Guia prático para montar seu itinerário pelo Peru

Guia Prático para Montar Seu Itinerário pelo Peru

Você já sentiu vontade de conhecer e planejar a viagem dos seus sonhos para o Peru, mas lhe pareceu um pouco difícil começar por não saber por onde começar? É claro que planejar uma viagem requer cuidado, pois envolve vários detalhes a considerar, como quando ir, o que fazer, quantos dias ficar, quanto investir e assim por diante. É necessário planejar com antecedência e é normal ter dúvidas e ter muitas perguntas a fazer antes de embarcar para um destino desconhecido, como o Peru.

Se é seu caso, temos uma ótima notícia para você, como conhecedores dos destinos peruanos, queremos fornecer dicas essenciais que possam ajudá-lo no momento de planejamento e montar um itinerário pelo Peru, mesmo se você já esteja planejando ou mesmo se ainda está sonhando com a viagem a terra dos incas, esta dica é para você. Nele, oferecemos dicas práticas para ajudá-lo a planejar seu itinerário pelo Peru de forma eficaz. 

Abordaremos todos os aspectos essenciais para garantir que sua viagem seja não apenas memorável, mas também uma experiência inesquecível pela incrível terra peruana. O Peru é um país grande, cheio de surpresas e joias ainda a serem descobertas, onde você pode criar memórias mais duradouras. Além disso, o Peru tem construções antigas, montanhas e vales verdes no sul. No meio, há a região costeira, desertos e mar. 

O norte é exuberante graças à floresta tropical, onde começa o famoso rio Amazonas.Ainda não mencionamos sua rica e deliciosa tradição culinária. Para muitos visitantes, entusiastas da comida e especialistas, o Peru é um dos melhores lugares para comer. Isso se deve aos seus pratos diversos e saborosos. O Peru não é um lugar onde você pode passar apenas alguns dias; é muito mais que isso.

Porém é essencial escolher as atividades imperdíveis no Peru, decidir quantos dias você terá para explorar e definir a data da sua viagem. Dessa forma, será possível elaborar um itinerário perfeito que atenda a todos os seus objetivos. Se isso parece confuso e complicado, não se preocupe. 

Neste post, vamos oferecer dicas valiosas para você montar seu roteiro de viagem ao Peru e Machu Picchu e entre outros destinos imperdíveis que você possa escolher para se aventurar pelas maravilhosas terras peruanas. Continue lendo!

Principais dicas para montar seu pacote para o Peru

Como já mencionamos anteriormente, estamos oferecendo um guia passo a passo com dicas imperdíveis para você planejar sua viagem dos sonhos com tranquilidade. Dessa forma, você poderá garantir uma experiência única e inesquecível no maravilhoso país dos Incas. Não deixe de conferir e anotar as informações valiosas para você, garantindo que nenhum detalhe seja perdido.

Quantos dias são necessários para viajar para o Peru? 

Quando se trata de viagem ao Peru é claro que objetivo principal é conhecer a maravilha do Mundo Machu Picchu que fica na região de Cusco, mais para explorar toda as atrações que esta cidade tem precisamos vários dias, isto dependendo a suas preferências e tipo da aventura que esteja procurando, para conhecer só o básico como  Machu Picchu, Vale Sagrados dos incas, Lagoa Humantay  pode levar cerca de 5 dias em Cusco. 

Porém ainda existem aventuras como a trilha inca e trilha salkantay  que levam a Machu Picchu, também fazer a trilha da montanha colorida. Também recomendamos que possa levar dois dias para explorar o centro histórico de Arequipa e o Cânion do Colca e 2 dias para ficar em Puno e lago Titicaca. Também pode optar por Huacachina, Nazca e Paracas são destinos próximos a Lima e leva de 3 a 5 dias. Tudo isso é só o que recomendamos para podermos visitar os lugares mais principais de cada região.

O que recomendamos é que, caso você queira explorar a maior parte do Peru, você pode reservar de 15 a 20 dias para ver as maravilhas do país dos Incas. Se você está planejando visitar apenas a área de Cusco e suas proximidades, você pode levar cerca de uma semana. Se você quiser combinar as regiões de Arequipa, Cusco até Puno e os territórios próximos a Lima, você pode levar de 10 a 12 dias.

Se deseja saber mais sobre como organizar sua viagem, nós, da Viagens Machu Picchu, preparamos pacotes de viagem exclusivos, adaptados ao número de dias que você tem disponível para explorar o Peru. Confira nossas opções e, se tiver qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato com nossa equipe. Estaremos encantados em ajudá-lo.

 Viagem ao Peru

Quais são os documentos necessários para viajar ao Peru?

