Oásis Huacachina: encanto no deserto peruano

Oásis Huacachina por William Justen de Vasconcellos via Unsplash

O antigo país dos Incas é um dos principais destinos da América do Sul. Conhecido mundialmente por suas impressionantes maravilhas arqueológicas que tornam o Peru um verdadeiro museu a céu aberto, é possível que outros aspectos tão interessantes quanto o seus sítios arqueológicos passem despercebidos para algumas pessoas, como seria o caso do oásis Huacachina. 

Entretanto, como é nossa missão apresentar sempre o que há de melhor nas terras peruanas, estamos sempre dispostos a apresentar destinos do Peru que vão além do óbvio e que, certamente, terão papel fundamental para tornar o seu roteiro de viagem ainda mais inesquecível! 

E se você é um viajante que ama conhecer lugares novos e se permite surpreender com cada detalhe e aventuras que destinos menos procurados podem oferecer, você está no lugar certo. Pois hoje iremos te contar todos os detalhes sobre um dos atrativos mais admiráveis do Peru, considerado como o único de seu gênero em todo o continente, tirando o fôlego de todos os seus visitantes.

Caso você ainda não saiba, nosso país milenar é formado por inúmeros biomas, que incluem não somente as regiões montanhosas dos Andes, como a Amazônia, a costa peruana, o altiplano e o próprio deserto. Nesta matéria, vamos falar sobre o Oásis Huacachina, um verdadeiro bálsamo para quem precisa se renovar e relaxar durante a viagem ao Peru, localizado em pleno coração do deserto peruano. 

Embarque conosco nesta aventura incomparável para um dos destinos mais emocionantes do antigo país dos Incas e descubra como dar um toque especial ao seu roteiro de viagem visitando o Oásis Huacachina! 

Oásis Huacachina: o único oásis da América do Sul

Imagem de sergio via Unsplash

O Oásis Huacachina é um atrativo situado no meio do deserto do Peru, a cerca de 400km ao sul da capital do país, Lima. Este destino surpreendente é caracterizado por sua exuberância, que representa o contraste entre a força da natureza e as marcas do ser humano, que formaram uma pequena cidade no local. 

Caso você não saiba o que é um oásis, trata-se de uma pequena região em meio às zonas desérticas que possui um terreno fértil, onde existe vegetação originada da areia e, eventualmente, uma lagoa que surge a partir de aquedutos naturais subterrâneos. São cenários realmente inacreditáveis, aos quais muitas pessoas pensam existir somente nos filmes.

Huacachina, além de ser um atrativo natural, também se transformou em uma ‘cidade-oásis’ por abrigar um pequeno vilarejo com cerca de mil habitantes em suas margens. A vila possui um charme extra, uma vez que garante aos visitantes algumas atividades noturnas, opções de hospedagem, passeios e muito mais. 

As características que mais chamam atenção neste atrativo, além do vilarejo, são sua atmosfera perfeita para se desconectar do mundo exterior, já que a sensação é de estar isolado; por outro lado, sua proximidade com Ica, de apenas 2km, e de outros destinos da região, tornam Huacachina o atrativo perfeito para ampliar as aventuras pelo Peru; e, não menos importante, suas dunas indescritíveis, que são obras de arte em pleno movimento construídas pelo vento e que podem chegar a mais de 30 metros de altura. 

Tantos aspectos interessantes são complementados por um clima agradável o ano todo, o que dá ainda mais liberdade aos viajantes de visitarem o atrativo em qualquer estação. Você pode contar com dias ensolarados, bastante quentes e com baixa umidade no ar, o que o torna mais seco. Em contrapartida, as noites apresentam as clássicas quedas de temperatura do deserto, podendo chegar a 15ºC.

Não deixe de acompanhar esta matéria até o final para descobrir o que fazer em Huacachina na sua próxima viagem de férias!

Passeios no Oásis Huacachina

Apesar de ser um atrativo peruano que tem crescido nos últimos anos, as agências locais 0

ainda não oferecem passeios diferentes para realizar no próprio oásis. Porém, isso não diminui a diversão que é realizar as atividades que vamos te contar aqui!  

