O que fazer no Peru além do óbvio

Sabemos que Machu Picchu é basicamente o sinônimo de Peru, sendo a primeira coisa em que muitas pessoas pensam quando falamos das terras dos Incas, mas isso não significa que esta é a única atração para ver neste país que é uma joia na América do Sul. 

Nosso país é amplamente diverso, não somente com relação à cultura, mas também em história e natureza, por isso adoraríamos te mostrar algumas das atrações não turísticas de nosso país, mas tão impressionantes quanto a Cidadela Inca.

Para aqueles que não sabem, o Império Inca durou apenas um século e, embora seu desenvolvimento faça parecer que esta tenha sido uma civilização milenar, na verdade, ela foi bem curta, mas teve grande importância para nossa história. Portanto, o Peru possui algumas das relíquias pré-Inca que valem totalmente a pena conhecer! 

Além disso, quando se trata de maravilhas naturais, existem inúmeras destas espalhadas por todo o país. Nossas três regiões naturais são outra razão perfeita para escolher o Peru como seu principal destino turístico na América do Sul, onde a exuberante floresta tropical, praias paradisíacas e imponentes picos nevados irão te fazer se apaixonar por nossa diversidade.

Como você pode ver, o Peru é muito mais do que Machu Picchu e queremos que você veja ao menos um pouco disso com seus próprios olhos, sem perder as melhores atrações durante seu roteiro tão desejado. Aqui você encontra os melhores atrativos que vão além do óbvio no Peru!

Mas antes de irmos ao ponto, confira estes sumário e pule direto para a região que deseja visitar:

 Os Enigmas Entre a Costa e o Deserto


A costa e o deserto peruanos foram os berços de diversas civilizações ancestrais, algumas delas contemporâneas às culturas egípcias e mesopotâmicas. Portanto, estas regiões possuem um impressionante patrimônio histórico e, embora pouco se saiba sobre esta sociedade de milhares de anos, suas ruínas arqueológicas contam parte de sua história.

Apesar disso, a natureza é outro ponto a ser destacado na região, onde praias e locais paradisíacos no meio do deserto os tem feito ser um dos destinos mais procurados para o verão no país. Queremos que você veja com seus próprios olhos, então aqui reunimos algumas das atrações imperdíveis! 


1. Cidadela de Caral

Este é um dos achados arqueológicos mais importantes de nosso território, já que acredita-se ter sido a cidadela mais antiga das Américas. Entretanto, o local não havia sido considerado até o ano 2000, quando pesquisas revelaram sua verdadeira antiguidade.

A Cidadela de Caral tem cerca de 5.000 anos, uma vez que se desenvolveu entre 3.000 e 1.800 a.C. Portanto, acredita-se que esta antiga civilização poderia ter sido mãe de todas as culturas andinas no território peruano.

De acordo com especialistas, Caral pode ter vivido um período de paz, já que não existem sinais de guerras ou armas entre os artefatos encontrados na região e em seus arredores. Impressionantemente, Caral foi uma capital econômica dedicada ao comércio de seus produtos agrícolas com os habitantes da costa peruana e outras partes da área.

Esta antiga cidadela foi o início de uma era e você pode vivenciar um pouco desta parte importante de nossa história saindo de Lima. O sítio arqueológico está situado a 184 km da capital peruana e temos a excursão perfeita para você! Confira esta matéria sobre nosso Tour por Caral enquanto está aqui!


2. Cidadela de Chan Chan

Se você ama história tanto quanto nós, então certamente não pode esquecer de passar pela maior cidadela de argila da América antiga. A Cidadela de Caral provavelmente é a principal atração dentro de Trujillo, já que possui 20 km quadrados e compreende vários recintos murados com esculturas intrigantes em suas superfícies.

De acordo com arqueólogos, a cidadela de Chan Chan foi construída pela cultura Chimu por volta de 900 d.C. e é um dos maiores achados arqueológicos no norte do Peru. O local foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1986, devido à sua importância histórica e esculturas impressionantes.

Este complexo arqueológico é famoso por sua grande extensão e distribuição, com áreas administrativa, cerimonial, residencial e de trabalho precisamente separadas. O estilo arquitetônico varia a depender da zona, permitindo aos Chimu diferenciar suas classes socioeconômicas.

