5 imperdíveis restaurantes em Lima

Um dos grandes pontos fortes do Peru, além da cultura, história e natureza, é a gastronomia do nosso povo, que tem conquistado milhares de pessoas ao redor do mundo. A expressão culinária peruana reflete, com muita veracidade, as características culturais que temos cultivado ao longo dos séculos, trazendo também as inovações que surgem com a modernidade. 

Algumas vezes já tratamos por aqui sobre as maravilhas encontradas nos pratos típicos do Peru, que chegam a alcançar a marca de pelo menos 2500 pratos típicos registrados. Cada um destes pratos revelam um pouco da história do país e também da variabilidade e criatividade ao usar os ingredientes tão especiais que nascem em nossas terras.

Além do tradicionalismo dos pratos essencialmente peruanos, é necessário lembrar que muito da gastronomia do Peru surgiu a partir da mistura de diferentes culturas que também se estabeleceram no país ao longo da história. Por isso, não é incomum encontrar referências japonesas ou até italianas nos ingredientes e formas de preparo dos alimentos. 

E, apesar de o país como um todo reservar experiências gastronômicas marcantes de acordo com a cultura e os costumes de cada região, há um destino muito específico que costuma abrigar o que há de mais moderno em experiência e de mais saboroso em seus pratos: a cidade de Lima. 

Caso você ainda não saiba, Lima é a capital do Peru, sendo a porta de entrada para a maioria dos viajantes que chegam de destinos internacionais no antigo país dos Incas. E este destino também é reconhecido por ser um reduto de alguns dos melhores restaurantes do mundo! 

Além de capital peruana, Lima é conhecida em todo o planeta como a Capital Gastronômica da América Latina. Este título é capaz de evidenciar a importância da cidade para a gastronomia não só no Peru, como também entre todos os países latino-americanos. 

A relevância do destino no cenário mundial foi reforçada pela participação de alguns dos restaurantes locais entre o Top 20 da importante lista The World’s 50 Best, que elenca os 50 restaurantes com melhor gastronomia e experiência entre concorrentes de todos os países do mundo.

Temos certeza de que você não vai querer perder a oportunidade de conhecer um pouco melhor a culinária de nosso país em algum restaurante do renomado destino gastronômico de Lima. 

Por isso, continue lendo esta matéria e descubra quais são nossas 5 recomendações de restaurantes para conhecer na capital do Peru, desde os melhores do mundo até restaurantes que oferecem opções únicas e são imperdíveis!

50  Melhores Restaurantes do Mundo

Como dissemos, alguns dos melhores restaurantes do mundo estão localizados em Lima, portanto, que tal começarmos nossas recomendações com estas opções famosas em todo o mundo? Descubra aqui a lista dos melhores restaurantes do mundo!

Restaurante Central

O grande destaque desta lista de recomendação é o requisitado Restaurante Central, que no ano de 2022 ficou em segundo lugar no reconhecimento do The World’s 50 Best. A proposta deste famoso restaurante peruano é trazer aos pratos a essência do Peru com toques de modernidade e excentricidade. 

Para isso, os chefs do Restaurante Central, Pia León e Virgilio Martinez, utilizam de ingredientes muito enraizados na cultura do antigo país dos Incas, porém, adicionando ao processo de preparo técnicas específicas que também trazem sabores à tona os sabores amazônicos. 

Outros dois pontos fortes deste restaurante é que a experiência gastronômica é bastante rebuscada e procura envolver todos os sentidos. Os pratos são apresentados com decorações especiais e exóticas, que agrega não somente ao visual, como também se apropria dos aromas para encantar o consumidor.

Além disso, alguns dos ingredientes vegetais são produzidos na horta do próprio restaurante, sendo todos orgânicos. E a água passa por um processo de purificação com ozônio e com o procedimento de “osmose reversa”. Por fim, o restaurante localizado no distrito de Barranco ainda conquista o público por estar em um dos bairros mais charmosos de Lima!

