As Novas Atrações do Lago Titicaca que Você Precisa Conhecer!

Se você está por aqui, é porque já escutou falar muito de um dos destinos mais impressionantes do Peru: O Lago Titicaca. Nesta matéria queremos sair do tradicional e conhecer um pouco mais do que sempre é falado deste destino além de novas atrações imperdíveis para aqueles que buscam mais do que conhecer a paisagem e a cultura local, mas que desejam também sair do comum e desfrutar do que de melhor esta região pode oferecer.

O lago Titicaca está localizado na cidade de Puno a mais de 3.812 metros acima do nível do mar e é compartilhado com a Bolívia. Muitas lendas rodeiam estas águas, uma delas é que este seria o berço do mundo, onde Viracocha, o deus sol, teria saído e criado todas as coisas. Muitas destas lendas viraram crenças e são celebradas até hoje pela população de Puno.

Além de suas belas paisagens e incríveis crenças e manifestações culturais, Puno e o Lago Titicaca tem muito mais para oferecer! Se você está buscando uma experiência luxuosa e com muita aventura, há algumas atrações exclusivas que deverão ser incluídas na sua lista de o que fazer no Lago Titicaca!

Estas são algumas novidades exclusivas para uma experiência de luxo inesquecível no lago navegável mais alto do mundo:

  • Passeios privados às Ilhas: As ilhas do Lago Titicaca pode ser uma oportunidade única de interagir com as comunidades locais que habitam esses lugares. Como as ilhas flutuantes de Uros e a impressionante ilha de Taquile, com tours exclusivos em privado.

 

  • Hospedagem exclusiva no Titicaca Lodge: Este lodge construído em uma ilha flutuante, foi projetado para ser uma experiência única no Lago Titicaca. Neste lugar você irá desfrutar do melhor da culinária local, serviços exclusivos e paisagens de tirar o fôlego, o local é como um pedaço flutuante do paraíso entre os cenários mais bonitos e idílicos do Peru. Saia do habitual se desconecte do resto do mundo e conheça muito mais destas águas que ainda esconde muitos mistérios.

 

  • Viagem de trem Perurail Titicaca: Em sua lista de desejos, esta experiência deveria estar entre as primeiras! Esta é uma aconchegante viagem ao lago titicaca, a bordo de um trem minimante decorado, que oferece uma das experiências mais marcantes pelos andes peruanos.
    Esta viagem, pode sair da cidade Cusco com direção a Puno, mas também poderá acontecer saindo de Puno em direção à cidade de Cusco. Com certeza é a opção mais incrível para chegar em ambas as cidades, a viagem dura em torno de 10 horas.
Incríveis paisagens desta rota

                                                                                                                                                                        Há muitos mistérios para se desvendar neste lugar ímpar! Se atreva a conhecer o mais alto lago navegável do mundo!

Alguns aspectos Culturais do Lago Titicaca

Foi declarado como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO devido a sua importância que tem na história e na cultura do Peru e da Bolívia. As comunidades que vivem nas ilhas do lago conseguiram manter suas tradições e costumes com o passar dos séculos, o que torna este lugar um verdadeiro tesouro cultural.

Um dos costumes mais interessantes deste lugar é realizado pela comunidade de Uros que habitam no lugar, é de construir e manter ilhas de junco, ou totora como conhecido por eles. Estas ilhas demonstram a engenharia e a criatividade desta comunidade, que se adaptou ao seu entorno natural e construiu e continua construindo suas próprias casas e espaços comunitários sobre a águas.

Outro lugar que vale a pena é a ilha de Taquile, habitada pela comunidade Taquilenha. A ilha é famosa pelo seu tecido de lã de alpaca e ovelha fabricada pelos locais, os visitantes poderão adquirir esta arte dos artesões na praça principal da ilha.

Na cidade de Puno, situada nas margens do Lago Titicaca, também se pode encontrar várias atrações culturais, como: A praça de armas de Puno.