Toda a cidadela é fechada por um grande muro feito de tijolos de argila com belas gravuras de figuras de animais e geométricas, integrando seu simbolismo e crenças sagradas à arquitetura de toda a capital. Gostaria de explorar este local? Confira este pacote de viagem para Trujillo e veja tudo com seus próprios olhos!


3. Praia de Huanchaco

Não há forma melhor de dar uma pausa nos conhecimentos sobre nossa história do que ir à praia e relaxar a mente com o som das ondas, especialmente no Peru, onde a combinação entre praia e gastronomia não poderia ser mais deliciosa!

A praia de Huanchaco é a parada perfeita para aqueles que estão buscando se afastar um pouco das atrações turísticas, embora esteja ganhando popularidade ao longo dos anos  entre os turistas, já que está localizada próximo a sítios arqueológicos majestosos e oferece as condições perfeitas para surfar no Peru.

Além disso, a expressão gastronômica nortenha é tão deliciosa quanto você pode imaginar, certamente este é o lugar perfeito para provar ceviche e um pisco sour refrescante, enquanto assiste a um pôr-do-Sol às margens do oceano Pacífico.

Somando a toda esta experiência, você irá descobrir o Caballito de Totora, um antigo barco feito inteiramente de junco de totora, uma tradição que tem sido realizada desde os tempos pré-Inca. Certamente será um destino imperdível no norte do Peru!


4. Huacachina

De longe este é o destino turístico mais famoso no sul de Lima, e se você reparou, entendeu que o local tem ganhado popularidade entre blogueiros de viagens e influenciadores do Instagram. Caso você não tenha entendido no início da matéria, este é o único oásis natural na América do Sul e compreende um lindo cenário para relaxar, se desconectar do resto do mundo e, mais importante, se divertir.

Huacachina está localizada a apenas 15 minutos da cidade de Ica e é considerado o destino perfeito para escapar dos agitos de Lima, graças à sua localização privilegiada e paisagens naturais, onde imponentes dunas de areia cercam uma lagoa de águas verdes.

A parte mais emocionante de visitar Huacachina é fazer um passeio de buggy e sandboard, que te permitirá cruzar as dunas do deserto como se você estivesse em uma montanha-russa, para depois deslizar no sandboard.


5. Paracas

Entre as coisas mais populares para se fazer na costa peruana, Paracas é o destino certo para dar um tempo de tantos agitos. Esta linda cidade litorânea é cercada pelo vasto oceano Pacífico e pelo deserto árido do país, criando um cenário mágico, que abriga uma fauna marinha extensa. 

Caso você não saiba, a Península de Paracas possui um dos lugares mais biodiversos na costa do Peru, um grupo de ilhas e formações rochosas chamadas Ilhas Ballestas. Esta parte da região é lar de aves exóticas, pinguins-de-Humboldt, da maior colônia de leões marinhos do Peru e, se você tiver sorte, ainda poderá observar golfinhos no trajeto para este lindo lugar.

Da mesma forma, a Reserva Nacional de Paracas está na lista das melhores coisas para fazer em Paracas, já que é o local onde o deserto encontra o mar, um paraíso árido com cores vivas, praias paradisíacas e a brisa refrescante do oceano.


6. Linhas de Nazca

Pessoalmente, acharíamos um pouco rude deixar as Linhas de Nazca fora desta lista. Estes antigos geoglifos são um enigma que ainda não foi solucionado, mas certamente é uma maravilha do mundo antigo que tem nos deixado intrigados e encantados há muito tempo.

As figuras gigantes tem permanecido como um mistério, embora sejam estudadas há cerca de 80 anos. Entretanto, conforme novas pesquisas são realizadas no local, novas informações aparecem, nos permitindo entender um pouco mais deste sítios arqueológico enigmático.

As Linhas de Nazca foram criadas pela cultura Nazca e, ainda que existam inúmeras hipóteses sobre as funções destes geoglifos, que variam de calendário astronômico a local de pouso de naves extraterrestres, o local poderia ter sido usado para propósitos cerimoniais.

