a destacar a arte das antigas culturas do Peru.

É um museu que abriga centenas de peças milenares, datadas dos anos entre 1.250 a.C à 1.532 d.C. São ricos materiais escolhidos cuidadosamente para exposição em suas salas temáticas com iluminação apropriada, as quais abrigam objetos entre pinturas, cerâmicas e até em ouro e prata. Aproveite também para degustar as delícias do restaurante em seu interior.

7- Museu de Arte Religiosa

Um museu dedicado à arte religiosa, com quadros do século XVII. Impressionante é também, a decoração arquitetônica do prédio em estilo Mourisco. Guarda um lindo jardim interno, além de móveis e vitrais coloridos.

8- Museu Machu Picchu

Também chamado de Casa Concha, esse museu guarda peças originais da cidadela antiga de Machu Picchu. São mostras de peças líticas, em metal e até restos humanos encontrados em escavações.

9- Museu Palacio Arzobispal

Conhecido também como Museu de Arte Sacra de Cuzco, esse é um museu com pinturas do conhecido pintor Diego Quispe Tito, com motivos zodiacais, aproveitando os doze ângulos das paredes, relacionadas com os meses do ano.

10- Museu de História Natural

11 incríveis museus que você deve conhecer em Cuzco
O Museu de História Natural expõe exemplares representativos da diversidade biológica da região.

Como o próprio nome diz, é um museu para contar a história das espécies biológicas da região de Cuzco. São muitas representações de animais de antigas eras, onde a geológica e paleontológica descrevem em detalhes cada espécie.

11- Museu Pachacuti

Museu onde fica o Monumento ao Inca Pachacutec, o qual conta a história, em cada andar, sobre a importância da civilização e cultura Inca. Mostra a prosperidade desse antigo povo, além de guardar em seu alto topo, um mirante de onde é possível avistar a cidade de Cuzco.

Inspirado? Veja ainda mais algumas dicas sobre Machu Picchu e Cuzco.

Com a Viagens Machu Picchu você terá uma viagem tranquila com segurança e com conforto. Entre em contato conosco temos opções de pacotes para Peru, Machu Picchu.

Deixe uma resposta