Como chegar a Laguna Humantay?

Se você está planejando uma viagem ao Peru e as belezas naturais te encantam, então você não pode deixar de conhecer a Laguna Humantay.

Localizada na comunidade de Soraypampa, aos pés do nevado Humantay, esta laguna de cor turquesa te deixará sem fôlego. Nesta matéria, nós iremos te contar como chegar a este lugar saindo da cidade de Cusco e que opções você tem para desfrutar desta maravilha natural.

Onde fica o lago Humantay?

A Laguna Humantay se encontra a uma altitude de aproximadamente 4.200 metros acima do nível do mar, na região de Cusco, Peru. O seu ponto de partida está no povoado de Soraypampa, que está a 3,5 horas em carro da cidade de Cusco. Esta laguna forma parte da Cordilheira dos Andes e é alimentada pelo degelo do nevado Humantay.

Como chegar a Laguna Humantay desde Cusco?

Existem diferentes formas de chegar a laguna Humantay desde Cusco. Estes são os principais:

  • Por meio de uma agência confiável:
    A forma mais fácil e popular de chegar a laguna humantay é por meio de um tour organizado. Contrate uma agência de viagem com antecipação para realizar esse percurso. O tour inclui: embarque desde o seu hotel até a cidade mais próxima para realizar a trilha, um guia especializado além das refeições: café da manhã e almoço, ingresso e desembarque no hotel.
  • Por conta própria:
    Se prefere explorar a laguna humantay por conta própria, aqui deixamos algumas dicas. Você deve tomar um carro na cidade de Cusco até o povoado de Mollepata, de Mollepata você deverá caminhar cerca de 1:30 até chegar a laguna Humantay. É importante tomar em consideração que esta opção requer uma boa condição física, além disso, esta poderá ser uma opção não segura por isso não é recomendada.

É possível fazer o passeio a Laguna Humantay por um dia, saindo cedo de Cusco e voltando pela noite para cidade mas também há mais duas opções para conhecer esta incrível laguna de cor azul-turquesa.

  • Trilha Salkantay:
    É possível conhecer a laguna humantay chegando lá através da trilha Salkantay que dura 5 dias. Esta trilha é considerada uma opção mais desafiadora e uma das mais lindas, passando pelos cenários mais impressionantes dos andes peruanos até chegar a Machu Picchu.
  • Laguna Humantay by Sky Camp:
    Esta é uma opção maravilhosa para aqueles que querem conhecer um pouco mais dos andes peruanos, no primeiro dia vamos visitar a laguna humantay e após isso descer para o lodge em meio ao cenário natural mais incrível.

Por que contratar um tour a Laguna Humantay?

Para uma experiência tranquila e bem planejada, é altamente recomendado contratar uma agência especializada. Eles têm conhecimento local, experiência e pode oferecer suporte adicional para garantir que você aproveite ao máximo sua visita à Laguna Humantay.

Quantos km tem a trilha da Laguna Humantay?

A caminhada tem aproximadamente 3,5 km, o tempo de ascensão até a trilha pode variar de acordo ao condicionamento físico e o ritmo de cada passageiro.
Serão aproximadamente 7,0 km percorridos, e 3 a 4 horas para subir e descer.

A trilha foi considerada de médio a alto nível de dificuldade, pois o caminho mesmo sendo curto é íngreme e rochoso.

Subida a Laguna Humantay

O que significa Humantay?

Humantay é uma palavra de origem Quechua, a língua falada pelos povos Incas e até hoje por seus descendentes. Na tradução do quechua para o espanhol feita por locais a palavra se entende como “Cabeça sagrada” ou “Cabeça dos deuses”.

Essa é a tradução que mais faz sentido já que na cultura inca as montanhas eram consideradas “apus” ou deuses e a laguna está aos pés deste nevado de mais 5.400 metros.

Recomendações importantes para quem vai à Laguna Humantay:

  1. Antes de conhecer este incrível lugar no coração dos Andes, é importante estar aclimatado.
  2. Se você está decidido a viver essa experiência, mas tem um pouco de receio da trilha, os locais alugam cavalos para te ajudar a subir, o preço não está incluso no pacote e varia de 70 a 90 soles.
  3. Leve garrafa com água, snacks como chicletes, chocolates e barras de cereal para te dar energia durante a trilha.
  4. É mais que importante ir para a trilha com sapatos e roupas adequados para esta caminhada.
  5. Não se esqueça de levar protetor solar e labial.
  6. Use bastões de trekking para te auxiliar na caminha até a laguna humantay.

Ao realizar essa trilha é importante priorizar a segurança. Siga as orientações da equipe de guia turística, mantenha-se nas trilhas indicadas, evite tomar atalhos arriscados e esteja preparado para as mudanças climáticas repentinas. Lembre-se de respeitar a natureza, não deixe lixo para trás e não perturbe a vida selvagem.

Além de todas essas recomendações, não deixe de perguntar mais a respeito da trilha ao seu agente de viagens.

Qual a melhor época para visitar a Laguna Humantay?

Como você bem sabe o Peru e principalmente a região dos Andes tem duas estações a seca e a chuvosa! Por isso recomendamos que você realize a sua viagem e esse tour durante a estação seca no país.
Os meses de abril a outubro são perfeitos para ter a melhor experiência na laguna humantay, nesses meses há maiores probabilidades de encontrar o céu sem nuvens e a paisagem mais clara, para tirar as boas fotos e ter a melhor experiência neste lugar único no mundo.

Por que a Laguna Humantay é tão famosa?

A laguna Humantay é alimentada pelo derretimento das montanhas que estão ao seu redor, a paisagem ao redor da laguna é de picos nevados, vales verdejantes e uma diversa fauna e flora.

O que mais chama atenção de turistas de todo o mundo, é a sua cor turquesa impressionante, que varia em intensidade dependendo da época do ano e das condições climáticas. A combinação perfeita das águas azul-turquesa com as montanhas cobertas de neve cria uma imagem de tirar o fôlego e atrai centenas de visitantes todos os dias.

Incrível vista da Laguna Humantay

Agora que você sabe o porquê de sua fama e não tem mais dúvidas sobre como chegar a este destino, não perca tempo e reserve já sua viagem!

Se prepare para viver uma aventura memorável, realizar a trilha da Laguna Humantay é uma verdadeira experiência para os aventureiros e amantes da natureza. Seja em grupo ou em privado, aproveite cada momento!

Não se esqueça de respeitar a natureza e seguir as orientações do seu guia! Entre em contato conosco.

Deixe uma resposta