Caso você ainda não saiba, o Peru também faz parte do Mercosul e, portanto, existem algumas facilidades na entrada de brasileiros no país. Por exemplo: não é obrigatório a apresentação de passaporte ou visto para viajar ao antigo país dos Incas. Esse benefício aumenta a possibilidade de cada vez mais pessoas realizarem a viagem dos seus sonhos ao Peru.

Portanto, os requisitos para viajar ao Peru desde o Brasil são, na maioria das vezes, o documento de identidade com foto emitido por órgãos oficiais brasileiros, com validade dentro de 10 anos e em bom estado de conservação; ou o passaporte, caso você deseje. Entretanto, atualmente os órgãos peruanos já estão carimbando o passaporte no aeroporto. 

Em Machu Picchu há um local especial para conseguir o seu carimbo de visita ao Patrimônio Mundial e deixar registrado no papel que esse sonho se tornou realidade!

Visite nosso blog para obter informações completas sobre o que é necessário para viajar ao Peru!

O que eu preciso saber sobre o Mal de Altitude?

O Peru possui diversos microclimas, já que em cada região, como a costa, a serra e a floresta, as altitudes são muito diferentes. E, quando se trata de locais de maior altitude, como é o caso de Cusco, podemos experimentar o chamado soroche ou o mal de altitude. Aqui estão alguns dados para ajudá-lo a entender a altitude média que você enfrentará durante sua jornada pelo Peru:

  • Cusco: 3400 metros acima do nível do mar.
  • Puno (Lago Titicaca): 3827 metros acima do nível do mar.
  • Cânion do Colca: entre 3200 metros acima do nível do mar.
  • Machu Picchu: 2430 metros acima do nível do mar.

O mal de altitude também é conhecido como doença aguda da montanha. Acontece quando seu corpo luta para se ajustar ao baixo oxigênio em altas altitudes. O Peru, com sua paisagem variada e elevações, têm um risco maior em locais de maior altitude, particularmente em Cusco, onde as altitudes podem atingir 3.400 metros. Confira nossa dica que preparamos para você sobre como lidar com o mal de altitude.

Qual é a moeda oficial no Peru?

A moeda oficial do Peru é o Nuevo Sol, disponível em notas de 200, 100, 50, 20 e 10, além de moedas de 5, 2, 1, 0.50, 0.20 e 0.10. Caixas eletrônicos que aceitam Visa, Mastercard e American Express estão amplamente disponíveis, permitindo saques em soles ou dólares americanos e oferecem instruções em inglês. Para troca de moedas, recomenda-se casas de câmbio autorizadas para maior segurança, evitando cambistas de rua. 

Embora dólares americanos e euros sejam amplamente aceitos para câmbio, outras moedas podem ser trocadas, idealmente em Lima ou Cusco. Para compras em pequenos negócios, o pagamento em soles é aconselhável, mantendo dólares como reserva. É importante liberar cartões de crédito e débito para uso internacional antes da viagem, evitando bloqueios no exterior.

Qual é a melhor época para visitar o Peru?

O Peru tem uma geografia única, já que o país conta com três regiões com climas diferentes: a Costa seca, a Serra montanhosa, e a Selva tropical. É por isso que a melhor época para visitar o Peru vai depender das regiões que você planeja visitar. No entanto, no Peru, temos estações bem marcadas: a estação seca e a estação das chuvas. O que a gente mais recomenda é a estação seca, que vai de maio a outubro. 

Essa é a época mais seca, e também é quando o Peru entra na alta temporada do turismo, por ter o clima mais favorável para visitar os sítios arqueológicos ao ar livre. A baixa temporada de viagem no Peru é de dezembro a março, quando as temperaturas sobem e as chuvas são bem mais frequentes. 

Neste período, os pontos turísticos ficam mais vazios e os preços costumam ser mais baixos, o que é excelente para quem quer economizar e apreciar paisagens mais verdes. A única atração turística que fecha em fevereiro devido à frequência das chuvas é a Trilha Inca; as demais continuam funcionando normalmente.

Trilha Salkantay no Cusco

Quais destinos são imperdíveis no melhor itinerário de viagem pelo Peru?

Entre tantas cidades históricas e atrações turísticas, separamos alguns dos principais destinos, aqueles lugares imperdíveis que não podem ficar de fora no seu itinerário de viagem pelo Peru. A lista é extensa, mas você tem a flexibilidade de adaptá-la conforme o tempo disponível para a sua viagem.

Lima, A Capital Peruana:

Quando você viaja de avião ao Peru, a primeira parada geralmente é na cidade de Lima, pois, além de ser a capital do país, também funciona como um ponto de conexão para outras cidades peruanas. Ao chegar em Lima, rapidamente se percebe por que é considerada a cidade mais ampla do Peru: ela congrega pessoas de todas as regiões do país. Além disso, Lima é o centro político, financeiro e comercial do Peru.

