Inti Raymi, a festa do Sol

A maior celebração cultural do país é a festa do Inti Raymi, essa era uma cerimônia realizada pelos incas para homenagear a principal divindade da cultura inca, o Inti, deus Sol. Hoje é realizada como uma representação teatral, que acontece todos os anos no dia 24 de junho e encanta milhares de pessoas do mundo todo.

História do Inti Raymi

O império Incaico, celebrava o Inti Raymi a cada solstício de inverno no hemisfério sul. A celebração poderia durar até 15 dias, a história conta que mais de cinquenta mil pessoas participavam destas celebrações todos os anos, eles se reuniam para realizar rituais e diferentes danças como adoração e agradecimento ao deus Sol, pelos recursos da terra e pelas colheitas.

Com a conquista dos espanhóis essa celebração foi proibida por ser considerada pagã, isso por ser uma festa que rendia culto a um deus incaico. Porém, os peruanos da época ainda assim davam um jeito de celebrar o Inti Raymi clandestinamente.

Por que o Inti Raymi era realizado no solstício de inverno?

A lenda conta que nos meses de inverno, os incas imaginavam que o sol estava se afastando da terra, por isso a festa foi instituída pelo Inca Pachachútec, no século XV. Se tornou então uma tradição religiosa e cultural para homenagear e agradecer o deus principal da cultura, para que este não desaparecesse ou se afastasse.

Além disso, para os incas a partir desta festa se iniciava um novo ciclo de vida da mãe terra, ou seja, um novo ciclo de plantio e colheita.

Até hoje, muitos povoados mais afastados entre as montanhas, ainda celebram do dia 21 ao 24 o ano novo andino, agradecendo ao supremo deus Sol e mãe terra, além de pedir bençãos sobre as novas colheiras que virão.

Inti Raymi
Inti Raymi

O Inti Raymi atualmente

Hoje o Inti Raymi é celebrado praticamente durante todo o mês de junho, nas semanas que antecedem o dia 24, o dia da celebração. Para todos os que querem ver as verdadeiras e ricas manifestações culturais do país, recomendamos que a sua viagem seja realizada nesse mês.

Nas semanas anteriores ao dia 24 de junho, a cidade se torna colorida pelas bandeiras da cidade de Cusco hasteadas nas praças, casas, escolas, na Plaza Mayor e em cada outro cantinho.

As instituições se apresentam com danças típicas e roupas coloridas, todos saudando a sua amada cidade. O patriotismo toma conta e o sentimento de orgulho é unânime.

Dias antes de encerrar os festejos, centenas de camponeses que vivem nos povoados pelas montanhas de Cusco, viajam a cidade, com trajes coloridos, tecidos por suas próprias mão para homenagear a querida cidade. É uma festa de encher os olhos, todos os tipos de danças e costumes exibidos, representa a pluralidade cultural presente nesse povo.

Se você deseja ver este festival no próximo ano, se programe com antecipação para comprar o ingresso, visto que se esgota rapidamente. É possível ver a festa de três lugares da cidade:

  • No Qorikancha, antigo templo do sol
  • Na plaza de armas (a praça principal da cidade)
  • Esplanada de Saqsaywaman (antiga fortaleza cerimonial da cidade Cusco)

Quem adquire o ingresso tem a oportunidade de ver o festival nos três sítios arqueológicos, desde lugares privilegiados. A celebração tem início às nove horas da manhã, e vai aproximadamente até as quinze horas.

Festa do Sol, Inti Raymi

O Inti Raymi é uma oportunidade única para vivenciar a espiritualidade, a história e a cultura dos incas. É um momento em que os habitantes de Cusco e os visitantes se unem para celebrar a herança inca e testemunhar uma festa cheia de energia e significado.

Não duvide em participar desta celebração, que certamente ficará em sua memória. Nós temos os melhores roteiros incluindo o Inti Raymi, entre em contato e tire suas dúvidas, temos especialistas esperando para te atender.

Deixe uma resposta