Maíz Morado: Você Precisa Provar Quando Vier ao Peru!

Maíz morado é o famoso milho roxo bastante tradicional no Peru, e é apenas uma das inúmeras espécies deste grão que cresce nos solos andinos. No Peru como os estados de Cusco, Arequipa, Ayacucho, Puno e Ancash, existem mais de 50 variedades de milho e cada uma com sua característica específica. Tem milho de várias cores e tamanhos e por ser tão comum, tornou-se um dos produtos mais usados na culinária local do país, em doces, salgados e bebidas… o milho tem presença garantida na mesa dos peruanos. Neste post, vamos falar porque você precisa provar o milho roxo quando viajar para o Peru e quais os benefícios em consumi-lo. Continue lendo e surpreenda-se!

∴ Comida que faz parte da história

Estudos mostram que antigas civilizações que habitavam o Peru já consumiam milho há mais de 6700 anos atrás e de outras formas, como pipoca e farinha. Isso foi constatado através de um grupo de investigação que encontrou vestígios muito antigos do alimento e estudou sabugos, cascas e talos.

∴ Alimento para os Incas

Investigações mostraram que o milho roxo era considerado um alimento valioso para a civilização inca. Além disso, outras espécies do produto eram produzidas no Vale Sagrado dos incas em Cuzco, onde encontram ali condições perfeitas para se desenvolver.

∴ Maíz Morado é um dos superalimentos peruanos

Entre as muitas qualidades do grão as que se destacam são: o milho roxo ajuda a prevenir doenças como câncer, por ser antioxidante, reparada danos celulares, impedindo o estresse oxidativo, abaixa a pressão sanguínea, fortalece o sistema imunológico, é rico em fibras e possui muitos minerais como o ferro, o cálcio e o fósforo.

∴ Pode ser consumido de diferentes maneiras

Pode ser consumido da maneira mais natural, mas também é encontrado como farinha, misturas instantâneas, remédios e suplementos alimentares.

Receitas típicas peruanas feitas com maíz morado

  • Mazamorra Morada: é uma espécie de sobremesa gelatinosa feita de semente de milho roxo. A receita também leva casca de abacaxi, cravo, pêssego, maçã, canela e farinha de batata doce.

  • Chicha Morada: esta é uma das bebidas mais tradicionais do Peru, feitas também com milho roxo ou “maiz morado”, em espanhol. Para prepara-la o milho é cozido e misturado a algumas iguarias, como canela, abacaxi e cravo.

Para saber sobre curiosidades, informações e dicas de viagem para o Peru, continue lendo o blog da Viagens Machu Picchu! Para ver nossos pacotes e roteiros de viagem para o Peru, acesse o site e escolha seu preferido. Estamos a sua disposição!

Deixe uma resposta