Isso se deve à sua localização conveniente na costa do Pacífico. Lima não é apenas a capital do Peru, mas também um centro de atrações notáveis, incluindo construções antigas, edificações coloniais e modernas, além de uma riqueza de arte e história milenar. O Centro Histórico de Lima foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1991, abrigando mais de 600 sítios da era colonial. Além disso, a chamada Cidade dos Reis possui cerca de 50 monumentos arqueológicos.

Eles estão dentro de sua área metropolitana e na terra ao redor. Como resultado, qualquer pessoa que afirme que não há muito para ver e fazer em Lima não experimentou o verdadeiro espírito do lugar. Confira nosso pacote Lima colonial e moderno, mergulhe nessa aventura maravilhosa..

Lima ganhou sua reputação como a Capital Gastronômica da América Latina graças à sua história. Isso se deve à sua variedade de alimentos, que foi combinada com comida estrangeira. Da mesma forma, a culinária peruana é reconhecida mundialmente por seus mais de 2.500 pratos tradicionais.

O Centro Histórico de Lima
O Centro Histórico de Lima

Descubra a biodiversidade de Paracas:

Paracas, localizada a 4 horas ao sul de Lima, é uma cidade litorânea incrível com enorme diversidade biológica e uma das paisagens mais esteticamente cativantes da costa peruana. A área é conhecida por incorporar o deserto peruano com a costa do Pacífico, resultando em um ambiente excepcional com vistas áridas.

Também inclui uma das primeiras áreas protegidas do Peru, a Reserva Nacional de Paracas. A reserva é o lar de uma vida aquática diversificada e pássaros exóticos. Eles adicionam à beleza natural da área.

Paracas é o local de férias ideal para quem busca uma pausa da capital barulhenta e estressante do Peru, e se tornou uma das áreas mais populares do país. O resort à beira-mar é conhecido por seus arredores pitorescos. Também é conhecido por sua expressão culinária. Pratos de frutos do mar tradicionais são um ponto focal de sua cultura.

Reserva Nacional de Paracas
Reserva Nacional de Paracas

Sobrevoe as Linhas de Nazca:

Nazca está localizada no coração do deserto do Peru, a 447 km de Lima. Esta área fascinante foi o lar da cultura Nazca, uma civilização autônoma que surgiu no primeiro século. Mas, essa antiga sociedade desapareceu, deixando um mistério a ser revelado.

As Linhas de Nazca são um dos maiores mistérios do mundo. Elas consistem em cerca de 1.100 geoglifos gravados na planície de Nazca. Os geoglifos retratam animais, plantas, padrões matemáticos e linhas retas. No entanto, o propósito dessas linhas é desconhecido.

Muitos arqueólogos pensavam que era um calendário astronômico. Alguns até sugeriram que isso poderia ser um local de pouso para naves espaciais alienígenas. No entanto, a Universidade Yamagata no Japão realizou novas pesquisas que sugerem que essas figuras antigas podem ser religiosas.

Algumas Linhas de Nazca têm mais de 350 metros de comprimento, enquanto outras têm apenas 5 metros de comprimento. Entre as mais populares estão a baleia assassina, o macaco, o astronauta, o beija-flor, o condor e a aranha. A melhor maneira de observar esses incríveis geoglifos é fazer um voo, garantindo que você desfrute de uma vista única e detalhada.

Sobrevoo das Linhas de Nazca
Sobrevo das Linhas de Nazca

Descubra por que Arequipa é a Cidade Branca:

Arequipa é a segunda maior cidade do Peru, situada nos Andes peruanos a uma altitude de 2.335 metros acima do nível do mar. Arequipa é frequentemente referida como a cidade mais bonita dos Andes, por causa de sua incrível arquitetura colonial, locais históricos e belezas naturais. Ouse explorar Arequipa e seus arredores; você não se arrependerá.

Esta cidade importante foi um centro financeiro chave na era colonial. No entanto, povos indígenas usavam o vale do rio Chili 6.000 anos atrás. Devido à influência espanhola, o centro histórico de Arequipa é considerado o centro histórico mais visualmente atraente do Peru, com arquitetura original e estruturas construídas inteiramente de pedra vulcânica sillar branca. Arequipa é conhecida como a Cidade Branca porque a maioria de suas estruturas coloniais é construída com esta pedra vulcânica branca.

O Centro Histórico de Arequipa tem cerca de 500 estruturas históricas. Foi designado como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2000. Portanto, essa área se tornou um importante destino turístico ao longo do tempo. Por outro lado, esta cidade também possui o segundo cânion mais profundo do mundo, o Cânion de Colca, onde é possível observar o voo do condor andino, além de outras aventuras. 

Confira o pacote que recomendamos, que inclui Machu Picchu, Lago Titicaca e Arequipa, e escolha a melhor opção para si.

