5 lagunas imperdíveis no Peru

O Peru não cansa de nos surpreender, e por mais que já tenhamos mostrado o seu melhor neste Blog, sempre tem uma novidade por conta dos destaques diferenciados que cada um dos atrativos proporcionam aos visitantes.

Agora, os novos destaques do Peru são as suas lagunas, que são imensas e belas extensões de água que se moldam na paisagem em magníficas configurações entre montanhas, florestas e parques que garantem um visual admirável.

Entre tantas, há 5 delas que são as meninas dos olhos dos peruanos, e ficam em lugares característicos e estrategicamente bem posicionadas para a melhor contemplação de quem quiser observá-las. Vamos a elas:

1- Lago Titicaca

Dividindo suas belezas com os bolivianos, o Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo, e guarda mistérios e histórias fascinantes em suas águas e ilhas.

O lago fica a 3.800 metros do nível do mar, e está localizado próximo à cidade de Puno, ao sudeste do Peru, fazendo fronteira com a Bolívia. Passeios de barco são atrativos comuns, assim como a visita às muitas ilhas de Uros, ilhas flutuantes e artificiais feitas de totora, uma espécie de palha proveniente da beira do próprio lago.

A população que resiste nessas ilhas é muito tradicional e rústica, vivendo de pesca e artesanatos, costumes herdados de seus antepassados, costumes esses ainda muito vivos em sua maneira de agir e pensar.

Ilhas naturais também são atrativas aos viajantes que gostam de vivenciar e sentir na pele as formas e tradições de como vivem essas populações. As ilhas Taquile e Amantani são as mais procuradas para o turismo vivencial, proporcionando uma real experiência entre comidas típicas, festas, danças e vestimentas puramente tradicionais.

2- Laguna Humantay

Essa é a lagoa azul do Peru, uma preciosidade natural que se forma logo aos pés do Monte Salkantay, uma das mais altas e nevadas do Peru. Suas águas são originadas do degelo da montanha, e por isso mantém uma coloração fascinante variando entre o verde esmeralda e o azul.

Apesar de não ser muito conhecida pelos brasileiros, é exatamente por isso que fica aqui a dica, para que você não perca a oportunidade de conhecer mais essa riqueza peruana, digna de paisagens dos filmes hollywoodianos.

É possível conhecê-la pela Trilha Salkantay, caminhos que levam à Machu Picchu, mas que tem todo um trajeto esplendoroso à sua frente, pronto para ser admirado entre montanhas, lagoas, povoados remotos, florestas e animais típicos do Peru.

Para conhecer apenas a laguna, é possível realizar um passeio de um dia inteiro, contratando agências ou por conta, partindo de Cusco, até Mollepata, e, a partir daí, por um percurso de apenas 2 quilômetros, mas que entre subidas e descidas, acaba tornando o caminho um tanto dificultoso, mas nada que faça você desistir da compensatória vista para o puro branco do pico nevado Salkantay, junto do intenso azul da Humantay.

3- Laguna Huacachina

Esse é um verdadeiro oásis em meio a dunas que mais parece uma miragem por tamanha beleza no meio de solos tão arenosos como o são nessa região do Peru, próximo à cidade de Paracas. A laguna Huacachina no centro desse paraíso escondido é a atração principal, podendo até realizar graciosos passeios de barquinho ou pedalinho.

Um lago de águas verdes com pousadas, restaurantes, bares e lojas ao seu redor, trazendo uma noite de descanso, paz e tranquilidade aos visitantes que, durante o dia, estavam em busca de aventuras com buggys por entre dunas.

Esse é um pequeno vilarejo remoto, que proporciona um turismo que vagueia entre as aventuras radicais nas dunas, e a paz convidativa à relaxar no lago. Essa é a real beleza do Huacachina.

4- Laguna Parón

Outra laguna peruana que exibe belíssima configuração junto de uma montanha imponente, a Garcilaso, pico em formato de pirâmide com 5.885 metros de altitude, ambos localizados dentro do Parque Nacional Huascarán, próximo de Huaraz.

Suas águas, também devido a sua origem dos degelos das montanhas ao redor, tem um azul turquesa intenso, que impressiona a magnífica beleza da vista. E para ver essa maravilha, é necessário um mini-trekking por uma trilha plana e demarcada, ou seja, dificuldade quase zero para se deparar com mais um cenário digno de filme, no Peru.

Algumas agências de viagens, proporcionam ao seu viajante, um café ou pequeno almoço de frente à essa venerável paisagem natural, de cor azul piscina deslumbrante. Não perca a oportunidade de vivenciar esse passeio.

5- Laguna 69

Considerada uma das lagunas mais bonitas da América do Sul, a Laguna 69 também está dentro do Parque Nacional Huascarán, e é de originalidade glacial, por isso o impressionante tom azul das suas águas.

Para conhecê-la, mesmo estando dentro do mesmo parque que a Laguna Parón, sua trilha não é tão simples quanto a anterior, mas é muito mais compensadora. O fato do parque se encontrar em uma altitude muito alta, a trilha começa em 3.900 metros do nível do mar, chegando a 4.600 metros em alguns pontos, dificultando a caminhada que se torna mais cansativa.

Como já dissemos, todo esse esforço despendido em 3 horas de trekking, é compensado com a extraordinária vista para a abundância de águas turquesas e montanhas imponentes. Um azul assim, será difícil encontrar no resto do mundo!

Algumas pessoas têm coragem de entrar em suas gélidas águas, até por conta de uma lenda que diz serem águas que trazem fertilidade à quem mergulha, mas é realmente para corajosos! É possível também, realizar picnics à sua beira, descansando e contemplando-a com um sorriso no rosto, repleto de satisfação por poder presenciar tamanha beleza natural.

Deixe uma resposta