Ideias de Turismo de Experiência no Peru

Além de nossos inúmeros passeios de aventura no Peru, nossa expressão cultural extremamente diversa torna o país um destino perfeito para uma verdadeira imersão em uma rotina completamente diferente do habitual. E podemos garantir que será uma vivência encantadora, emocionante e apaixonante, que te marcará para a vida e jamais sairá de sua memória!

Com isso, o antigo país de cultura Inca é a escolha certa para os viajantes que, independentemente de sua fase da vida, desejam ter experiências reais e com um sentido alinhado aos seus propósitos, afinal, nada melhor que viajar para conhecer ao máximo como é a realidade do outro, não é mesmo?

Por isso, é válido perguntar: você sabe o que é Turismo de Experiência? Quer dicas de como fazer um roteiro com esta intenção pelo Peru? Então, embarque conosco nesta leitura, pois iremos te explicar todos os detalhes e te dar ótimas dicas do que fazer no Peru para se aproximar ainda mais de nossa cultura!

O que é o Turismo de Experiência?

O conceito de “Turismo de Experiência”, que possui alguns sinônimos, nasce em um contexto de globalização, no qual a troca e a aproximação entre culturas foram facilitadas em meio ao cenário de, entre tantos fatores, aumento da tecnologia nas relações. Esta tecnologia atinge não somente o âmbito da nossa conectividade pela internet, por exemplo, como também amplia a acessibilidade e os meios para se conhecer outros lugares.

Em meio a tantas possibilidades, o turismo tradicional passa a ser menos interessante do ponto de vista de alguns turistas, que começam a buscar em viagens que sejam integrativas e tenham um significado para si e também para as comunidades, prestadores de serviços e demais personagens envolvidos na atividade turística.

Ou seja, o Turismo de Experiência é uma prática que se desenvolveu dentro de um nicho do Turismo, na qual os viajantes buscam por verdadeiras vivências, pensadas em detalhes para gerar uma imersão na realidade de um destino ou atrativo turístico. Estes que não necessariamente tenham sido moldados para este fim, mas que, sem sombra de dúvidas, entregam ao turista mais do que uma experiência de turismo padronizada do modo tradicional.

Dessa forma, é possível viver coisas diversas dentro deste espectro: viver a rotina de uma comunidade local, participar de processos de produção de um produto local (como vinhos, azeite, agricultura familiar, entre outros), participar de forma integral da gestão de uma Unidade de Conservação, entre um leque infinito de opções. 

E, adivinha só: o Peru é o destino perfeito para viver viagens assim! Fique com 2 ideias de Turismo Vivencial no Peru!

Onde ter a experiência cultural do Peru

Como você já sabe, nosso país possui um cenário cultural extremamente diversificado e com uma importância imensurável do ponto de vista histórico, inclusive dentro do contexto mundial. 

Isto se deve à relevância dos avanços das civilizações ancestrais, dos quais temos tanto orgulho que, em alguns lugares ao longo do território peruano, é possível encontrar comunidades que ainda hoje mantêm vivas as tradições herdadas desses inúmeros povos que marcaram nossa história.

Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas para você, que deseja vivenciar um pouco da realidade de algumas destas comunidades durante sua viagem. Esta aproximação com o povo local e com o cotidiano irão te fazer se apaixonar ainda mais pelo nosso país, confira!

Lago Titicaca

Já imaginou compartilhar alguns dias ao lado de uma família de origem aymara, vivendo em uma ilha dentro do maior e mais alto lago navegável do mundo? Saiba que esta é uma experiência possível com a gente! 

Na Ilha Amantani, a maior ilha de todo o lago, o turismo é sua principal fonte de renda, sendo a frente do movimento da economia local, seguida pela produção de tecidos e da própria agricultura. 

Dentro deste contexto, faz parte da experiência turística oferecida pelos moradores locais o serviço de hospedagem de viajantes nas casas de algumas famílias, dentre as 800 que vivem em Amantani, acolhendo-os em suas rotinas. 

Nesta oportunidade, o viajante irá passar 2 dias imerso na cultura enraizada do Lago Titicaca, conhecendo as 3 principais ilhas do lado peruano deste atrativo (Uros, Taquile e Amantani) e também participando da rotina dos moradores da ilha na qual irá se hospedar.

Você será hospedado por uma família, realizará trilhas para conhecer os sítios arqueológicos que ficam na área de Amantani e conhecerá um pouco dos costumes locais, de suas histórias e de sua rotina de trabalho, além de ser recepcionado com uma ótima culinária local.

Maras

Você já conhece as Salineras de Maras? Caso você não saiba, trata-se de uma das maiores fontes de sal do Peru, em uma região que conta com mais de 3.000 minas salineiras que contam uma história muito antiga. Hoje, esta região é administrada pelas famílias da comunidade local, que são responsáveis pela extração e venda do sal adquirido. 

Este costuma ser um atrativo popular dentro dos roteiros pelo Vale Sagrado dos Incas, entretanto, muitas vezes os viajantes vivenciam tours rápidos que os permitem apenas impressionar-se com a extrema beleza deste cenário, que, de fato, é de cair o queixo. Todavia, é possível fazer muito mais neste local!

No povoado de Maras, também é possível participar de atividades relacionadas às tarefas que vão além da extração do sal, mas que são de muita importância para a comunidade: as funções agrícolas, como o plantio e colheita. Outra atividade possível é aprender mais sobre o artesanato peruano, aprendendo a manusear e criar objetos com palha ou cerâmica, ou até mesmo participando do processo de tecelagem dos famosos tecidos peruanos!

Desbravar o Peru pode ficar ainda mais interessante e se tornar uma viagem repleta de memórias significativas quando nos abrimos para novas experiências e, sem sombra de dúvidas, se permitir conhecer e estar tão perto de nossa cultura irá tornar tudo mais especial, já que nosso povo possui uma hospitalidade incomparável! 

Por isso, não deixe de entrar em contato com nossos consultores de viagem para saber mais sobre estas experiências de turismo vivencial ou turismo comunitário no Peru. Inspire-se em nossos pacotes para Cusco e os principais destinos peruanos e acrescente atividades culturais inesquecíveis de acordo com seus interesses. O antigo país dos Incas espera por você de braços abertos!

Deixe uma resposta