  • Sandboarding
Imagem de Alvaro Palacios via Unsplash

Sem sombra de dúvidas, a atividade que mais chama a atenção em Huacachina é se arriscar na prática do sandboarding, uma espécie de surf da areia. É uma oportunidade de se divertir sem pensar em acertar de primeira, o importante aqui é se permitir tentar, pois toda a graça está em ficar subindo e descendo as dunas de areia e sentir toda a emoção e adrenalina que esse momento único pode proporcionar!  

  • Passeio de buggy

Em geral, o sandboarding é realizado junto ao passeio de buggy pelas dunas, que é outro destaque emocionante dessa aventura no deserto peruano! À primeira vista pode parecer um tour comum, mas, na realidade, o tour de buggy em Ica é comparado à experiência de uma montanha-russa. Lembra que comentamos que as dunas do Oásis Huacachina são bastante altas? É aqui que você tem dimensão disso!  E há todo um frio na barriga que torna esse passeio inesquecível, pois além de ver o deserto e o oásis de diferentes ângulos, você ainda se diverte como em um parque de diversões!

  • Pôr-do-Sol

Assistir o Sol se pondo no deserto de Huacachina é um espetáculo à parte! O céu limpo, o contraste da luz entre as dunas e aquele cenário de filme com o oásis protagonizando a cena é um momento para guardar no coração. Você pode escolher realizar o passeio de buggy ao final da tarde para apreciar esse momento ou optar por buscar um lugar perfeito nas altas dunas para desfrutar de um momento de pleno relaxamento e contemplação depois de um dia cheio de aventuras!

  • Bares e hospedagens 

Se o seu intuito é pernoitar, a região no entorno do oásis vem se desenvolvendo para receber seus visitantes de uma maneira cada vez melhor. Atualmente, é possível encontrar alguns hotéis na região das margens desse paraíso, além de bares que oferecem um pouco de diversão noturna. Em geral, os horários de funcionamento se encerram antes da meia noite, mas para aproveitar de noite a dentro, a cidade de Ica possui mais opções! 

Roteiros alternativos próximos de Huacachina

Imagem de Orlando Madrigal via Unsplash

Além do paraíso fértil em meio ao deserto, a região de Ica é perfeita para visitar outros destinos fascinantes do Peru. E vamos te contar um pouco sobre duas opções de passeios para fazer enquanto estiver nas proximidades de Huacachina. 

A primeira opção é o delicioso passeio da Rota do Pisco, que te levará a conhecer um pouco mais sobre a história da produção de nossa bebida nacional peruana e as belas e tradicionais vinícolas nas quais o pisco é preparado. É possível realizar o tour completo, passando por pelo menos 3 vinícolas, ou dedicar um dia para conhecer a Vinícola Queirolo.

Outro passeio é a visita a Paracas para ter ainda mais contato com a natureza e, em especial, com a vida marinha. Paracas é lar de uma das primeiras Reservas Nacionais do país e abriga algumas das praias mais bonitas do Peru, além das famosas Ilhas Ballestas, onde é possível ver de perto as maravilhas do universo marinho. 

Se você quer saber mais sobre como fazer um roteiro integrado no Sul do Peru, continue em nosso blog para encontrar uma matéria completa dedicada a esse tema!

Recomendações para visitar o Oásis Huacachina

Se você está com seu passeio para o Oásis Huacachina agendado, aqui estão algumas recomendações do que levar para tornar sua experiência ainda melhor! 

  • Leve roupas leves para o dia, mas atente-se à queda de temperatura no período da noite. 
  • Utilize protetor solar e barreiras de proteção, como bonés, chapéus, lenços e óculos de Sol.
  • Use sapatos confortáveis, de preferência fechados, devido à areia e ao provável esforço físico necessário de acordo com as atividades a serem realizadas.
  • Esteja precavido com dinheiro vivo, pois não há como sacar dinheiro na vila, somente em Ica.
  • Conte com uma agência especializada para realizar os transfers e os passeios, certamente isso fará a diferença na sua experiência!

O deserto de Huacachina reserva vivências inesquecíveis, não é mesmo? Temos certeza que você irá amar cada minuto nesse paraíso entre as dunas de areia. Se você quer dicas sobre como elaborar um roteiro para esse destino, confira nosso itinerário Machu Picchu + Lima Mágico e Oásis Huacachina ou visite nossa página de pacotes de viagem para o Peru para conhecer outras opções. Nós e as terras peruanas esperamos por você, entre em contato conosco!

Deixe uma resposta