Onde comprar na cidade de Cusco

Ao viajar, uma das primeiras coisas que nos deixa empolgados para chegar em nosso destino é a possibilidade de adquirir itens que tragam lembranças a respeito da cultura, das experiências e das histórias que vivemos nestes determinados lugares. Poder ter um (ou alguns) objetos que fazem com que nos conectemos a esses momentos é um fator essencial para manter nossas memórias ativas. 

Por isso, muitas vezes preparamos nossos roteiros pensando também em encontrar os melhores locais para comprar souvenirs e as famosas ‘lembrancinhas’ para voltar para casa cheios de recordações e, é claro, presentes para a família toda. Afinal, nossas experiências em viagens não precisam ficar guardadas apenas na bagagem da vida, também cabe algo em nossas malas, não é mesmo?

E quando se trata de uma viagem a um país diversamente rico em cultura, história e natureza, assim como é o caso do Peru, a lista de desejos do que comprar é bastante longa, já que estamos tratando de destinos com tradições milenares que seguem vivas até hoje e representações destas que precisam ser guardadas por muito tempo como lembrança.

Na antiga terra dos Incas, podemos mencionar duas coisas que vêm à mente dos viajantes quando se pensa neste destino: tecidos e artesanato. Isto ocorre, pois o Peru é muito reconhecido por seus tecidos com estampas, padrões e qualidade muito característicos das regiões andinas, que chamam atenção por suas cores vibrantes e pela técnica de tecelagem, que advém de antigas tradições. 

Já o artesanato, está muito relacionado às crenças de seu povo, o que inclui representações de figuras e rituais que são importantes dentro deste espectro cultural peruano. E as técnicas de artesanato manuais também refletem costumes antigos, praticados desde as civilizações que abriram o caminho para a sociedade que temos hoje.

Pensando neste aspecto, um dos melhores destinos no Peru para adquirir souvenirs de ótima qualidade e, principalmente, um dos destinos mais conhecidos e procurados por viajantes do mundo todo, é a esplendorosa região de Cusco, localizada em uma área muito privilegiada dos Andes, próxima dos principais atrativos e do cartão-postal do país: a cidadela de Machu Picchu.

Viajar por esta região é algo encantador e, certamente, irá despertar a vontade de levar um pouco de nossa cultura para casa com você, já que é possível encontrar muito do que vemos sendo usado pelas ruas da cidade, por exemplo, para venda em alguns dos mercados locais. E quem nunca imaginou tirar uma foto em Machu Picchu usando um dos característicos ponchos coloridos peruanos, não é mesmo?

Por isso, reunimos aqui uma lista com os melhores lugares para fazer compras de souvenirs e muito mais em Cusco, escolhendo cada um com foco nos melhores benefícios para você! Então, prepare seu bloco de notas e não perca estas dicas para acrescentar em seu roteiro.

1. Mercado Artesanal de San Pedro

O Mercado Artesanal de San Pedro é uma das principais atrações da antiga capital do Império Inca, sendo o local ideal para vivenciar um pouco de como é a vida cotidiana dos moradores locais e ter contato direto com a cultura andina, já que é possível conversar com vendedores, ver de perto alguns dos itens que fazem parte da rotina na região e até mesmo degustar alguns sabores da gastronomia local. 

Dentro deste, que é um dos principais mercados da cidade, é possível encontrar alimentos da região, desde legumes e frutas até carnes específicas, e muitos objetos que fazem parte do imaginário dos turistas que pensam no Peru, como os famosos ponchos de lã de alpaca e outros tecidos com as chamativas estampas coloridas. 

 Uma das melhores atividades para realizar durante sua visita ao Mercado Artesanal é se dirigir a alguma barraca de sucos naturais e provar de novas combinações de frutas em sucos produzidos na hora. Uma experiência cheia de sabores e novidades para o paladar! Além disso, durante a visita é possível negociar valores com os vendedores, o que se torna uma oportunidade de se comunicar mais com a população e se aproximar.

Este mercado está localizado próximo à estação de trem de San Pedro, nas proximidades do centro histórico de Cusco, e impressiona por seu tamanho e diversidade de produtos, que estão divididos por setores específicos, como queijos, frutas ou artesanatos, ao longo do espaço de um quarteirão. 

2. Plaza de Armas e Centro Histórico

Como já mencionado na descrição de inúmeros destinos do Peru, há uma característica comum em quase todas as cidades. Trata-se da presença de uma área no espaço público que demarcar a região onde estão as principais instituições de um destino: a Plaza de Armas. Esta é uma característica advinda dos tempos da colonização espanhola, visto que esta também é um fator comum na Espanha.

