Os idiomas falados no Peru

O Peru é um país multicultural, cheio de tradições e diversidade linguística! E é isso que vamos explorar, os fascinantes idiomas falados no Peru. As matizes linguísticas e culturais no país, estão diretamente ligadas a história pré-colombiana e da influência de seus conquistadores, os espanhóis.

As línguas faladas no Peru e suas origens

As línguas oficiais do país são três: o espanhol, quéchua e o aimará. Porém, há mais 40 línguas originárias do país. Sendo 4 delas consideradas andinas e 44 faladas por povos amazônicos. O Quechua é a segunda língua mais falada no país, além de ser difundida em várias partes do país.

Mulher peruana com trajes típicos

O Quechua

A língua dos Incas, é considerada um dos idiomas mais importantes do Peru, por fazer parte da história do país. O quechua foi a língua do antigo Império Inca e ainda é amplamente falado nas regiões andinas do país. A língua possui variantes dependendo da região, mas todas compartilham uma base comum, além disso, é vibrante e importantíssima para a compreensão da cultura.

A relevância desta língua ancestral, não está somente no Peru mas também faz parte de outros países por onde se estendeu o Tawantinsuyo, como o Equador, Colômbia, Bolívia, Chile e Argentina.

Ainda hoje, podemos ver milhares de povos se comunicando em sua língua materna, o quechua, principalmente em cidades como Cusco e Puno.

A língua tem como características a representação das crenças destes povos que seguem até hoje influenciando aos povos andinos, separamos aqui algumas expressões únicas em Quechua:

  • Tupananchiskama: Até que a vida volte a nos reunir.
    Em Quechua, não existe tradução para a palavra adeus, isso porque os Incas acreditavam que sempre havia um reencontro, nessa ou na outra vida.
  • Kawsayta Hamuy Rikurisun: Nos vemos na próxima vida.
  • Tukuy Sonqoywan: com todo o meu coração.
  • Inti tayta k’anchayninwan k’anchariwanchis: o pai sol nos ilumina com a sua luz.

O aimará

Outra língua indígena relevante no Peru é o aimará. É falado principalmente na região do lago Titicaca, nas áreas altas dos Andes peruanos. O aimará tem um número significativo de falantes e é reconhecido como uma língua oficial do Peru, juntamente com o espanhol.

O aimará é uma das línguas nativas mais antigas da América do Sul, a origem do aimará se remonta as antigas civilizações pré-colombianas que habitavam a região dos Andes.

Hoje em dia, aproximadamente quase meio milhão de pessoas tem o aimará como língua materna no Peru.

Nativo peruano

Qual a língua mais falada no Peru hoje?

O idioma oficial espanhol segue sendo a língua mais falada do Peru, porém mesmo com esses dados, os idiomas nativos condicionaram a maneira que o espanhol é falado no país.

A dificuldade que muitos povos indígenas tinham para se comunicar em espanhol, fez com que os falantes fizessem uma junção do idioma nativo com o espanhol, e o resultado é hoje o castelhano, espanhol que contem uma grande variedade de palavras indígenas.

Essas expressões são extremamente importantes e fazem parte da identidade do país.

É necessário saber espanhol para viajar ao Peru?

Definitivamente a resposta é não! O país desenvolveu muito a sua infraestrutura turística e hoje há várias opções de tours em inglês, português e até mesmo mandarim.

A maioria das informações escritas expostas, estão em três línguas: inglês, espanhol e quechua.

Se você não sabe espanhol, mas deseja conhecer o país milenar dos incas, não se preocupe, a língua não será um problema durante a sua viagem!

O Peru é um país fascinante! Ao visitar o país, você terá a oportunidade de explorar diferentes idiomas e mergulhar na riqueza histórica que faz parte das nossas raízes latino-americanas.

Entre em contato conosco, temos itinerários que te levarão a conhecer a mágica cultura peruana.

Deixe uma resposta