As maravilhas do lago titicaca

Quantos dias são necessários para explorar o Lago Titicaca?

A resposta para essa pergunta pode ser um pouco relativa, isto porque poderá depender do que você deseja conhecer! Há inúmeras atrações neste lugar, e se você passageiro desejar conhecer o máximo possível, tendo experiências diretas com a cultura local, nós recomendamos de 3 a 4 dias neste lugar!

No entanto, se seu intuito é relaxar nas águas calmas e azuis do lago, nós recomendamos no mínimo para 3 dias, pois assim poderá conhecer as principais atrações além de relaxar e desfrutar deste lugar pacífico!

O que significa o nome Titicaca?

O nome deste lago é a junção dos dois idiomas locais Quechua e Aymará. “Titi” em quéchua significa gato ou puma e Kaka em aymará significa montanha ou rocha. Sendo assim o nome deste gigante de águas azuis tem várias traduções, como: montanha do puma ou puma de pedra, o que realmente pode ser o sentido real do nome do lugar, pois muitos locais afirmam que o lago tem a forma parecida com a de um Puma.

Além disso, as margens deste lago e as montanhas que rodeiam este lugar foi e ainda é casa destes felinos andinos.

Roteiro imperdível para explorar o Lago Titicaca:

Tenho certeza que ao ler tudo isso, o seu desejo de conhecer este lugar aumentou! Por isso criamos este roteiro imperdível para conhecer o lago titicaca além do comum, esta proposta de roteiro inclui:

  • Dia 1: Chegada em Cusco e traslado ao hotel.
  • Dia 2: City Tour Arqueológico em Cusco | Guiado em português
  • Dia 3: Tour Vale Sagrado dos Incas – Urubamba | Guiado em Português (Pernoite no hotel Casa Andina Premium Valle Sagrado).
  • Dia 4: Tour Maras Moray e Salineras saindo do Vale Sagrado | Guiado privado em português (Pernoite no hotel Casa Andina Premium Valle Sagrado).
  • Dia 5: Machu Picchu Full day | Guiado Privado em Português – Cusco
  • Dia 6: Rota do Sol by Titicaca Luxury Train (Cusco – Puno)
  • Dia 7: Tour no Lago Titicaca – Ilhas Flutuantes de Uros e Taquille | Serviço privado em lancha rápida. (Pernoite no Titicaca Lodge Luxury)
  • Dia 8: Traslado do Titicaca Lodge ao Aeroporto de Juliaca.

Trilhar este roteiro será uma experiência única, cheia de muita cultura, tradição, luxo e conforto! O pacote Origens Incas by Titicaca Lodge Luxury é muito mais do que um roteiro comum, mas são 8 dias repletos de descobertas fascinantes, momentos inesquecíveis, imersão profunda na rica história e na exclusividade que o país oferece.

Esta jornada pelo milenar país dos Incas ficará para sempre em sua memória!

No momento é seguro viajar para o Lago Titicaca?

Sim! Depois de algumas semanas de greves dentro do país no final do ano passado(2022), por problemas políticos dentro do país, alguns lugares como as rotas para chegar a Puno estavam fechadas. No entanto, meses após esses ocorridos tudo está normal, e o destino como também o país é considerado novamente um destino seguro para se viajar!

Que conhecer mais sobre este país milenar e as origens incas?

Uma verdadeira aventura de luxo no Lago Titicaca, está esperando por você! O lago titicaca é o lugar perfeito para conhecer as origens incas que habitaram a América do Sul e deixaram um verdadeiro legado! O Peru é um país único por suas heranças ancestrais e queremos que os nossos passageiros desfrutem ao máximo de uma verdadeira vivência durante 8 dias inesquecíveis! Entre em contato conosco para viver esta aventura! Temos uma equipe de especialistas prontos para tornar esta experiência muito melhor, com dicas, informações essenciais, assistência em todos os momentos de sua viagem e muito mais! Continue lendo mais sobre o Peru em nosso blog!

Deixe uma resposta