Cânion do Colca e a região de Chivay

Entre a grande quantidade de destinos fascinantes no Peru, algumas vezes podemos deixar passar despercebidos aqueles que não são tão óbvios, mas que, certamente, têm um forte potencial para encantar os seus visitantes. Se você já pesquisa há algum tempo sobre o que fazer no antigo país dos Incas, já sabe o quão extraordinárias as terras peruanas podem ser!

Entre estes destinos, que na maioria das vezes se tratam de pequenas cidades em regiões que ainda guardam, mantêm e praticam muito de sua cultura tradicional, está o Vale do Colca, onde é possível visitar um cânion de mesmo nome e o vilarejo de Chivay. Visitar esta região é embarcar em uma viagem histórica por onde descobriremos a força e resistência do povo que a habita.

No Cânion Colca é possível observar de perto uma das figuras mais emblemáticas da cultura e história peruana em um dos cânions mais profundos de todo o mundo, além disso, quem visita a região de Chivay irá conhecer um local que passou por dominações ao longo do período de colonização espanhola e que, ainda assim, conseguiu manter seus costumes ancestrais. 

Em geral, esta região é visitada pelos turistas rapidamente, mas não pense que este é um sinal de que não vale a pena, pois estamos tratando de um destino surpreendente, além disso, ainda é possível fazer um roteiro em conjunto a outros destinos próximos que definitivamente você vai querer conhecer.

Está pronto para saber mais sobre a região do Colca e de Chivay? Então, continue lendo e venha explorar mais um destino peruano antes mesmo de sair de sua casa para viajar!

A geografia de Chivay

A cerca de apenas 180 km do norte da conhecida como Cidade Branca de Arequipa está o departamento de Chivay. Este local encontra-se em uma região do planalto andino que apresenta características climáticas onde o inverno é muito frio e seco, enquanto o verão é bastante chuvoso. 

Esta região encontra-se a mais de 3.600 metros acima do nível do mar, sendo uma viagem que pode gerar alguns desconfortos em pessoas que não estão apropriadamente aclimatadas à altitude de alguns destinos do Peru. 

Para os interessados em conhecer o Vale do Colca, vale destacar que ele está acima de Chivay, ou seja, haverá a necessidade de lidar com ainda mais altitude pela frente, por isso, é importante lembrar quais são as melhores formas de lidar com o mal de altitude para aproveitar ao máximo a experiência de viagem sem deixar que desconfortos possam atrapalhar. 

Chegando na principal atração local, também é neste vale onde encontra-se um dos maiores cânions do mundo, o Cânion Colca. Este destino recebe cerca de 300.000 turistas por ano, tornando-se uma das mais visitadas do país, demonstrando que conhecê-lo é uma grande oportunidade de apreciar uma das maravilhas naturais mais impressionantes do Peru.

Além de tudo, como dissemos anteriormente, a visita a esta região pode ser aproveitada para conhecer outros destinos ao redor, dependendo do roteiro e do tempo disponível para viajar. Alguns exemplos mais próximos, além de Arequipa, são a região de Nazca, que está a cerca de 680 km de Chivay, e Puno, o lar do Lago Titicaca, que está a uma distância de, aproximadamente, 298 km.

Conhecendo o Cânion Colca

O Cânion Colca é um local de grande relevância não somente para o Peru, como para todo o mundo, visto que é uma obra da natureza que abriga características únicas e que precisam ser valorizadas. Como já mencionado, trata-se de um dos cânions mais profundos do mundo, ficando a frente até mesmo do famoso Grand Canyon, localizado nos Estados Unidos. 

Sua importância é tão evidente que o local recebeu o reconhecimento de Geoparque Global pela UNESCO no ano de 2019, visto que além de ser uma das maiores formações geológicas deste tipo existentes, ele ainda possui outros fatores geológicos e históricos que são importantes para todo o planeta. 

Este cânion possui cerca de 4.160 metros de profundidade e se estende ao longo de 100 km pela região do Vale do Colca. Em termos biológicos e biodiversos, este local também abriga um número considerável de espécies da fauna e da flora, sendo aproximadamente 231 espécies de animais e 300 espécies de plantas. 

