Dentre tantos autênticos lugares de Cusco, os mais visitados, geralmente são seus complexos arqueológicos, lugares onde estão apresentadas inúmeras características peruanas, como por exemplo o projeto arquitetônico característico herdado dos Incas, acervos de objetos históricos e típicos, cultura e religião muito bem sinalizadas em alguns recintos.
Porém, há muito mais da cultura do Peru a ser explorada, tateando a arte diversificada que mistura costumes da civilização Inca, ao charme europeu trazido pelos espanhóis. Este é um rico e interessante folclore que pode ser admirado em suas músicas e danças, ainda que em cada região desse país, guardem significados diferentes em cada ritmo.
A dança no Peru tem cunho cultural, espiritual e religioso, apresentando o quanto de suas tradições que influenciam nas cantigas e canções. E para você ser espectador desses maravilhosos espetáculos, Cusco presenteia o turista com um lugar propício, o Centro Cusco de Arte Nativo, local sempre falado em nossos textos, mas que nunca foi especialmente exposto.
O centro artístico
Este centro cultural de arte nativa de Cusco é uma instituição que explora e expõe a arte folclórica típica regional e nacional desse país, apresentando todo um explicativo sobre as particularidades preservadas das histórias das músicas, das danças e das vestimentas.
Nos pacotes que a Viagens Machu Picchu dispõe, geralmente o ingresso à este lugar faz parte do roteiro, uma forma de apresentarmos a beleza artística do Peru, como uma imersão à essa cultura bastante reconhecida.
Bem em frente ao centro arqueológico Qoricancha, este centro de arte abriga um espaço como se fosse um teatro, onde no palco são encenadas muitas danças e coreografias ao som de instrumentos musicais tocados ao vivo. Além disso, a instituição dispõe de um museu onde indumentárias típicas e instrumentos originais ficam à mostra aos turistas curiosos.
As apresentações musicais – Recomendamos que chegue ao local com antecedência para conseguir assentos próximos ao palco e poder observar com clareza as coreografias graciosas dos dançarinos. O repertório apresenta cerca de 50 tipos de dança, todas muito bem encenadas por artistas reconhecidos.
Figurino – As vestimentas são extremamente coloridas que ajudam a compor um visual complementar à dança, as quais ponchos, saias rodadas, calças com apetrechos, chapéus de palha ou gorros típicos da região andina, encantam conforme o tipo da música.
veja nossos tours em português
Instrumentos musicais – São instrumentos antigos e originais que dão vida à música peruana, agregando ritmo à musicalidade muito aplaudida ao final pela platéia.
As cortinas se abrem, e uma bela apresentadora anuncia o espetáculo. Em toda a exibição se passam as tradições e os costumes de cada região do Peru, sempre com contos e explicações feitas pela oradora do show.
Este centro de arte nativo tem como função preservar e mostrar ao mundo, a vivacidade que as tradições artísticas peruanas têm, apresentando os vários tipos de tradições de todo o território peruano.
confira nossos pacotes para Machu Picchu.
Celso e Márcia de São Paulo-Brasil. AGradecemos a simpatia e profissionalismo com que todos, sem excessão, nos atenderam. Vocês mostraram um pais com muita cultura e historia, além de muito orgulho ao fazê-lo, o que nos impressionou profundamente. Além da operadora Machu Picchu, o país Peru comquistou (no melhor dos sentidos!!) dois admiradores e divulgadores. Parabéns pelo trabalho e por esse povo lutador e maravilhoso. Fiquem com nosso forte abraço. Dos clientes e amigos Celso e Márcia.
Olá senhor Celso. Agradecemos muito pela sua avaliação e pela sua confiança que nos deu para mostrar nosso pais. Sempre nos preocupamos para que a viagem de cada um de nossos passageiros e amigos seja a melhor experiência possível para todos. Ficamos muito felizes em ler o seu relato! Conte conosco para a sua próxima aventura!