Cânion del Colca – um dos cânions mais profundos do mundo, e ele fica na América do Sul!

Você sabia que o Grand Canyon não é o único das Américas que impressiona por sua beleza e grandiosidade? Se você é fã de aventuras irá se impressionar ainda mais com um dos cânions mais profundos do mundo: o Cânion del Colca, que fica no Peru.

Passeio que faz parte do roteiro de atrativos da cidade de Arequipa, o Cânion Colorado Peruano, como também é conhecido, fica próximo a Chivay, cidadezinha propícia para pernoitar antes ou após a visita ao cânion.

Esse cânion pode ser um dos mais profundos, mas também está em grande altitude, cerca de 3.600 metros do nível do mar, o que pode causar efeitos muito fortes do soroche, o mal de altitude caso você faça esse passeio logo em seu primeiro dia de viagem a Arequipa.

Por isso, recomendamos que fique pelo menos dois dias na cidade para se aclimatar, bebendo muita água, sem esforços extenuantes e bebendo muito chá de coca ou mascando suas folhas.

Passeio de dois dias, partindo de Arequipa

Conforme dito acima, esse passeio faz parte dos atrativos de Arequipa, e depois de uns dois dias se aclimatando nessa cidade, parta para essa pequena aventura ao Colca.

O primeiro dia saindo de Arequipa, será até a cidadela de Chivay em uma viagem de aproximadamente 10 horas, isso devido as muitas paradas que seu transporte fará para aclimatação e obviamente, admiração de paisagens magníficas, dignas das telas do cinema.

Haverá muitos mirantes onde nossos guias explicarão a história e a geografia do lugar. Será o momento também de avistar animais peruanos como as alpacas, as vicunhas e até flamingos, em um contato visual bem próximo.

Entre os vilarejos desse caminho está Chivay, Yanque e Coporaque, cidades que mais abrigam visitantes do Colca, todas com estrutura de hotéis e restaurantes para receber turistas curiosos por conhecer o vale.

Chegando em Chivay, será o momento de relaxar para o dia seguinte. Dá até para fazer leves caminhadas pelas suas ruas de terra batida, jantar no mercado central e ter contato com os moradores.

Então, o segundo dia deste passeio ficará por conta das maravilhas que o Valle del Colca reserva. De Chivay ao Cânion será outra viagem impressionante, também com paradas para aclimatação e registro de lindas fotos.

É um passeio para o dia todo, aproveitando as riquezas naturais deste incrível lugar no Peru, partindo, ao final do dia, para a cidade de Puno, para conhecer outras maravilhas peruanas.

O vale e o cânion

O Vale do Colca tem uma área de 100 km de extensão e ocupa apenas um setor da bacia do rio Colca.

Com profundidade de 3.400 metros e extensão de 100 quilômetros, esse passeio é muito apreciado pelas pessoas apaixonadas pela natureza, o qual terá paisagens belíssimas e tocantes.

A beleza geográfica dos enormes paredões do Colca, envolvem toda a bacia do Rio Colca, formando um lindo vale, por isso também guarda o nome de Valle del Colca. Este vale era a morada de povos da antiguidade, os Cabana e os Collagua, além de os Colcas, que dão nome ao lugar.

Todo o vale é cercado pelos imponentes vulcões Misti, Chachani e Pichu Pichu, que de longe podem ser vistos. Nesse centro formaram-se 14 povoados em pequenas cidadezinhas, cada qual com sua praça central com igreja, que são consideradas patrimônio nacional do Peru.

Aventuras no Colca

Cânion del Colca – um dos cânions mais profundos do mundo, e ele fica na América do Sul!
O Vale de Colca está localizado no extremo nordeste da região de Arequipa,

O Vale do Colca é uma enorme região a ser explorada que, de muitas maneiras, guarda grandes aventuras em trilhas por entre os cânions, passeios de caiaque pelo rio Colca e proximidade de animais típicos.

Começando pela fauna, há muitos lugares onde é possível ver os animais da região, tanto na terra como no ar, são eles também que dão graça ao lugar. Os condores são espetaculares no céu peruano, mas as lhamas, vicunhas e alpacas reinam nessas paragens.

Trekkings de dois dias também são possíveis realizar e, apesar de haver trilhas de dificuldade média, é necessário aclimatação e planejamento anterior. O terreno é arenoso e com muitas pedras, além de muitas subidas e descidas, mas as vistas maravilhosas são compensadoras.

Os passeios de caiaque pelo Rio Colca é para os aventureiros das águas, onde passarão quilômetros  pelo rio, em corredeiras e confluências, sendo possível sempre observar as vastas e lindíssimas vistas do vale.

Contemplação no Colca

Cânion del Colca – um dos cânions mais profundos do mundo, e ele fica na América do Sul!
O Vale do Colca, também chamado de Vale das Collaguas, pelos antigos habitantes do lugar.

O Colca é uma verdadeira obra de arte que a natureza nos presenteou. Por isso, aos que curtem contemplar, o mirante natural onde fica a Cruz del Condor, é o local mais alto do cânion e, de onde se pode observar as esplendorosas paisagens.

Esse é o lugar perfeito para registrar fotos belíssimas da geografia sinuosa do Vale do Colca, que nos possibilita admirar a paisagem natural, avistando desse mirador, impressionantes lugares, além de ver o majestoso vôo do Condor.

O majestoso Condor

O Vale do Colca é o habitat de animais, como o condor andino entre outras 100 espécies de aves.

Ave rara e até em extinção, o Condor, é a maior ave do planeta. Morador dos gigantescos paredões do Colca, pode chegar a 1,2 metros de altura, além de ter asas com impressionante envergadura de 3 metros.

Esse cânion peruano é a casa dessas majestosas aves que sobrevoam a região sempre pela manhã, entre 9 horas e 11 horas, pois aproveitam as correntes de ar quente e ventos fortes para ir a alturas cada vez mais altas.

O condor é considerado uma divindade pelos Incas, uma ave sagrada que representa os deuses espirituais do céu em uma cultura religiosa dessa civilização antiga, porém tão marcante em todas as regiões peruanas.

Ficou inspirado? Entre em contato conosco, clicando aqui, que podemos te ajudar a realizar esse sonho de viagem.

Com a Viagens Machu Picchu você terá uma viagem tranquila com segurança e com conforto. Entre em contato conosco temos opções de pacotes para Peru, Machu Picchu.

Deixe uma resposta