Atualmente, a única forma de apreciar completamente esses geoglifos gigantes é fazendo um sobrevoo pelas Linhas de Nazca, que leva cerca de 35 minutos ao todo, mas permite que você veja as figuras mais bem-preservadas de cima das nuvens.


Como você pode ver, o litoral da região também possui seus segredos e maravilhas naturais que o tornam o destino certo para descobrir o Sul do Peru. Além disso, existem outras atrações que você precisa conhecer, e temos as informações certas para você! Confira nossos guias de viagem do Peru para saber mais.

Uma Jornada Mítica pelos Andes

Como talvez você já saiba, os Andes foram o berço de inúmeras civilizações ancestrais, das quais algumas influenciaram o desenvolvimento de culturas sucessoras, enquanto as últimas existentes deixaram um legado predominante no coração de cada região.

Por este motivo, as montanhas peruanas possuem belas crenças e tradições antigas que têm sido realizadas há gerações até os dias atuais. Além disso, as maravilhas naturais desta região são impressionantes, não há como negar, com várias montanhas nevadas, vales verdes e lagos de água azul turquesa.

Portanto, os Andes oferecem a experiência de viagem mais completa de nosso país, abrangendo cultura, história e esportes de aventura do começo ao fim. Aqui listamos as maravilhas naturais mais impressionantes, além de sítios arqueológicos incríveis, para você!

Se você gosta mais de natureza, aqui estão algumas atrações que você deveria considerar incluir em seu roteiro: 

1. Laguna Churup

A Laguna Churup é um dos locais que te farão sentir como se você fosse parte de um conto-de-fadas da vida real, onde suas águas claras e coloridas te deixarão de queixo caído com sua grandiosidade, enquanto a majestosa montanha nevada Churup te acompanha pelo caminho.

A Laguna Churup está situada a 45 minutos de carro partindo de Huaraz. Entretanto, não deixe essa proximidade te enganar, já que a lagoa está a 4.450 metros acima do nível do mar.

Por isso, você não pode subestimar esta trilha, uma vez que ela pode ser bastante difícil a depender de sua condição física e aclimatação. No entanto, todo o esforço será recompensado quando você chegar ao destino.

Graças à sua água rica em minerais, a lagoa possui uma coloração peculiar que a torna ainda mais fascinante. Quando está sob a luz direta do sol, você pode observar 7 cores em suas águas, por isso, ela também é conhecida como Laguna das 7 Cores.

A trilha possui um nível de dificuldade de moderado a desafiador e leva cerca de 3h30 para chegar até o topo. Se você está disposto a viver esta aventura, temos o tour certo para você! Confira nosso roteiro do Laguna Churup Trek nesta matéria.


2. Nevado Pastoruri

Enquanto estamos viajando, buscamos escapar de nossa realidade, existem alguns fatores que não podem ser ignorados. E se você está em busca de experiências mais focadas em natureza, então deve saber como nosso mundo está enfrentando transformações radicais e está reagindo às mudanças climáticas.

O Nevado Pastoruri é uma das atrações mais procuradas, devido ao seu cenário impressionante e por conta de como é facilmente acessível. Apesar do fato desta maravilha natural estar localizada a 5.240 metros acima do nível do mar, você pode chegar até lá de carro saindo de Huaraz e fazer uma caminhada curta até o seu topo. 

Entretanto, conforme o tempo passou e as mudanças climáticas continuaram impactando drasticamente nosso planeta, a montanha nevada de Pastoruri já perdeu 40% de sua cobertura de gelo ao longo dos últimos 60 anos. Alguns especialistas apontam que esta maravilha natural pode perder toda sua superfície de gelo em 10 anos a partir de agora.

Portanto, se você está buscando conhecer este e outros picos nevados da Cordilheira Branca tão lindos quanto são hoje, a hora é agora.

A Rota de Mudança Climática busca gerar conscientização sobre a mudança climática e sobre o impacto humano em nosso planeta. Com este tour, você irá conhecer mais sobre sua importância, além de experienciar uma das paisagens mais fascinantes do Parque Nacional de Huascaran.


