Por que não visitar Machu Picchu em um só dia?

São jornadas incríveis as vivenciadas no Peru, especificamente quando a marcha for para Machu Picchu, uma vez que poucos dias são suficientes para que você desbrave intensamente as montanhas mais famosas do mundo.

Porém, ainda que seja possível explorar a cidadela antiga dos Incas em um feriado brasileiro de 4 dias, por exemplo, a Viagens Machu Picchu tem 4 bons motivos para não recomendar que você visite Machu Picchu em apenas um dia.

As oportunidades contemplativas desse lugar místico são infindas, chance de experienciar as sensações e a energia que emana dessas montanhas, e de apreciar as maravilhas naturais que lá se apresentam nas formas da rica reserva de vegetação, animais típicos e faustosa cordilheira andina.

Vamos aos 4 excelentes motivos para conhecer Machu Picchu em mais de um dia:

#1 Aclimatação

Já dissemos aqui em nosso Blog sobre a real necessidade de acostumar o corpo às altas altitudes, onde ficam muitas cidades do Peru, como Lima, Cusco, Machu Picchu e outras. Sendo assim, ao aportar na capital, Lima, já recomendamos um período de adaptação para que o soroche não afete sua estada neste país.

Chegando em Cusco será a mesma recomendação, por tanto, se você quer aproveitar de Machu Picchu sem pressa ou incômodos como dores de cabeça, enjoos, tonturas ou falta de ar, passe pelo menos 2 dias em Cusco, se alimentando levemente e se hidratando, conhecendo, claro, outros atrativos interessantes da terra dos Incas, deixando o corpo se ambientar às alturas de mais de 3.000 metros do nível do mar.

A chegada a Machu Picchu exige certo esforço devido às muitas caminhadas e escadarias, por isso, neste momento será extremamente importante estar com seu organismo em boas condições para desfrutar do melhor de uma das Sete Maravilhas do Mundo.

veja aqui as festividade do Peru.

#2 Temporada de chuvas

Duas estações são bastante determinantes no Peru – verão e inverno – algo que os turistas prestam bastante atenção antes de fazer as malas. O verão (outubro a março) é extremamente chuvoso, e caso você escolha conhecer a capital do Império Inca nessa época, saiba que dependendo das condições climáticas, são será possível realizar alguns passeios no dia marcado, deixando para outro dia, conforme for o roteiro da sua viagem.

Já no inverno, período mais seco que compreende os meses de abril a setembro, é a alta temporada peruana de turismo, sendo assim, as atrações tendem à contingência, o que também pode levar a realizar passeios por um maior período de tempo.

Isto não é um problema, é apenas uma precaução para que o visitante possa lograr do melhor que a cidadela perdida dos Incas tem a oferecer.

#3 Muitas atrações

Vivenciar plenamente todo o complexo arqueológico de Machu Picchu, visitando além das montanhas e as ruínas, conhecer a intensa história e cultura da poderosa civilização Inca, requer tempo. Por ser um local de difícil acesso, mas de grandiosa admiração, o tempo contará no relógio, principalmente hoje que existem novas regras de visitação que são justamente mais rigorosas para que a conservação se faça neste lugar cheio de esplendor.

Sendo assim, salientamos que em apenas um dia não será possível visitar as ruínas, subir cada uma das duas montanhas – Huayna Picchu e Machu Picchu -, e ainda conhecer mais sobre a história incaica no Museu Manuel Chávez Ballon, ou Museu de Machu Picchu, lugar com grande acervo de objetos originais e legítimos da era dos Incas.

#4 Tempo escasso

Fazendo o tempo te ajudar, uma de nossas recomendações é chegar em Águas Calientes, povoado mais próximo das ruínas de Machu Picchu, um dia antes para pernoitar, descansando bastante para poder aproveitar o dia seguinte, logo cedo, na cidadela.

É possível ainda, realizar a viagem de trem saindo de Cusco na madrugada, para chegar em Águas Calientes e ainda pegar o ônibus que o leve à entrada de Machu Picchu, e assim poder desfrutar do complexo. Porém há que se atentar aos horários de entrada e saída, e ainda com os horários dos trens de retorno a Cusco. Apesar de esse ser o jeito que muitas pessoas realizam a viagem, é um tempo escasso, sem que você aproveite plenamente de toda a estadia nas montanhas, além de bastante cansativo.

Como aproveitar seu tempo em Machu Picchu?

Agora, vamos dar 2 dicas de como você poderá ter pleno conhecimento e lazer em Machu Picchu e seus arredores, com um roteiro de mais dias, tornando sua viagem ainda mais completa e inesquecível.

Dica 1 – Trilhas: Para quem gosta de aventuras, as trilhas são desafiadoras porém muito satisfatórias, além das mais conhecidas não apenas no Peru, mas do mundo. Elas levam você para realizar o sonho de conhecer Machu Picchu, pela Trilha Inca é uma das 5 trilhas mais conhecidas do mundo; ou ainda a Trilha Salkantay que, além de levar você por caminhos encantadores, você observará rica natureza e os maiores picos nevados do Peru; e a Trilha Lares que também guarda seus atributos. Geralmente esses trekkings levam cerca de 4 a 5 dias para serem realizados.

Dica 2 – Tipos de ingressos para Machu Picchu: Existem 4 tipos de ingressos para entrar no complexo de Machu Picchu, e dependendo da escolha que você fizer, seu roteiro terá de ter mais dias.

  • Ingresso que permite conhecer tanto as ruínas, quanto subir as duas montanhas (Huayna Picchu e Machu Picchu), porém o tempo é escasso, sem considerar o desgaste físico para tudo isso, então indicamos que realize o passeio às ruínas, podendo obter uma estada contemplativa em um dia, e, realize as subidas às montanhas, em um outro dia.
  • Ingresso para Machu Picchu (ruínas) e Museu de Machu Picchu, indicamos que para realizar os dois passeios em apenas um dia, você chegue um dia antes em Águas Calientes.
  • Ingresso Machu Picchu Só – Turno manhã, permite a sua visita às ruínas, apenas no período da manhã, entre 6 horas e 12 horas (meio-dia). Este bilhete também exige que você esteja em Águas Calientes um dia antes.
  • Ingresso Machu Picchu Só – Turno Tarde, permite que você visite as ruínas no período da tarde, a partir de 11 horas da manhã, então, nesse sentido seu tempo de manhã não precisará ser corrido, caso você saia de Cusco, chegando tranquilamente no horário da tarde.

Concluindo, ainda que muitas pessoas realizem essa viagem em apenas um dia, saindo de Cusco de trem, e retornando, o tempo estará apertado, e você, contra o tempo, não conseguirá conhecer com a calma devida, todos os pontos importantes de Machu Picchu, incluindo as residências Incas, os templos e recintos sagrados, além da paisagem exuberante e o prazer de conquistar as montanhas.

veja aqui alguns pacotes em promoção para Machu Picchu.

Deixe uma resposta