Trilha Lagoa Humantay – a lagoa azul do Peru

Entre tantos lugares espetaculares do Peru que já falamos aqui, eis que surge mais um: Laguna Humantay. Dissemos surge, não porque essa lagoa passou a existir só agora, mas pelo fato de ser um lugar não tão visitado, pelo menos não por brasileiros.

É até triste pensar que existem tantos brazucas que vão ao Peru e não têm o conhecimento desse lago esplendorosamente maravilhoso, pois está realmente perdendo a oportunidade de apreciar mais um espetáculo que a natureza nos oferece.

Digna de paisagens cinematográficas, toda a região da laguna é parte das preciosidades naturais das terras peruanas, e fica aos pés da Montanha Salkantay, uma das mais altas do Peru, pertencente à imponente Cordilheira Blanca. A configuração formada entre a montanha branca e a lagoa verde-azulada é surpreendente, digna de veneração e contemplação por horas à fio. Não perca essa chance!

O Peru é um pais com muita historia, veja nosso artesanato Peruano

Conhecendo a Laguna Humantay pela Trilha Salkantay

Lagoa Humantay

A Trilha Salkantay é uma das aventuras mais desafiadoras que te levam à sagrada cidade de Machu Picchu, e pode ser vivenciada com a Viagens Machu Picchu em um roteiro especial, ou seja, uma viagem de experiências singulares.

A trilha toda tem um percurso de 74 quilômetros, realizada em cinco dias de trekking, partindo da cidade de Cusco. É aquele tipo de viagem a qual você não aprecia apenas o destino final, mas contempla todo o trajeto em florestas, rios, vales e cachoeiras que tornam o caminho ainda mais fascinante.

Pico nevado de beleza grandiosa, a Montanha Salkantay fica a 6.722 metros de altitude, e para se agraciar com a sua vista, é necessário pelo menos 2 dias de aclimatação na cidade de Cusco, acostumando o corpo à essas alturas elevadas, fora do comum para os brasileiros.

Mesmo que o final da trilha dê em uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, todo o percurso também será uma maravilha, principalmente no trecho que passar pela Laguna Humantay, por tanto, aqui sim podemos dizer: aprecie sem moderação. 😉

Conhecendo apenas Laguna Humantay

Por um trecho de cerca de 2 quilômetros, apesar de ser um trajeto curto, há muitas subidas, o que eleva um pouco o grau de dificuldade do caminho, porém todo ele, e principalmente a lagoa, é muito compensador.

Também partindo de Cusco, o caminho para a Laguna será o início do trecho da trilha Salkantay, porém o destino final é a própria laguna. Optando pela segurança de contratar uma agência que realiza esse passeio, o primeiro trecho é feito de van até Mollepata, e durante todo o percurso haverá paradas para café da manhã e lanches.

Depois segue ainda na van até os pés da montanha Salkantay, começando aí, a trilha à pé que dura cerca de 1 hora, dependendo do ritmo. Como é um passeio para o dia todo, é bom levar uma mochila com água, protetor solar, folhas de coca para evitar o soroche, óculos de sol, papel higiênico e agasalhos corta vento. Se você for em épocas de chuvas, leve também uma capa de chuva.

Chegando à Laguna Humantay

Suas águas são de origem do degelo do pico da própria montanha Salkantay, e por isso, a cor das suas águas, varia do azul turquesa ao verde esmeralda, ou seja, uma riqueza natural vista pelos olhos humanos.

Conhecida como lagoa azul peruana, a Humantay está a 4.630 metros de altitude e é uma das lagunas mais belas do país. Podemos dizer que ela disputa o primeiro lugar no ranking das melhores lagoas do Peru, com as tão encantadoras quanto, lagoas de Huaraz, no Parque Nacional Huascarán.

Estando lá, será o seu momento de contemplação, além de registrar lindas fotos, que ficarão para sempre guardados na memória. Esse será um dos mais lindos lugares que você, viajante assíduo, irá registrar na vida. Aproveite!

Deixe uma resposta