E, em Cusco, isto não poderia ser diferente. Este é um dos principais destinos peruanos e também abriga uma das Plaza de Armas mais encantadoras do país, onde estão localizados alguns dos principais comércios da cidade, como lojas, cafeterias, restaurantes, agências de turismo e muitos outros atrativos, como a imponente Catedral de Cusco e inúmeras construções coloniais.

O interessante de se dirigir à Plaza de Armas de Cusco é a possibilidade de conhecer a parte central do destino, além de já visitar alguns de seus principais atrativos. Como as lojas com artigos peruanos estão localizadas não somente nos arredores da praça, é possível explorar suas ruas paralelas e conhecer outros aspectos do Centro Histórico de Cusco

É interessante aproveitar este passeio para pesquisar preços, pechinchar, conversar com moradores locais e ter uma maior aproximação da cultura local por meio desta “estratégia turística”. Adicionar a Plaza de Armas é quase um item mandatório em seu roteiro, mas o passeio vale a pena a cada minuto que se passa conhecendo e desbravando esta região esplêndida! 

3. Bairro de San Blas

Este é um dos bairros mais tradicionais de Cusco! O Bairro de San Blas recebeu este nome após o período da colonização espanhola, quando foi utilizado para homenagear um importante santo do catolicismo, Blas de Sebaste. Entretanto, originalmente, toda a região que hoje se configura como o Bairro de San Blas era ocupada pela poderosa civilização Inca.

Na realidade, este bairro era, durante a era Inca, um bairro residencial, onde também foram construídas estruturas de grande importância para esta cultura, como o T’oqokachi, o Palácio do Inca Roca, e também o túmulo do Inca Pachacutec, um dos mais importantes governantes dessa civilização. 

Atualmente, com as transformações sofridas ao longo do tempo, muitas delas provocadas durante a colonização, muitas de suas características originais foram perdidas, já que inúmeras estruturas da cultura inca foram destruídas pelos espanhóis. Há poucos edifícios construídos e que foram mantidos desde então, como é o caso do Templo de San Blas, que manteve a arquitetura Inca inicial.

Apesar destas questões, San Blas está muito próximo à Praça de Armas de Cusco, no coração da cidade, e abriga também estabelecimentos comerciais, como agências de turismo, lojas e, inclusive, uma feira de artesanatos. Ainda hoje o bairro segue sendo chamado de “bairro dos artesãos”, portanto, desfrute da oportunidade de encontrar ótimas peças por lá!

4. Chinchero

Indo além da cidade de Cusco, na região do famoso Vale Sagrado dos Incas, é possível encontrar muitas coisas incríveis quando estamos falando sobre compras, principalmente no que tange os famosos artesanatos peruanos, com suas formas, cores, ancestralidade e significados. 

Uma das melhores cidades da região para encontrar os artigos para presente e souvenirs perfeitos é Chinchero, um povoado que parece ter parado no tempo, no qual inúmeras tradições antigas ainda vivem e são realizadas graças à manutenção dos moradores da região, que fazem questão de mantê-las resistindo ao passar do tempo.

Dentro desta pequena cidade é possível encontrar o Sítio Arqueológico de Chinchero, o qual foi residência do governante Inca Tupac Yupanqui e que foi alvo de uma intervenção deste com o objetivo de proteger seu povo da invasão espanhola. Tupac Yupanqui ordenou o incêndio do local para dar tempo aos moradores locais de fugirem para a floresta durante a colonização.

Uma ótima dica para visitar de formas mais prática os principais sítios arqueológicos da região de Cusco, a Capital Arqueológica da América do Sul, é por meio de um cartão que permite acesso aos mesmos em diferentes categorias de roteiros, acesse para saber o que inclui o Boleto Turístico de Cusco.

Além disso, tudo que você precisa e procura como lembrança de sua viagem pelo Peru pode estar no Mercado de Chinchero, que fica nas proximidades do sítio arqueológico mencionado. Neste local encontram-se facilmente itens como mochilas e roupas de lã de alpaca, além de tecidos, pelos quais Chinchero é extremamente conhecida, devido à alta qualidade. 

Agora que você já sabe exatamente onde ir em Cusco para fazer as melhores compras de lembranças e presentes da sua visita ao Peru, pode preparar um roteiro completo por este que é um dos principais destinos da antiga terra dos Incas. Além disso, ainda é possível encontrar muitas outras dicas de o que fazer em Cusco para não perder nada que esta cidade pode oferecer. 

Para te inspirar, conheça nossos pacotes de viagem para Cusco e para os principais destinos peruanos em nosso site. A Viagens Machu Picchu é uma operadora especializada em criar experiências pelo Peru para brasileiros, então não deixe de entrar em contato conosco para criarmos uma viagem inesquecível para você. Venha realizar seu sonho de conhecer as famosas terras peruanas, a verdadeira joia da América do Sul!

Deixe uma resposta