A cidade branca de Arequipa
A cidade branca de Arequipa

Puno, a cidade do lago Titicaca:

A cidade de Puno foi o lar de civilizações pré-incas que datam de cerca de 1.400 a.C. Estava estrategicamente localizada entre Cusco, Arequipa, Potosí e La Paz. Isso a tornou importante durante a colonização.

Esta pequena cidade é conhecida por sua incrível expressão cultural. Você pode descobrir tecidos e artesanatos requintados lá. Você também pode visitar grandes celebrações religiosas, como o festival da Virgem da Candelária e também pode fazer um passeio pelas atrações mais visitadas, como as ilhas flutuantes dos Uros, a Ilha Amantani e a Ilha Taquile.

Por esses motivos, protege a margem do Lago Titicaca. Atrai mais de 800.000 pessoas por ano, tornando-se o destino mais popular dos Andes.

Ilhas Uros no Lago Titicaca
Ilhas dos Uros no Lago Titicaca

Cusco, a cidade do Império Inca:

A Cidade de Cusco tem sido referida como a Capital Arqueológica das Américas, pois foi onde residia o Império Inca. Este tesouro andino é o principal destino turístico para muitos visitantes da América do Sul. Cusco é conhecido por sua arquitetura real, história e beleza. Como resultado, Cusco é o destino turístico mais popular do Peru, com mais de 4,4 milhões de visitantes a cada ano.

Antes da colonização, Cusco servia como a capital do Império Inca Tawantinsuyu. Durante esse período, a cidade se desenvolveu em um sofisticado centro urbano com papéis religiosos e governamentais claramente definidos, dispersos e ordenados.

Recomendamos explorar bairros boêmios como San Blas, San Cristobal, La Plaza de Armas e mais. Passeie por lugares impressionantes como a Montanha Colorida. Veja as águas azuis claras da Lagoa Humantay. Explore as construções de Sacsayhuamán e, se visitar no mês de junho, participe da festividade de Inti Raymi, a maior comemoração dos Incas em honra ao deus Sol.

Depois, faça uma viagem de um dia inteiro ao famoso Valle Sagrado dos incas. Cusco tem as maiores atrações de todo o país. Garantimos que, se você reservar um tempo para explorar a cidade e seus arredores, criará novas memórias.

Cidade de Cusco - Peru
Cidade de Cusco – Peru

Machu Picchu, a Cidadela Perdida dos Incas:

Machu Picchu a maravilha do mundo moderno acredita-se que esta cidadela inca tenha sido abandonada 100 anos após sua construção. Não há evidências do motivo real de abandono do lugar . Algumas pesquisas sugerem que os incas deixaram essa área específica por causa de uma epidemia de varíola.

No entanto, isso permanece um mistério. Historiadores de todo o mundo acreditam que Machu Picchu era um centro cerimonial, enquanto alguns afirmam que funcionava como um centro administrativo, religioso, militar e astronômico.

Embora a função original de Machu Picchu seja desconhecida, a explicação mais realista parece ser a Cidadela Inca como um centro religioso devido à sua proximidade com montanhas e outras características que os Incas consideravam sagradas.

Machu Picchu foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1983. Mas, não foi até 2007 que foi nomeado uma das Novas Sete Maravilhas. Este notável santuário histórico manteve sua antiga construção praticamente intacta até os dias de hoje. 

A Trilha Inca para Machu Picchu é uma vasta rede de caminhos que conecta vários lugares do Tahuantinsuyu. Muitos visitantes de Machu Picchu usam isso como seu principal modo de viagem.

A Trilha Inca é a maneira mais popular de chegar à antiga cidadela. As pessoas a escolhem por sua importância histórica e pela beleza deslumbrante da área a tirar . Se você quiser explorar Machu Picchu além do caminho tradicional, esta é sua melhor aposta. Você pode obter mais informações sobre Águas Calientes e Machu Picchu aqui.

Machu Picchu
Cidadela  Inca de Machu Picchu

Dica extra para montar seu roteiro e Itinerário de viagem para o Peru

A nossa última dica para montar um itinerário perfeito é: contrate uma agência de viagem local expert no destino, como a Viagens Machu Picchu. Contamos com uma equipe capacitada pronta para um atendimento personalizado, tanto no Brasil quanto no Peru. Nosso conhecimento sobre a antiga cultura Inca nos permite criar roteiros personalizados, garantindo atender a todas as suas necessidades e desejos.

Como você vê, o Peru é um país maravilhoso, cheio de lugares surpreendentes e únicos. A Viagens Machu Picchu oferece pacotes de viagem para conhecer o Peru de diferentes maneiras. Estamos comprometidos em mostrar a beleza do nosso país e tornar sua viagem dos sonhos memorável e inesquecível. Entre em contato conosco e prepare-se para viver boas experiências pela terra dos incas.

Deixe uma resposta