Historicamente falando, a região do Cânion Colca foi habitada por civilizações antes mesmo dos Incas aparecerem na história e estas culturas, que acredita-se que se desenvolveram entre 5.000 e 6.000 a.C., foram de extrema relevância para abrir caminho para outros povos sucessores, pois foram responsáveis, muito mais tarde (por volta de 200 e 600 d.C.), pelo processo de domesticação de animais e também por desenvolver técnicas agrícolas, como a utilização de ‘colcas’ para preservar alimentos.

De forma geral, apenas com estas informações já podemos perceber que conhecer o Cânion Colca é um passeio imperdível pelo antigo país dos Incas. E que tal descobrir quais são os atrativos para visitar nesta região? Continue lendo e descubra mais.

O que visitar em um dos maiores cânions do mundo

Se você se interessou pelo Cânion Colca e está pensando em adicioná-lo ao seu roteiro de viagem, aqui damos algumas dicas do que visitar enquanto estiver pela região de Chivay e, mais especificamente, neste cânion gigante. E para saber outras informações, confira nosso guia sobre o Cânion Colca!

Cruz del Condor

 

Chamado de Cruz del Condor, este é um mirante localizado em um dos pontos mais altos do Cânion Colca, que garante vistas para o cenário fascinante deste gigante e, além disso, que permite a observação de uma ave emblemática na história do Peru, o Condor andino, que é o fator que mais atrai visitantes para este ponto. 

A estrela das apreciações no mirante Cruz del Condor é a terceira maior espécie de ave do mundo, possuindo uma envergadura de asa a asa de cerca de até 3 metros de comprimento. O Condor costuma fazer seus voos no período da manhã, entre 9h e 11h, sendo o horário recomendado para visitar o atrativo e vê-lo de perto.

Este mirante natural permite também apreciar as nuances criadas pela natureza, entre a aridez da região, as rochas cobertas de vegetação e também a silhueta do rio que originou este imenso cânion. Somado a isso, no horizonte também é possível ver algumas das montanhas nevadas que cercam a região, entre elas está o vulcão Misti, por exemplo, que guarda a Cidade Branca de Arequipa. 

Significado cultural do Condor andino

Você deve estar se perguntando qual é o motivo do Condor andino ser uma ave tão importante para o Peru, aqui vamos te explicar um pouco sobre isso, pois além das características biológicas que tornam esta ave tão fascinante, ela representa muito mais para o povo peruano.

Dessa forma, historicamente o Condor andino tem uma relação muito intrínseca ao misticismo, pois muitas lendas dizem que este animal foi testemunha de muitos acontecimentos e nascimentos de civilizações que foram importantes para a construção para as terras peruanas. 

Os Incas, sem dúvidas, foram os maiores admiradores desta ave, que recebeu uma homenagem, inclusive, dentro do Santuário Histórico de Machu Picchu, com um templo dedicado somente a esta, que era considerada uma divindade para este povo. 

Além disso, para o povo andino as principais divindades que cuidavam do mundo formavam uma trindade, na qual o puma representava a terra, a cobra representava o mundo dos mortos e o condor representava o céu, e até os dias atuais esta ave segue sendo parte de algumas das festividades do Peru.

Fontes Termais

Mas se você deseja relaxar em meio a tantas aventuras, recomendamos também a visita às fontes termais do Vale do Colca, que estão situadas a cerca de 3 km de Chivay. Em geral, estas águas ajudam não somente a relaxar, como também podem ter efeitos terapêuticos com o calor de até 38ºC de suas águas e também devido à sua composição mineral.

O Cânion Colca e a região de Chivay formam, de fato, destinos impressionantes, não é mesmo? Se você deseja ter outro ponto de vista sobre as experiências de vida e culturais no Peru, não deixe de conhecer nossos pacotes para os principais destinos do Peru e inspire-se para construir seu próximo roteiro de férias com a Viagens Machu Picchu. Se preferir, você também pode entrar em contato com nossos especialistas e iremos juntos criar a viagem perfeita para você, feita sob medida e de acordo com seus interesses!

Deixe uma resposta