Como aproveitar a Semana Santa no Peru em 2024

Como aproveitar a Semana Santa no Peru em 2024

Se você está planejando a viagem dos seus sonhos ao Peru, uma data que você pode considerar para essa jornada inesquecível é durante os dias de férias da Semana Santa. Esta data é reconhecida em todo o mundo, inclusive no Peru, como um período festivo e uma tradição que perdura de geração em geração, celebrando a ressurreição de Cristo. No Peru, essa tradição foi introduzida pelos conquistadores espanhóis, razão pela qual a maioria da população é católica. 

Os peruanos levam a celebração da Semana Santa muito a sério, não apenas por suas crenças religiosas, mas também pelo legado recebido de seus pais e ancestrais. As datas da Semana Santa de 2024 são momentos de reflexão para os fiéis que comemoram a paixão de Cristo. No entanto, a Semana Santa também se tornou sinônimo de viagens e diversão para aqueles que buscam aproveitar os feriados no Peru. Diferentemente de outros feriados no calendário, as datas da Semana Santa mudam a cada ano. 

Em 2024, a Quinta-Feira Santa e a Sexta-Feira Santa serão celebradas no Peru e em todo o mundo cristão nos dias 28 e 29 de março, respectivamente. Este ano, a Semana Santa oferece uma oportunidade única para vivenciar a espiritualidade e a cultura peruanas, especialmente em locais emblemáticos como Cusco e Machu Picchu. Neste guia, exploraremos como aproveitar ao máximo a Semana Santa no Peru em 2024, destacando destinos imperdíveis e atividades emocionantes para toda a família.

Ollantaytambo - Cusco
Ollantaytambo – Cusco

O que é a Semana Santa?

A Semana Santa é a comemoração cristã anual da Paixão de Cristo. Os fiéis lembram a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, a última ceia, a via-crúcis e, finalmente, a morte e ressurreição de Jesus de Nazaré.

Ela se tornou uma das datas mais importantes do mundo católico/cristão. Praticamente em toda a América Latina, comemora-se a Paixão de Cristo. Como parte da celebração, realizam-se encenações, missas, procissões. O ponto culminante é a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, ao terceiro dia após sua morte.

Quer Conhecer o Peru Neste Feriado? Agora é a Hora!

Então, como você pode aproveitar ao máximo o Peru durante a Semana Santa? As celebrações no Peru são grandes e quase idênticas em cada cidade. No entanto, você pode escolher de acordo com a sua preferência e o tipo de aventura que está procurando, pois cada cidade no Peru tem sua particularidade. Aqui embaixo, estamos recomendando alguns dos destinos no Peru que você pode escolher para aproveitar da melhor maneira possível.

Machu Picchu
Machu Picchu

Semana Santa em Cusco:

Cusco é uma das cidades mais tradicionais do Peru. Talvez, seja a cidade onde este evento é celebrado com maior fervor. Se você planeja visitar Cusco e Machu Picchu durante o festival da Semana Santa, terá uma excelente oportunidade de testemunhar rituais locais e culinária. Você também verá como as pessoas em Cusco mesclam o catolicismo com a cultura Inca.

Cusco se destaca por manter tradições e crenças do novo e do velho mundo. Uma das tradições que mais ressalta nesta cidade é a segunda-feira santa, quando realizam a procissão do Senhor dos Terremotos pelas ruas principais do centro histórico e na Plaza de Armas, onde os fiéis da cidade se juntam para receber a bênção. 

Centro Histórico de Cusco
Centro Histórico de Cusco

Além de você vivenciar tudo isso, com sua família pode participar dos passeios pelos atrativos da cidade de Cusco, como a maravilha do mundo Machu Picchu, Vale Sagrado, Montanha Colorida, e experimentar da gastronomia peruana. Destaca-se também a tradição dos 12 pratos locais servidos na Quinta-feira Santa, em memória da última ceia, um verdadeiro destaque cultural.

Na Quaresma, a Igreja Católica recomenda não comer carne vermelha. Por isso, nessa época, as pessoas preferem pratos com vegetais, cereais e alimentos típicos dos Andes, como batata, milho e abóbora, além de peixe e camarão. Também é comum saborear doces especiais, como mazamorra, arroz doce, compotas de pêssego e maçã, empanadas de Semana Santa, rosquinhas e suspiros. Essas delícias marcam o final da Semana Santa no Peru, um momento de aproveitar essas gostosuras locais.

