As impressionantes ruínas de Kuelap

O Peru tem centenas de sítios arqueológicos que encantam a qualquer pessoa, e neste blog vamos te contar a história de um dos lugares mais impressionantes do país, a cidadela de Kuelap.

No coração da Amazônia peruana, escondida entre as montanhas, encontra-se a impressionante cidade de pedra, Kuelap. Este sítio arqueológico, de origem pré-inca, mostra um pouco de como vivia a cultura pré-colombiana dos Chachapoyas.

Quem foram os povos da cultura Chachapoyas?

Essa cultura se desenvolveu na região amazônica entre os séculos VII e XV, antes do surgimento do império Inca. É conhecida como “os guerreiros das nuvens ou os homens das nuvens”, os Chachapoyas resistiram bravamente aos avanços do império Inca, construíram suas fortalezas estratégicas nos altos das montanhas, suas muralhas tinham cerca de 20 metros de alturas e edifícios imponentes.
Kuelap era o centro político, religioso e administrativo desse antigo povo, e suas ruínas testemunham o esplendor desta civilização.

Essa cultura foi conquistada pelos incas e seus povos foram realocados entre as quatro regiões do Tawantinsuyo. Não se sabe ao certo tudo relacionado a esse povo, estudos apontam que eles tinham uma língua diferente da falada pelos Incas, então o nome pela qual os conhecemos foi dado pelos mesmo Incas. A pesar se suas grandes conquistas, esses povos indígenas não deixaram nenhum registro.

Kuelap na Amazônia Peruana

O descobrimento de Kuelap

Até 1843 esse lugar não era conhecido pelo mundo, isso por conta do pouco acesso até o lugar. Foi então que em 31 de janeiro deste mesmo ano, Juan Crisóstomo Nieto, por meio de uma expedição guiada pelos locais, conheceu a casa dos homens das nuvens.

Porém, somente entres os anos de 2015 e 2017 essa cidadela começou a ser conhecida pelos turistas de todos os cantos, isso devido à construção dos teleféricos, aumentando assim a facilidade de chegar até onde está a cidadela.

Onde se localiza a cidade de Kuelap e como chegar?

O Peru está dividido por departamentos, e Kuelap está no departamento do Amazonas na cidade de Chachapoyas há mais de três mil metros acima do nível do mar.

Para conhecer esse lugar magnifico, primeiro você deve chegar em Lima e tomar um voo interno até a cidade de Jáen, essa é a cidade mais próxima a Chachapoyas, após isso você deve tomar um traslado até a cidade Chachapoyas, a viagem é de aproximadamente três horas.

Como chegar a Kuelap?

Desde Chachapoyas você deve ir até o povoado de Nuevo Tingo, o trajeto leva em torno de uma hora e trinta minutos, daí você deve começar o percurso até a cidadela.
A melhor opção para ascender é via teleférico que o deixará na mesma cidadela em 20 minutos, mas se você não despensa aventuras também poderá realizar a trilha até lá, são aproximadamente 4 horas de caminhada.

Mas se deseja ter uma experiência completa, poderá ascender em teleférico e retornar caminhando, a descida leva em torno de 2 horas.

Informação importante: O Teleféricos Kuelap suspende seus serviços a cada período determinado de tempo para fazer manutenção, consulte no momento da reserva.
Não se esqueça de tomar chá de coca e se aclimatar anteriormente a altitude, visto que a cidadela está a mais de 3.000 metros acima do nível do mar.

O que conhecer em Chachapoyas?

Essa região nas costas dos andes peruanos, possuem vários lugares que ainda são um verdadeiro enigma! Separamos os mais imperdíveis para conhecer ao realizar uma viagem a Chachapoyas.

  • Gocta Lodge:
    Para conhecer e para se hospedar! Esse hotel está de frente para uma incrível cachoeira, a Gocta, uma das mais altas do mundo.
  • Catarata de Gocta:
    Com 771 metros, esse é um dos lugares mais imponentes da região, a visita guiada neste local impressionará!
Cataratas do Gocta
  • Cidadela de Kuelap:
    A cultura pré-inca Chachapoyas é uma das mais interessantes do Peru antigo.
  • Karajía + Caverna de Quiocta:
    A caverna de Quiocta é extensa, está cheia de pinturas rupestres, utensílios, restos de cerâmicas e ossos. Karajía são impressionantes sarcófagos, aninhados ao lado de um penhasco da cultura Chachapoyas.
Sarcófagos de Karajía

Chachapoyas na região amazônica guarda tesouros históricos e culturais que vale a pena ser visitado.

Qual a melhor época para visitar Kuelap?

A melhor época para visitar Kuelap é durante a estação seca, entre os meses de maio a setembro. No entanto, essa região é úmida, e pode ter precipitações todos os dias do ano independente da estação.
Por isso, ao viajar para essa região esteja prevenido com capas de chuvas, sapatos antideslizantes e roupas confortáveis a prova de água.

Por que conhecer Kuelap?

Se você quer conhecer mais sobre os povos ancestrais e primeiras cidades da América do Sul, esse é o lugar perfeito!

Além disso, a cidade está a mais de 3.000 metros do nível do mar e oferece uma vista espetacular de todo o vale.

Fatos que você precisa conhecer sobre Kuelap e Chachapoyas

  1. Kuelap possui muralhas que superam os 19 metros de altura, é realmente uma cidade fortificada.
  2. Para construir esse lugar se necessitou três vezes mais material do que o usado para construir a pirâmide de Keops no Egito.
  3. Em 1998 foi declarada como patrimônio cultural da nação.
  4. A maioria das construções de Kuelap são redondas exceto 4 delas.

Que lugar sensacional, não é mesmo? Esse é um lugar singular para se conhecer, cheio de história e mistério. Com suas impressionantes estruturas de pedras, sua localização e suas conexões com a natureza.

Com toda essa magnificência muitos a comparam com Machu Picchu, ainda assim é importante lembrar que o local está situado é uma área remota e que demanda se preparar e se informar antes de viajar ao lugar.

Entre em contato conosco, temos os melhores roteiros incluindo esse destino espetacular!

Faça suas malas e embarque em direção a esta incrível aventura!

 

Deixe uma resposta