De Cusco a Puno: Rota do Sol, Peru

Viajar pelo Peru pode ir muito além de chegar neste país histórico e visitar alguns de seus principais atrativos, pois em cada canto das terras peruanas há muito mais para se descobrir, sobre nossa história, cultura e patrimônios materiais, imateriais ou naturais. Por isso, gostamos sempre de ressaltar que, se você tem disponibilidade de tempo em seu roteiro, é maravilhoso viajar pelo Peru pelas estradas do país! 

E para demonstrar isso a todos os curiosos que estão planejando sua viagem ao antigo país dos Incas, resolvemos trazer uma recomendação de rota imperdível para explorar outros pontos de vista sobre um mesmo país. Você já imaginou viajar de carro pelos Andes e ser agraciado com alguns dos cenários mais incríveis que já viu? 

Aqui vamos falar sobre a Rota do Sol, que conecta dois destinos peruanos incríveis, conhecidos como a Capital Imperial dos Incas, a famosa Cusco, e como a Capital Folclórica do Peru, a cidade de Puno. Neste trajeto você irá percorrer alguns dos atrativos mais representativos de nossa cultura e que não fazem parte dos roteiros mais óbvios.

E não se preocupe, pois este não é um trajeto para fazer somente de carro, uma vez que existem outras formas de completar esta rota entre alguns dos destinos mais bonitos do Peru. Vamos te explicar tudo que você precisa saber ao longo desta matéria, então continue lendo e viaje antes mesmo de sair de casa!

O que é a Rota do Sol?

A Rota do Sol é um trajeto que conecta a cidade sede do Inti Raymi, conhecida como a cidade de Cusco, à região de Puno, onde está localizado o maior e mais alto lago navegável do mundo.

Esta rota é realizada por viajantes que estão interessados em conhecer atrativos diferentes dos itinerários mais comuns pelo Peru, pois ao longo do caminho é possível visitar cidades, sítios arqueológicos e muito mais lugares que irão te surpreender. 

Este trajeto recebeu este nome, devido à lenda do nascimento povo Inca. Para aqueles que não sabem, há uma história que conta que o Lago Titicaca é o berço desta famosa civilização, pois este foi o local de onde emergiram Manco Capac e Mama Ocllo, filhos do Deus Sol ou Inti Sol. 

Estes dois seres foram designados a encontrar o lugar que viria a ser a capital deste grande império, que foi estabelecido em Cusco. Portanto, a Ruta del Sol recria o trajeto feito pelos primeiros Incas em busca da cidade ideal para construção desta que foi uma das maiores civilizações do mundo, fazendo referência também ao deus mais importante de sua crença.

Ao longo do caminho, é possível fazer paradas em 4 dos principais pontos que fazem parte da história antiga e também da história moderna do país. Então, se você está curioso para saber mais, continue lendo, pois vamos apresentá-los a seguir!

Pontos turísticos no trajeto de Cusco a Puno

1. Andahuaylillas

Esta pequena cidade é a primeira parada no trajeto entre Cusco e Puno e é uma parada interessante por ser lar de uma das construções barrocas referência em todas as Américas. Este vilarejo abriga a Igreja de San Pedro, cuja estrutura foi construída em cima de fundações de uma construção Inca que não teve suas funções identificadas. 

Acredita-se que esta igreja tenha sido feita entre o século XVI e o século XVII, tendo um estilo barroco muito rico e que encanta a todos os visitantes por sua imponência, marcada por uma fachada com um mural pintado e duas colunas de pedras que destacam a porta de entrada. Por estas características, a Igreja de San Pedro é reconhecida como a Capela Sistina das Américas!

2. Raqchi

A segunda parada será realizada no Sítio Arqueológico de Raqchi, local onde encontra-se o Templo de Wiracocha ou do Deus Sol, que é uma estrutura construída pela civilização Inca para, de acordo com algumas pesquisas arqueológicas, honrar ao principal deus desta cultura. 

Raqchi possui uma área de, aproximadamente, 1000 hectares, na qual é possível visitar inúmeras construções que remetem ao povo Inca, porém, muitas destas foram destruídas ao longo do período da colonização espanhola, que usava desta estratégia para enfraquecer a conexões de identidade cultural dos povos que habitavam as terras peruanas. 

3. La Raya

La Raya é a terceira parada ao longo do trajeto da Rota do Sol, neste caso, trata-se de uma cadeia de montanhas que está localizada no limite entre os departamentos de Cusco e Puno. Nesta parada é possível observar a imponência da natureza, em uma altitude de aproximadamente 4.335 metros acima do nível do mar. 

Em La Raya, se você é um grande amante de lhamas, alpacas e vicunhas, será a chance perfeita de apreciá-las em seu habitat. Além disso, quem desejar levar alguma lembrança que remeta a esta experiência de viagem, este é o lugar ideal, visto que muitos vendedores expõem seus tecidos e artesanatos aos viajantes.

4. Pukara

Por fim, a última parada é na cidade de Pukara, que tem o Sítio Arqueológico de Pukara como principal atrativo. Este local remete a uma civilização que antecedeu os Incas nas terras peruanas, entretanto, há poucas informações confirmadas a respeito do que ocorria neste local. 

Algumas hipóteses indicam que, dentro dos dois setores que dividiam o local, um era dedicado a funções residenciais, enquanto o outro era destinado a funções cerimoniais, onde possivelmente rituais de sacrifícios aconteciam. Além disso, sabe-se que a principal atividade da cultura pukara era a agricultura.

Como fazer a Rota do Sol?

Para realizar a Rota do Sol é possível alugar um carro e percorrer todo o trajeto entre Cusco e Puno de forma autônoma, porém, para aqueles que possuem um orçamento menor, existem algumas linhas de ônibus que fazem o mesmo caminho e algumas das paradas listadas nesta matéria. 

Embora sejam boas opções, recomendamos fortemente que você conheça o tour Rota do Sol da Viagens Machu Picchu, que te leva por todo o trajeto com tours guiados pelos atrativos em uma excursão que leva cerca de 1 dia.

É impossível não se surpreender com o Peru, aqui sua viagem se torna mais enriquecedora a cada passo. Por isso, não deixe de conhecer nossos pacotes de viagem para o Peru e encontre os melhores destinos do país. Além disso, entre em contato com a nossa equipe que está sempre disponível a atendê-lo e construir, em conjunto, um roteiro sob medida e com nossos serviços de alta qualidade!

Deixe uma resposta