Restaurante Maido

Como dissemos, no Peru há diversas influências gastronômicas advindas de inúmeros países ao redor do mundo, o que ajuda a construir uma identidade multicultural dentro da experiência gastronômica peruana. Um dos ótimos exemplos disso está no restaurante Maido.

Localizado no sofisticado distrito de Miraflores, onde os encantos das paisagens do Oceano Pacífico se encontram com a modernidade da capital peruana, o Maido proporciona aos seus clientes uma experiência gastronômica Nikkei, ou seja, com influências das técnicas culinárias japonesas.

Este restaurante foi posicionado como o 11º melhor restaurante do mundo pela lista The World’s 50 Best, e seu reconhecimento se deve ao trabalho do chef Mitsuharu Tsumura, que mistura os ingredientes e sabores peruanos com a cozinha peruana. Você não pode deixar de conhecer essa maravilha!

Restaurante Mayta 

Em 32º lugar na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo está o Restaurante Mayta, um local que oferece a experiência da gastronomia peruana contemporânea, além de ser um bar de psico em Lima. 

Todo o conceito por trás do restaurante Mayta gira em torno da essência da cultura do Peru, sendo dirigido pelo chef peruano Jaime Pesaque, que se especializou em restaurantes na Europa e trouxe técnicas modernas para preparar ingredientes locais do país com sofisticação.

O nome do restaurante vem do idioma Aymara, significando Terra Nobre, portanto, todo o trabalho da experiência gastronômica no restaurante busca ressaltar e trazer à tona as maravilhas das terras peruanas.

Outros restaurantes imperdíveis

Astrid y Gastón

Comandado pelo famoso chef Gastón Acurio, o restaurante Astrid y Gastón está localizado no bairro de San Isidro, em Lima. Aberto há mais de 25 anos, este restaurante também possui em suas características a mistura de influências culturais de diferentes países, sendo estes o Peru e a França. 

Apesar de não ter ficado dentro da lista do The World’s 50 Best no ano de 2022, o Astrid y Gastón já foi considerado o 67º melhor restaurante do mundo, ou seja, vale a pena conhecer a experiência gastronômica incrível dentro de um prédio com arquitetura de gerar suspiros.

La Rosa Náutica

Se você busca por uma experiência mais romântica para viver na cidade de Lima, esta opção é a certa para sua escolha, já que estamos falando sobre um restaurante localizado em uma estrutura acima do mar com vistas para um lindo pôr-do-Sol e cercado pelo lindo som das ondas do Oceano Pacífico.

Em termos de experiência gastronômica, o restaurante La Rosa Náutica, situado em Miraflores, oferece tanto pratos de culinária internacional, baseado em diferentes países, quanto pratos próprios da cultura peruana. 

A mistura da excelente gastronomia com a experiência de visitação no local deixa tudo mais encantador. Certamente você viverá algo incrível neste restaurante que evidencia as belezas da capital do Peru.


Agora que você já conhece as melhores recomendações sobre onde comer em Lima e das melhores experiências gastronômicas da cidade, temos certeza de que você está um passo à frente para criar o roteiro perfeito pela capital do país. Além disso, se você está interessado em uma vivência mais próxima da realidade de nosso país, a feira gastronômica Mistura é uma ótima opção!

Apesar de ser considerado por alguns viajantes como um destino “de passagem”, cada vez mais Lima tem se mostrado com um grande potencial turístico, sendo muito bem estruturada e com experiências únicas. Por isso, vale a pena saber coisas para fazer em Lima para aproveitar alguns dias na cidade. 

Se você está interessado em viajar para as terras peruanas em breve, não deixe de conferir nossos pacotes em promoção para Peru e Machu Picchu. Você também pode entrar em contato com nossa equipe de especialistas para criar o itinerário feito sob medida para você, para isso, inspire-se em nossos pacotes para o Peru. Venha conhecer o melhor de nossa cultura com a Viagens Machu Picchu!

Deixe uma resposta