Down to Earth: Descubra Lima e a Amazônia Peruana Neste Programa!

Down to Earth é um documentário exibido na Netflix que mostra as descobertas do ator Zac Efron, que viajou pelo mundo junto com o especialista em bem-estar Darin Olien, com o objetivo de encontrar e divulgar formas mais saudáveis e iniciativas sustentáveis em diferentes lugares do mundo. Os dois personagens principais buscam mostrar para os telespectadores outras perspectivas de soluções para problemas antigos, todos ligados a sustentabilidade, ecoturismo e saúde. São oito episódios de mais ou menos 40 minutos cada, passando pela Islândia, Porto Rico, Sardenha, Costa Rica, França, Londres e claro, o Peru.

Entre as experiências vividas por Zac e Darin estão: a visita a uma produção islandesa de energia renovável, passeio por uma vila sustentável na Costa Rica, visitar a Sardenha para descobrir os segredos dos moradores centenários da região, desbravar a Amazônia Peruana entrando em contato com xamãs e uma volta por Lima, capital peruana, onde visitam um centro de preservação das espécies de batata do país e aprendem sobre criopreservação e biopirataria. Continue lendo para saber porque você vai gostar de assistir este documentário, que mostra um pouco sobre as paisagens incríveis e algumas tradições peruanas. Olha só:

Episódio 5 e 8 – Conheça mais sobre o Peru na Netflix

Como falamos acima, são 8 episódios no total, mas vamos focar em apenas dois deles, que mostram mais sobre o Peru. No episódio 5, Zac Efron e Darin vão para Lima, a capital peruana, para aprender mais sobre alguns dos superalimentos que são encontrados no país. O Peru possui 70% das espécies da Terra, portanto a sua rica biodiversidade, uma das mais variados do planeta, deve mantida e protegida e é sobre isso que se trata este capítulo. Para isso, eles visitam o Centro Internacional da Batata, onde se encontram a maior coleção de espécies de batata do mundo. Este lugar existe para coletar e preservar o material genético da batata, que um dos alimentos mais populares do mundo. Já foram catalogadas mais de 3.200 espécies de batata só no Peru, de muitas cores e formatos distintos. O tubérculo se faz presente em 19 das 25 regiões, se tornando fonte de renda para milhares de famílias peruanas, ou seja, é extremamente importante para a economia e para a vida da população local.

Ainda em Lima, eles se encontram com um dos maiores nomes da gastronomia peruana, o chefe Virgillio Martinez, que criou um menu inovador em seu restaurante, baseado totalmente nos ecossistemas existentes em cada região do Peru. Já escrevemos sobre ele no blog, e você pode acessar a matéria completa clicando aqui.

Já no último episódio da série Zac Efron e Darin Olien vão para a Amazônia peruana, na região de Iquitos, e se encantam com as paisagens que encontram por lá e com a grande sabedoria do povo amazônico. Zac aprende sobre várias plantas e frutas típicas da área, que servem para nutrir e curar o corpo, como o Camu Camu, Unha de Gato, Chuchuhuasi e outras, em um verdadeiro tour em meio a floresta. Depois, vão explorar uma antiga tradição da região, também ligada a plantas medicinais e a espiritualidade: o turismo com ayahuasca, que certamente é planta mais famosa da Amazônia. Aproveitam para saber mais dos poderes e efeitos dela e também para participar de rituais de limpeza e purificação com xamãs locais, incluindo várias ervas e técnicas.

O interessante de assistir este documentário é descobrir lugares no Peru que são pouco conhecidos e que não fazem parte da rota tradicional do turismo no país. Vale a pena para entender melhor algumas partes da cultura que são pouco faladas ou que ainda possuem um certo tabu. Além disso, é sempre importante estar atento as questões ambientais, refletindo sobre nosso impacto no planeta e nossa relação com a natureza e sua tão rica sabedoria… reflexão abordada principalmente neste episódio sobre a Amazônia. Portanto, fica aqui a nossa dica de documentário. Tire um tempinho para assisti-lo e temos certeza que irá se surpreender com o conteúdo, que é leve e ao mesmo tempo bastante informativo. Essa será uma forma diferente de viajar para Peru, sem sair de casa.

Para saber sobre curiosidades, informações e dicas de viagem para o Peru, continue lendo o blog da Viagens Machu Picchu! Para ver nossos pacotes e roteiros de viagem para o Peru, acesse o site e escolha seu preferido.

Deixe uma resposta