3. Cânion Colca

O sul dos Andes peruanos possui muitas atrações e uma das mais distintas é o Cânion Colca, localizada próxima à Cidade Branca de Arequipa. Caso você não tenha ouvido falar desta maravilha natural, acredita-se que este é um dos cânions mais profundos do mundo, oferece uma imersão completa na natureza e na cultura da região.

Existem diferentes formas de chegar ao Cânion Colca, o que significa que você pode se juntar a uma trilha de alguns dias ou em um passeio de um dia para explorar este lugar mágico. O cânion é cercado de vários vilarejos, sendo Chivay o mais emblemático entre todos eles. 

Além disso, a região foi anteriormente habitada por civilizações antigas, das quais algumas datam de 5000 a.C. Entretanto, esses antigos peruanos não se estabeleceram aqui até 200 a.C. deixando Colcas e terraços agrícolas espalhados por toda a região e alguns destes são usados até os dias de hoje por fazendeiros locais.


4. Lago Titicaca

Também conhecido como o lago navegável mais alto do mundo, o Lago Titicaca pode não ser uma atração fora do óbvio, mas certamente é uma alternativa para aqueles que desejam visitar outros destinos no Peru, além de Machu Picchu.

O lago possui um impressionante cenário natural, compreendendo uma ‘utopia flutuante’ chamada Ilhas Flutuantes de Uros, onde a comunidade vive isolada do restante do mundo em ilhas tecidas em junco de totora neste grande corpo d’água.

A expressão cultural deste local é inegavelmente linda, assim como é uma das mais antigas do Peru, já que seus habitantes têm realizado suas tradições vivas há séculos, apesar das imposições feitas pela coroa espanhola, durante o período de colonização, com o intuito de apagá-las. 

Você pode vivenciar esta vívida cultura no coração do lago, nas ilhas Taquile e Amantani, duas ilhas naturais localizadas mais distantes das margens do Titicaca, compreendendo paisagens naturais inspiradoras.

Se você está buscando experienciar um dos lugares mais míticos dos Andes, certifique-se de conhecer tudo sobre a Experiência de Hospedagem no Lago Titicaca!


5. 7 Lagunas de Ausangate

A cadeia de montanhas Vilcanota possui uma paisagem natural fascinante, onde picos nevados imponentes, lagoas de água turquesa e a própria Montanha Colorida se fundem harmonicamente para tornar este um cenário dos sonhos.

Caso você não saiba, existe uma montanha alta que mostra sua presença em toda a cidade de Cusco durante os dias mais ensolarados, esta que também foi considerada uma poderosa divindade para a cultura Inca. A Montanha Ausangate, certamente, é uma das montanhas mais impressionantes em Cusco e esta é uma das formas de se aproximar dela. 

Embora esta trilha não te leve até o topo de Ausangate, você poderá mergulhar completamente nas belezas da região, enquanto também visita 7 lagos que se originaram desta gigante montanha nevada.

O Trekking para as 7 Lagunas de Ausangate te levará em uma jornada inspiradora pelos Andes, onde você irá encontrar uma expressão cultural antiga no coração da cadeia montanhosa e uma paisagem natural incomparável.

Caso visitar sítios arqueológicos seja algo essencial, aqui estão alguns dos monumentos históricos que você não pode deixar de conhecer durante sua viagem:

1. Waqrapukara

Entre as diferentes coisas para fazer em Cusco, Waqrapukara é, certamente, uma das atrações mais impressionantes próximas à Cidade Imperial. Embora a estrutura não tenha sido originalmente construída pelos Incas, o local é uma completa obra de arte, situada no limite do Cânion Apurimac.

Waqrapukara é uma das atrações fora do óbvio que, se você é do tipo aventureiro, você definitivamente deveria incluí-la em seu roteiro. O local foi identificado como pertencente à cultura Qanchis, uma civilização que se estabeleceu nestas terras por volta de 2500 a.C.

Entretanto, é incerto saber o propósito que o local tinha durante os tempos pré-colombianos. Alguns historiadores apontam que este tenha sido um observatório astronômico ou um santuário religioso de Qanchis, que também funcionou como uma fortaleza contra o Império Inca.

