Sabemos que a grande maioria das pessoas que vão conhecer o Peru, querem principalmente conhecer uma das 7 maravilhas do mundo, Machu Picchu, e algumas das impressionantes construções Incas e pré-Incas ou também as lindíssimas atrações naturais como uma montanha de sete cores, porém o país tem muito mais a oferecer e isso envolve também muita história e belezas naturais deslumbrantes, mudando apenas o cenário.
As praias peruanas mais recomendadas
Apesar de ser banhado pelo oceano pacifico e de ter águas mais frias, o Peru conta com belíssimas opções de praias, tanto para aqueles que desejam relaxar quanto para aqueles que desejam se divertir e praticar o surfe.
- Praia El Ñuro em Mâncora:
Se você é amante da vida marinha, visite a Praia El Ñuro. Este impressionante lugar, localizado a 29 minutos de Mâncora, é conhecido por ser o lar das tartarugas marinhas. Aqui você terá a oportunidade única de nadar ao lado dessas belas criaturas e presenciar sua elegância de perto. Além disso, El Ñuro conta com várias espécies de corais e peixes tropicais, o que faz deste lugar um destino perfeito para praticar esnórquel e mergulho.
- Praia Punta Rocas:
Esta praia é perfeita para aqueles que querem ter a experiência de surfar no Peru. Está localizada na mesma cidade de Lima e é famosa por ter ondas fortes e grandes que podem chegar até a quatro metros.
- Praia Punta Sal em Mâncora:
Punta Sal é uma das praias mais exclusivas de Mâncora e se converteu em um destino favorito para aqueles que buscam luxo e descanso. Esta praia oferece uma dezena de resorts e hotéis exclusivos. PuntaSal também conta com areia branca e águas tranquilas, perfeitas para nadar e descansar. Além disso, a culinária peruana oferecida no lugar é única.
- Cerro Azul:
Esta praia é perfeita para praticar surfe, com suas ondas baixas e longas, ideais para aqueles que também querem aprender. Está localizada em Lima e pode ser um diferencial na viagem daqueles que buscam as ondas perfeitas.
- Praia Vichayito:
Localizada em Piura, esta praia é conhecida por sua beleza natural e seu ambiente calmo. Suas areias suaves e brancas e suas águas cristalinas, além da paisagem que rodeiam o lugar, com colinas cobertas de vegetação e sua grande diversidade de aves marinhas são de tirar o fôlego!
Além destas, há outras praias como Punta Hermosa, seja para praticar surfe ou apenas para relaxar vendo o pôr do sol. Prepare-se para descobrir esses tesouros litorâneos que são verdadeiros paraísos escondidos.
O surfe nasceu no Peru?
Muitos dizem que o surfe nasceu na Polinésia, porém historiadores afirmam que o surfe nasceu mesmo no norte do Peru. Isso porque há uma espécie de pranchas feitas de fios de junco conhecida pelos locais como “Caballitos de Totoras” datadas há mais de 4.000 anos.
Os caballitos de totora eram utilizados por povos da cultura Moche, esta cultura é reconhecida por invenções hidráulicas, metalúrgicas e artesãs.
Esses povos tinham a necessidade de pescar e não tinham outra saída de alto mar a não ser passar por cima das ondas, então a melhor maneira de voltar a praia era surfar nas ondas. Eles foram os primeiros surfistas da história!
Qual a melhor época para conhecer as praias do Peru?
O Peru é um país com estações bem marcadas dependendo do lugar, por isso ao marcar viagem para conhecer também o pacífico é importante verificar bem como é o clima na data da viagem.
Recomendamos os meses de janeiro a maio, quando o clima é mais quente e seco.
Benefícios de surfar no Peru
- A beleza natural com certeza é um forte motivo para vir ter a experiência de surfe no Peru. Muitas praias do norte do país se mesclam com a paisagem desértica tornando este destino único.
- As ondas mais longas do mundo, esta fama não é à toa! Em algumas praias do país é possível encontrar ondas tão longas e contínuas a ponto do surfista ficar de 2 a 3 minutos nelas.
- Ataques de tubarões são extremamente raros, isso porque as principais praias de surfe no país estão localizadas em áreas onde as correntes e características geográficas tornam a ocorrência de encontros com tubarões quase impossível
Cuidados a serem tomados ao vir surfar no Peru
Use sapatos aquáticos e roupas térmicas, para prevenir acidentes com ouriços e roupas térmicas, pois em algumas praias as águas poderão ser geladas.
Use protetor solar, não somente ao viajar para a praia mas também para lugares como Machu Picchu.
Sempre surfe acompanhado!
Procure por uma agência de viagens confiável
para planejar para você o melhor roteiro de viagens.
Surfe e Machu Picchu!
Você sabia que é possível conhecer as praias do Peru e conhecer Machu Picchu ao mesmo tempo? E não é o que o você está pensando não, Machu Picchu não tem mar próximo!
O mar está no norte do Peru e Machu Picchu e Cusco está ao sul, então como podemos surfar e conhecer Machu Picchu na mesma viagem?
Como operadora de viagens Machu Picchu, nós personalizamos viagens únicas para cada passageiro! O que você precisa fazer é: entre em contato conosco, nos informe quantos dias terá disponível, quantas pessoas irão viajar e o que deseja conhecer, a partir disso, nossos agentes de viagens irão programar o melhor roteiro para que sua experiência pelo antigo país dos Incas seja inesquecível.
Venha conhecer a diversidade do Peru e se apaixone!