O encantamento do Vale do Colca

Não importa quantas vezes você esteja no Peru, este país sempre irá te surpreender. Principalmente se realizar roteiros fora do convencional, os quais despontam outros destinos encantadores no país dos Incas.

O Peru é cheio de vilarejos remotos, praticamente inexplorados, cidades antigas, imensos sítios arqueológicos, natureza fascinante, mistérios instigantes e cultura envolvente. E é exatamente por isso, que cada parte deste território, traz algo que especial para você se apaixonar.

Um destes lugares é o Vale do Colca, atrativo próximo às cidades de Arequipa e Chivay, um dos mais profundos cânions do mundo, que impressiona por sua magnitude e beleza. Ao realizar um passeio para este vale, a Viagens Machu Picchu aconselha passar pelo menos dois ou três dias se aclimatando à altitude, em Cusco ou cidade próxima, uma vez que ele se encontra a 3.600 metros do nível do mar.

Geografia do Vale

Todo o vale tem 100 quilômetros de extensão, natureza arrebatadora, com uma geografia de paisagens das mais tocantes do planeta. Seus enormes paredões abraçam todo o vale e a bacia do rio Colca, harmoniosamente.

Primorosas plataformas agrícolas ficam dispostas ao longo de todo o vale, incorporando uma sinuosa paisagem que mais parece ter sido pincelada em uma tela, por um pintor bastante detalhista. Além disso, são avistados imponentes vulcões, os mais conhecidos do Peru, o Chachani, o Pichu Pichu e o emblemático Misti.

Cruz del Condor – um mirante natural

Sensação indescritível será contemplar o presente que a natureza oferece neste vale. No Colca, existe este mirante natural, próprio para observação de todo o vale, rio e cânion, perfeito para belíssimas fotos.

Além disso, se prepare para apreciar o majestoso vôo de uma das maiores aves do mundo, o Condor, pássaro típico das regiões andinas, que sobrevoa toda a região e faz morada nos largos paredões do cânion.

O Condor, além de ter gigantescas asas que chegam a 3 metros de uma ponta à outra, é considerado sagrado, figura representativa dos deuses espirituais do céu, pela civilização Inca.

Curiosidade: Apesar da paisagem do vale ser árida, é possível observar deste mirante também, algumas montanhas brancas ao longe, são os famosos picos nevados peruanos. Um deles, o Mismi, é onde existe pequena laguna, nascente do maior rio do mundo, o Rio Amazonas, que percorre boa parte da América do Sul, inclusive o Brasil.

A imensidão do Vale do Colca reserva ainda mais atrativos

Atividades mais radicais são realizadas em todo o vale, para aqueles que buscam aventuras na natureza. Trilhas para trekkings e escaladas emocionantes e desafiadoras corredeiras enfrentadas com um caiaque, no rio Colca, são os atrativos preferidos.

Além disso, para finalizar, a observação de outros animais típicos da região, como alpacas e vicunhas agraciam o visual das vastas áreas montanhosas de cor alaranjada. Esses camelídeos são em muitos lugares do Peru, um sustento por meio da retirada de sua lã para venda e confecção de vestimentas, bolsas e outras peças.

Se o Colca te cativou com este artigo, imagine vivenciando tamanha beleza! A Viagens Machu Picchu te leva ao Vale do Colca, é só entrar em contato para saber mais detalhes.

veja os melhores pacote para Peru e Machu picchu.

Deixe uma resposta