Desvendando a cultura dos Incas

Não temos dúvidas de que, mundo afora, o Peru é muito conhecido e lembrado por sua cultura e, mais especificamente por uma civilização que abriu os caminhos do desenvolvimento para nossa sociedade ser o que é hoje: os Incas, um povo cheio de artimanhas e conhecimento impressionante, mas que ainda na atualidade carrega enigmas.

E mesmo que as pessoas, sejam amantes de viagem ou de história, ou nenhuma das opções, não conheçam ou se refiram exatamente aos Incas, é certo que irão lembrar de pelo menos uma das grandes realizações desta civilização na história peruana. 

E é claro que estamos falando da famosa cidadela de Machu Picchu, o cartão-postal do Peru e um dos principais itens na lista de desejos de muitos viajantes; mas também podemos mencionar as inúmeras construções feitas por este povo ao longo de todo o Vale Sagrado dos Incas ou das redes de estradas que conectavam diferentes países… São muitos feitos do povo Inca, não é mesmo? 

Com toda a relevância desta cultura para o nosso país e por sua importância para compreender até mesmo partes da história do mundo, é mais do que justo trazer uma matéria especial sobre os Incas. Além de você saciar um pouco de sua curiosidade a respeito disso, ainda poderá ficar ainda mais por dentro de aspectos culturais do Peru que se derivaram da cultura Inca e tornaram-se tradições, que são mantidas até hoje. 

Está preparado para embarcar nesta viagem no tempo? Então, continue conosco para conhecer mais sobre a história, cultura, religião e muitos outros aspectos que faziam parte dos modos de vida e conquistas deste povo.

O início da história Inca

Como você sabe, existiram diversas culturas espalhadas pelo Peru ao longo de todos estes (milhares) de anos de história, cada uma delas teve sua devida importância e abriu caminhos para que nossa sociedade se transformasse no que temos em nosso país hoje, com uma cultura a qual temos orgulho de pertencer. 

Mas os Incas chamam bastante atenção ao longo desta longa trajetória histórica devido a tantas realizações e, principalmente, devido ao grande conhecimento que possuíam, que resultou em técnicas de construção, agricultura e organização social que impressionam há gerações. 

Este povo era considerado sagrado e possuía um poder muito amplo sobre as terras da Cordilheira dos Andes, abrangendo não só o Peru como outros países cruzados pela gigante cordilheira, como o Chile e a Bolívia, por exemplo. Entretanto, o tom místico e sagrado dado a este povo não advém de seu poder na terra.

Segundo as lendas, o povo Inca teria sido enviado pelo principal deus cultuado pelo povo quéchua: o Deus Sol, Inti. E se você imagina que o berço da civilização foi a cidade ou região de Cusco, estamos aqui para te contar qual foi o verdadeiro local de surgimento desta famosa civilização.

Pode ser surpreendente, mas o local de nascimento dos primeiros Incas foi o Lago Titicaca, em Puno, de onde surgiram Manco Capac e Mama Ocllo. A missão dos primeiros Incas era, de acordo com o imposto por Inti, encontrar a terra prometida para construir o poderoso império desta civilização. 

Após realizarem sua peregrinação, foi em Cusco que encontraram sua terra e, de fato, ergueram seu império, dominando também outras civilizações e estabelecendo uma longa rede de conexões pelo continente sulamericano.

Dentro do contexto hierárquico, “Inca” é a nomenclatura do governante mais alto, por exemplo, a famosa rede de trilhas do Caminho Inca foi construída durante o período do império do Inca Tahuantinsuyo. O poder era passado sempre do pai para o filho homem julgado como o mais competente ao posto. 

De forma geral, as características organizacionais e a história deste povo são fascinantes e chamam muita atenção de todos os apaixonados por compreender o passado, principalmente por terem deixado um forte legado em nossas terras, que perdura até hoje. Quer conhecer um pouco mais? Continue lendo nosso próximo tópico!

Arquitetura e religião: fatores que se misturavam para os Incas

Falando em legado, os Incas deixaram para trás marcas que impactam não somente as tradições andinas, como também na arquitetura. Andando por Cusco, por exemplo, é possível caminhar por entre os antigos palácios Incas que, ainda que não pareçam, permanecem na cidade, mas com alterações sofridas após a colonização espanhola.

As estruturas dessas belas construções foram utilizadas como base para os edifícios coloniais que hoje são vistos pelo centro histórico da antiga Cidade Imperial e, mesmo que ressignificada, a arquitetura incaia ainda se faz presente nas áreas urbanas. 

Mas é claro que não podemos deixar de mencionar os inúmeros sítios arqueológicos encontrados, principalmente, nos arredores de Cusco e que foram construídos ou reelaborados por esta civilização. Viajar pelo Vale Sagrado dos Incas, por exemplo, é também ir do presente para o passado e se fascinar com as técnicas Incas de construção.

Sem sombra de dúvidas, a construção mais conhecida deste povo é Machu Picchu. Neste sítio arqueológico também podemos perceber como a religião estava conectada à arquitetura, já que entre as construções estão inúmeros templos de adoração e culto aos deuses e seus simbolismos. 

E por falar em tradição, os Incas influenciaram desde a gastronomia do Peru até a religião. E é impossível não tratar de uma das principais festividades Incas que resiste e acontece anualmente até a atualidade. Como já mencionado, o Deus Sol era a principal divindade da religião Inca, conhecida por ser politeísta e adorar a diferentes deuses. 

Para celebrar e agradecer a Inti, alegrar as pessoas do Império e comemorar o solstício de inverno. Nos dias de hoje, no período do mês de junho, a Viagens Machu Picchu realiza roteiros que levam viajantes para ver de perto todas as festividades relacionadas ao Inti Raymi, uma experiência imperdível!

Temos orgulho em dizer que o Peru é surpreendente em todos os aspectos, nossas raízes advém desta civilização tão reconhecida mundialmente por sua importância e nossa cultura carrega consigo muito das tradições do passado. Você está ansioso para ver tudo isso de perto? Entre em contato com nossa equipe e vamos planejar a viagem ideal para você!

Confira nossos pacotes para Cusco e outros destinos do Peru, inspire-se e não deixe seu sonho para depois. Há muito para conhecer na antiga terra dos Incas e o Peru espera por você de braços abertos!

Deixe uma resposta