Senhor dos Terremotos
Senhor dos Terremotos

Semana Santa em Arequipa:

Arequipa é conhecida por sua proximidade com o Cânion do Colca. Você deve saber que esta região celebra este festival vigorosamente devido à sua identidade e cultura mestiça. Do Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa, procissões e multidões se reúnem nas ruas da cidade. Os doces e bolos adoçarão seu paladar enquanto você lembra da Paixão e Morte de Cristo.

Nesse dia, “La quema de Judas” (queima do efígie de Judas) envolve a criação de uma enorme boneca representando o apóstolo traidor. Antes de ser queimada, lê-se seu testamento, que contém alegações contra autoridades e políticos.

Este ato vívido pode ser melhor visto da Praça de Armas de Yanahuara, seguido por exibições de fogos de artifício que iluminam toda a cidade, trazendo as celebrações da Semana Santa a um final apropriado. Não perca o Chupe de Camarones, uma sopa vermelha espessa e picante, feita de camarão, ou ocopa, um molho picante e saboroso.

Semana Santa em Lima:

Moradores de todas as regiões de Lima e até do resto do país se reúnem na capital. A procissão chamada Señor de los Milagros (Senhor dos Milagres) traz uma efígie de Jesus crucificado. Esta obra de arte é uma das mais veneradas no Peru e diz-se possuir poderes milagrosos. A procissão começa na Basílica do Santuário de Nossa Senhora das Mercedes e continua pelo centro da cidade.

Os limeños costumam participar da “Rota das Sete Igrejas” entre a Quinta-feira Santa e a Sexta-feira da Paixão. Os fiéis visitam estas igrejas como parte do Caminho da Cruz. Do Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa, procissões coloridas e religiosas inundam as ruas do centro de Lima.

Além das procissões, a Semana Santa em Lima oferece a chance de apreciar a culinária e cultura da cidade. Durante a Semana Santa, os restaurantes costumam oferecer menus especiais com pratos típicos. Durante a Semana Santa em Lima, além de explorar o patrimônio histórico e cultural através de passeios turísticos, você tem a oportunidade de participar de atividades como tours de bicicleta pela cidade e aulas de culinária peruana.

Explore os Destinos Mais Populares do Peru:

Durante a Semana Santa, muitos turistas escolhem destinos especiais para vivenciar as festividades religiosas e descobrir as belezas locais. Machu Picchu, reconhecido como uma das sete maravilhas do mundo moderno, é parada recomendada para quem visita o Peru. Além disso, locais como o Lago Titicaca, o Cânion do Colca e Huaraz oferecem experiências únicas, permitindo aos visitantes personalizar sua viagem de acordo com suas preferências. 

Dicas para Aproveitar a Semana Santa no Peru:

  • Planeje com Antecedência: A Semana Santa é uma época de grande movimento no Peru, por isso é crucial reservar voos, hospedagem e passeios com antecedência.
  • Participe das Tradições Locais: Engaje-se nas celebrações locais para ter uma experiência autêntica. Assistir às procissões e missas pode ser uma forma poderosa de conectar-se com a cultura peruana.
  • Explore a Gastronomia: A Semana Santa também é uma oportunidade para provar pratos típicos da culinária peruana, que são preparados especialmente para essa época do ano.
  • Respeito e Sensibilidade: Lembre-se de que a Semana Santa é um período sagrado para muitos peruanos. Mostre respeito pelas tradições e pelos participantes das celebrações.

Estes são apenas alguns dos muitos locais recomendados que o Peru tem a oferecer. A Semana Santa é considerada um momento especial para visitar esse incrível país e explorar sua rica herança cultural e religiosa. Com destinos maravilhosos, festividades emocionantes e uma gastronomia deliciosa, o Peru promete uma experiência inesquecível para toda a família. Portanto, se você busca uma forma significativa de celebrar a Semana Santa em 2024, uma viagem ao Peru pode ser a escolha perfeita para aproveitar tudo o que este destino fascinante tem a oferecer.

Fazer um planejamento com antecedência é uma ótima escolha para garantir uma boa experiência. O Peru tem tanto a oferecer que pode ser difícil determinar por onde começar. Em Viagens Machu Picchu, estamos comprometidos em ajudá-lo com o planejamento e te convidamos a conferir nossos pacotes de viagem que levam a Machu Picchu e conectam com outros destinos maravilhosos do Peru.

Entre em contato conosco e prepare-se para viver dias incríveis pela terra dos incas!

Deixe uma resposta