Curiosidades Sobre a Cidade de Trujillo no Peru!

Trujillo é uma simpática cidade as margens do Oceano Pacífico localizada no norte do Peru. Apesar de ter muitas atrações turísticas que encantam os turistas, a cidade ainda está fora da rota tradicional e por isso é pouco conhecida e visitada.

Entre os pontos turísticos que valem a pena serem visitados na região estão a praça principal da cidade, o sítio arqueológico Chan Chan considerada a maior cidade de barro do mundo, o complexo arqueológico El Brujo, entre outros. Para que você saiba tudo sobre a cidade de Trujillo no Peru, nós escrevemos uma matéria especial sobre o destino aqui no blog, que pode ser acessada clicando aqui.

Mas neste post em especial, vamos te trazer algumas curiosidades sobre a cidade que você não sabia, para te deixar com ainda mais vontade de colocar Trujillo no seu roteiro de viagem para o Peru. Vamos lá?!

  • Dança da Marinera: em Trujillo, uma das principais formas de expressão cultural é a dança. Um dos símbolos da cidade é a chamada Dança da Marinera, que consiste em uma espécie de flerte entre o casal de dançarinos. A mulher sempre está vestida com vestidos longos e esvoaçantes e possui um lenço que é um elemento indispensável para a dança. O homem se veste elegantemente com ternos e chapéu. Quem visitar a cidade não pode deixar de ver de perto este espetáculo, que muitas vezes tem a participação especial de cavalos de passo. Aliás, Trujillo é conhecida como a Capital da Marinera.

  • Eterna primavera: Atualmente é conhecida como a “Cidade da Eterna Primavera”, devido ao seu clima que, durante quase todo o ano, é quente e agradável. Temperaturas amenas, sol forte, praias lindas ajudam a reforçar este apelido.

  • Terremoto: em 14 de fevereiro de 1619 um terremoto na região causou a destruição quase total da cidade de Trujillo, tamanha a sua força o tremor foi sentido a mais de 2 mil km de distância. Praticamente toda a cidade e povoados situados nas proximidades ficaram em ruínas e foram contabilizados mais de 350 mortos e centenas de feridos. Ainda nos dias atuais alguns tremores podem ser sentidos na cidade, mas nenhum comparado ao de 1619. Hoje em dia os terremotos são monitorados com frequência. Um dos eventos mais recentes foi em agosto de 2020, com tremores leves, de magnitude 4.2. Mas deixamos claro que há motivos para preocupações.

  • Civilização Moche ou Mochica: esta civilização antecede os Incas e se estabeleceu na costa norte do Peru entre 100 e 800 d.C. Estavam localizados onde hoje se encontra a cidade de Trujillo, em uma região árida entre os Andes e o Pacífico. Os Mochica eram bastante engenhosos e bons agricultores, desenvolvendo imponentes estruturas como templos, edifícios e residências, além de canais para a irrigação e reservatórios de água para o plantio.

E aí, o que achou de conhecer um pouquinho mais desta linda e histórica cidade peruana? Temos certeza eu pessoalmente Trujillo irá te encantar ainda mais, com tanta cultura e beleza. Você não pode deixar de colocá-la no seu pacote de viagem para o Peru. Nós, da Viagens Machu Picchu, preparamos um roteiro especial incluindo este e outros principais destinos turísticos do país, dê uma olhada: Peru a sua Medida + Trujillo (17 dias/16 noites).

∴ Sites

Espanhol > Viajes Machu Picchu
Inglês > Machu Picchu Travel

Deixe uma resposta