Sobrevoando as Linhas de Nazca

Conhecida pelas famosas e misteriosas figuras, a cidade de Nazca está em uma região de solo arenoso, próxima a cidade de Ica, cerca de 300 quilômetros ao sul da capital peruana. São tantos os atrativos turísticos de toda essa localidade, considerando a proximidade com a costa do Pacífico, onde reservas e ilhas de abundante biodiversidade reinam imponentes.

Porém, mais requisitadas, são as Linhas de Nazca, símbolos representativos de animais, que foram compostas ao solo entre os anos de 400 e 650 a.C., e resistem, impressionantemente até hoje. Civilizações pré-incaicas predominantes nesta região, são as criadoras desses geoglifos incrustados no território.

Nazca era essa civilização, que se desenvolveu próximo ao litoral peruano, e tão engenhosos quanto os Incas, projetaram maravilhosos complexos de aquedutos e pirâmides, além das enigmáticas figuras, que hoje, são Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO.

A origem

Muitas histórias rondam em torno da origem dos desenhos de Nazca, algumas até bastante fantasiosas as quais incluem personagens como extraterrestres e naves espaciais, porém pesquisadores, com estudos criteriosos, afirmam que os nazcas foram seus autores.

E eles dizem mais: são símbolos que representam um grande calendário solar, de caráter religioso, para chamar a atenção dos seus deuses para aquele solo tão seco, atraindo chuvas para fertilizá-lo.

Que figuras são essas?

Há algumas, e não representam apenas animais, lembram também plantas e outros objetos, como por exemplo o Candelabro, figura de 170 metros de altura e 54 metros de largura, que pode ser vista do alto ou do mar. Esse fica mais próximo à cidade de Paracas.

Já o Macaco, talvez seja a figura mais conhecida, por ser a real representação desse mamífero, porém com apenas quatro dedos em uma de suas mãos. O Colibri, é uma das representações mais perfeitas de um beija-flor, medindo 96 metros de altura e 66 metros de largura.

E ainda tem outras figuras de pássaros, como o Pássaro Gigante, que mede 300 metros de comprimento e 54 de largura, com uma característica bastante marcante, a qual seu bico aponta para a região onde nasce o sol.

Como é possível admirar as Linhas de Nazca?

É possível vê-las da estrada próxima, por uma plataforma, porém não será possível enxergar todas. Emocionante mesmo, será sobrevoar toda a região, admirando, além das figuras, as paisagens instigantes para as montanhas.

Aviões que partem do aeroporto Maria Reiche Neuman, realizam o passeio de aproximadamente 40 minutos, tempo suficiente para observar cerca de 10 a 12 figurações de Nazca, as mais famosas já descritas acima, e ainda figuras do Cachorro, Aranha, Baleia e outras.

As aeronaves geralmente são pequenas, monomotor, comportando de 4 a 5 passageiros, para proporcionar mais agilidade nas manobras, voando em círculos para melhor visão. Antes de embarcar, instruções são passadas para que o vôo seja o mais satisfatório possível e dentro dos padrões de aviação.

Essa incrível jornada realizada do alto será uma experiência fascinante e única, aproveite para conhecer mais sobre a história de Nazca e suas lendas, além de contemplar visuais estonteantes vistos do céu.

confira nossos pacotes em promoção para o Peru.

Deixe uma resposta