Música Peruana: Conheça Ritmos e Instrumentos Típicos!

A cultura peruana, riquíssima e única no mundo, se expressa de diferentes formas no dia-a-dia da população local. Seja através da gastronomia saborosa, das vestimentas tradicionais, das festas, da língua ou de diversos costumes, quem visita o país volta para casa encantado. Mas neste post em especial vamos falar da arte, dos sons, dos ritmos, das músicas típicas peruanas e dos instrumentos utilizados para embalar a cultura do país. Como tudo no Peru, a música também carrega uma mistura de características herdadas de civilizações antigas, de povos indígenas e até dos espanhóis, da época da colonização. Vamos juntos aprender um pouco sobre as músicas peruanas? Vamos te apresentar aqui tanto estilos mais tradicionais e folclóricos quanto estilos modernos, que agitam as noites em bares e baladas. Olha só:

Ritmos e estilos musicais peruanos

MARINERA: bastante tradicional no Peru, este estilo de dança é típico da região norte do país, próximo a cidade de Trujillo. Consiste em um flerte em o casal dançarino. A mulher está sempre vestida com vestidos longos que dão ainda mais graça aos movimentos, já os homens se vestem de maneira elegante, com sapatos bonitos e chapéus. Um lenço também não pode faltar para a apresentação.

SON DE LOS DIABLOS: de influência africana, esta expressão da cultura peruana é bastante tocada em Lima, principalmente durante o carnaval no Peru. Esta música é acompanhada de máscaras, jogos e fantasias, trajes com capas, plumas e batas.

CUMBIA: a cumbia é uma mistura de ritmos colombianos, americanos e peruanos, das regiões dos andes e da Amazônia. Este estilo de música peruana ficou popularmente conhecido nos anos 70, influenciando artistas e bandas da época, e se consagrando até os dias atuais, quando passa a ganhar versões eletrônicas animadas, que inclusive agitam as baladas de Lima, Cusco, Arequipa e de todo o país.

HUAYNO: este é um dos ritmos peruanos mais tradicionais, tendo origem nos andes e sendo bastante comum encontrar casais fazendo apresentações em lugares públicos do pais, como praças. Pode ser comprado ao sapateado, tendo passadas marcantes e passos fortes no chão. Os trajes são coloridos e ajudam a compor este espetáculo visual e cultural do folclore peruano.

Instrumentos típicos da música peruana

Alguns instrumentos peruanos são pouco conhecidos e por isso vamos apresenta-los aqui. A começar pelo Charango, é um instrumento de corda com formato parecido com um violão, porém mais compacto, que se originou possivelmente de uma mistura da espanhola com costumes indígenas da região dos andes. Outro instrumento que provavelmente você verá na sua viagem para o Peru é a Zampoña, também chamado de Ziku, em quéchua. É uma espécie de flauta, um instrumento de sopro feito de junco. Ao escutar seu som, certamente você associará a paisagens andinas e a culturas indígenas. O terceiro instrumento peruano que separamos é o Carina, também de sopro, é feito de barro, pedra e madeira, tem formato oval. Seu som remete a antigos rituais, ligados as culturas ancestrais.

Deseja ver de perto estas e outras formas da cultura peruana? Então entre em contato com nossos agentes de viagem e reserve o seu roteiro de viagem para o Peru e Machu Picchu. Temos diversas opções de pacotes, incluindo passeios em todas as regiões do país. Acesse nosso site e saiba mais.
Para continuar lendo sobre a cultura peruana e a história do Peru, acesse nosso blog.

Deixe uma resposta