O sítio arqueológico está localizado a 4.300 metros acima do nível do mar e compreende condições naturais impressionantes, cercado por terraços agrícolas, câmaras e escadas de paralelepípedo.

Você pode visitar Waqrapukara em uma trilha de um dia, mas precisamos destacar que a trilha é um tanto quanto desafiadora, devido às suas inclinações íngremes e à altitude.


2. Choquequirao

Para aqueles que não sabiam, Machu Picchu possui uma irmã sagrada que está localizada no coração da floresta nublada, em uma localização remota que nem mesmo os colonizadores espanhóis conseguiram encontrar. Acredita-se que Choquequirao possa ter sido o último refúgio Inca e uma de suas estruturas mais impressionantes.

O complexo arqueológico compreende cerca de 1000 hectares e apenas 30% dele foi completamente escavado. O local é relacionado à Cidadela Inca, por conta de suas similaridades em termos de estilo arquitetônico e distribuição.

Atualmente, a única forma de chegar a esta maravilha do antigo Peru é fazendo uma trilha de 4 dias pela floresta nublada. Esta possui um grau de dificuldade de moderado a desafiador, mas acredite quando dizemos que todo o esforço valerá a pena!

Nesta aventura, você irá atravessar diferentes ecossistemas com paisagens montanhosas sublimes que são lar do famoso Condor andino. A trilha começa aos 2.900 metros acima do nível do mar e chega a 3.050 metros no pico mais alto.


3. Chavín de Huantar

Chavín de Huantar é um dos assentamentos pré-Inca mais importantes do antigo Peru. A famosa estrutura foi construída pela cultura Chavín, que se desenvolveu entre 1500 e 300 a.C. o que, de acordo com arqueólogos e historiadores, significaria que esta antiga civilização poderia ter sido mãe de várias culturas andinas, incluindo os Incas.

As ruínas pré-colombianas foram construídas por volta de 1500 a.C. e funcionaram como um centro administrativo e cerimonial do povo Chavin. O complexo arqueológico é composto de várias estruturas e cobre uma extensão de 12.000 m².

Embora o local tenha sido parcialmente destruído por inundações e atividade sísmica, esta estrutura permaneceu próxima do intocável neste quesito. Foi aqui que alguns dos achados arqueológicos mais importantes foram descobertos, como o monolito de Lanzón, a Estrela Raimondi e o Obelisco Tello.

Se você ama história tanto quanto nós, então precisa incluir esta atração impressionante em seu roteiro de viagem para Huaraz. Felizmente, tamo o Tour a Chavin de Huantar para você conferir!


4. Sillustani

Sillustani possui um impressionantes técnicas de engenharia e arquitetura, embora tenha se desenvolvido por volta do século XV. Os Kollas foram reconhecidos por sua rochas esculpidas perfeitamente, um legado replicado pela famosa cultura Inca.

O sítio arqueológico está localizado em frente à Laguna Umayo, cercado por montanhas imponentes e grandes vales, um lindo cenário natural  complementado com este fascinante trabalho nativo.

O complexo é composto por dezenas de torres funerárias nos arredores da Capital Folclórica do Peru, construídas pelo povo Kolla, uma civilização que, anos mais tarde, foi conquistada pelos Incas.

Esta civilização foi caracterizada por seu excelente trabalho arquitetônico e por suas pedras esculpidas, sendo as torres funerárias de Sillustani um dos exemplos perfeitos deste antigo conhecimento. Puno é muito mais do que somente Lago Titicaca, se você gostaria de visitar esta maravilha do antigo Peru, nosso Tour a Sillustani pode ser uma ótima opção!

Como você pode ver, planejar uma viagem para o Peru pode ser ainda mais fácil com as informações certas. Nosso país é amplamente diverso e existem ainda mais coisas para conhecer além destes lugares. Se você está animado para saber mais sobre o país dos Incas, entre em contato com nossa equipe de experts e vamos organizar um roteiro inesquecível por estas terras místicas.

Uma Expedição pela Floresta Tropical

Para aqueles que desejam ter uma experiência em meio à exuberância natural da bacia amazônica, o Peru é uma das principais opções para fazer isso, já que possui a segunda maior parte da selva da América do Sul. Existem diferentes locais para se aprofundar nesta maravilha natural, com muitas aventuras que te permitirão se reconectar com a natureza ao máximo.

Alguns destes lugares também te permitem conhecer um pouco sobre a vida local desta região, enquanto também te ensina sobre a importância e o impacto da floresta conhecida como “Pulmão da Terra”. Aqui estão três lugares especiais para viver este paraíso tropical.

1. Reserva Nacional de Tambopata

Esta reserva nacional é uma das partes mais visitadas da selva peruana, já que é facilmente acessível a partir da cidade de Puerto Maldonado. É considerada como um dos lugares mais biodiversos do planeta, já que reúne milhares de espécies de plantas e de animais.

Portanto, é muito popular entre visitantes, graças aos diferentes ecolodges que oferecem uma imersão completa na exuberância da natureza da região. Eles buscam promover e gerar conscientização sobre a importância e o impacto deste lindo recurso natural no mundo.

A Reserva Nacional de Tambopata possui 275 mil hectares, compreendendo 632 espécies de aves, 1200 tipos de borboletas, 103 anfíbios, 180 peixes, 169 mamíferos e 103 répteis.

Aqui você terá uma experiência mais intimista com a natureza, enquanto também conhece um pouco sobre a rotina dos locais que habitam esta localização remota. Aqui na Viagens Machu Picchu temos parceria com a rede de hotéis Inkaterra, que oferece excursões eco-friendly e instalações com menor pegada ecológica.


2. Chachapoyas

Esta importante região está localizada na selva alta do norte do Peru e compreende lindos cenários naturais com muitos mistérios ancestrais e uma deliciosa experiência gastronômica. Chachapoyas é uma das cidades mais bonitas no limite da Amazônia e dos Andes, onde você ficará completamente imerso na exuberante natureza da região.

Quando se trata de história, Chachapoyas fica a poucos quilômetros de distância de uma das estruturas mais antigas do Peru. O Sítio Arqueológico de Kuelap é a principal atração aqui, uma vez que foi a cidadela perdida da cultura Chachapoyas.

Kuelap possui uma arquitetura impressionante com estruturas que se erguem a 7 metros de altura e muros que ultrapassam os 19 metros de altitude em alguns pontos. A maioria das construções encontradas neste sítio arqueológico possuem um formato arredondado e cerca de 505 delas eram usadas como áreas residenciais.

Outro destino famoso aqui é a Cachoeira de Gocta, que representa a 17ª cachoeira mais alta de todo o mundo, e a maior no Peru. Para chegar até lá é necessário atravessar 6 km de selva densa, uma aventura que você certamente irá amar. 

Se você desejar saber mais coisas sobre esta região, nosso pacote de viagem Amazônia & Machu Picchu irá te levar para estas e outros belos atrativos próximos a esta cidade no meio da floresta.


3. Iquitos

Se você está buscando por uma imersão profunda na bacia amazônica peruana, Iquitos é o melhor lugar para ir! Esta região está localizada no coração da floresta tropical e permite que seus visitantes tenham experiências que vão além da natureza.

Nosso pacote Maravilhas do Peru & Iquitos te leva em uma expedição pela Amazônia, enquanto se hospeda no Amazonas Sinchicuy Lodge, às margens do rio Amazonas. Aqui você irá explorar a selva como um verdadeiro expert, enquanto também conhece a comunidade de Santa Maria de Ojeal em uma jornada cultural.

Além disso, a aventura como um todo é complementada com caminhadas noturnas pela exuberante vegetação da região e pelo famoso Reino das Árvores Gigantes, sem esquecer de outra experiência linda, na qual você irá deixar sua marca na floresta de uma forma positiva: plantando uma árvore antes de ir embora.

Como você pode ver, o Peru é, sem sombra de dúvidas, o destino de viagem mais completo da América do Sul e, embora nós tenhamos citado tudo que este país tem a oferecer, você certamente vai amar conhecer qualquer uma destas atrações.

Se você está animado para começar a planejar sua viagem ao Peru, mas não sabe por onde começar, confira nossos pacotes e conheça os diferentes roteiros que temos para você!

Deixe uma resposta